O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

fração ideal x votos

Por Ivan Gonçalves Filho
Perguntou há mais de 1 ano

Prezados,

Tenho uma dúvida relativamente simples. Somos um condomíno com 120 unidades, cada apartamento terá o voto com peso exato da divisão ou aproxima com peso 1 do total de 100?

Estou perguntando, pois temos 8 tipos de apartamentos com metragem diferente e a contabilização torna complicado na Assembléia.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Ivan,

Ao pé da letra, os votos deverão ser contabilizados com o peso da fração ideal. Isso é muito problemático, pois na hora a administradora conta apenas as pessoas que levantam a mão ou outra forma de fazer a votação.

Porém, ocorreto mesmo é cntar os votos pelas frações ideais, principalmente quando é necessário alcançar um determinado quorum e as frações ideiais fazem a diferença.

Fonte: Curso de Administração de Condomínios-Universidade SECOVI

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Ivan , o correto é que cada unidade tenha seu voto também pela fração ideal, mas isso dificulta em muito a contagem, pois é necessário que se saiba a fração da unidade votante e assim seja feito o cálculo do seu voto final.
Aqui tenho 3 frações ideais, sendo 96 unidades com 0,9218; 4 unidades com 1,4263; e outras 4 com 1,4504. Nas votações contamos um voto para cada apto tipo e quem tiver a cobertura (que é duplex) tem 1,5 de voto.
Fica mais fácil.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.