O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Pode se marcar uma assembleia ordinaria junto com assuntos extraordinários?

Por Miliane Cristina da Silva Mendes
Perguntou há mais de 1 ano

Pode-se marcar uma assembleia aonde os assuntos são, prestação de contas, suspensão do sindico e eleição de outro sindico, aprovação de um corpo juridico para o condominio, aprovação de cobertura de garagens com projeto feito por um morador, e assuntos gerais?
Sendo também que quem marcou essa assembleia foi o sub-sindico, pois ele e mais 20 pessoas em uma assembleia que teria sido transferido de dia pelo sindico e ele fez decidiram pelo condominio inteiro de 500 casas que cortaram os poderes do sindico.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Miliane, quem chama a assembleia é o síndico ou 1/4 dos condôminos, se vocês são em 500, seriam necessárias 125 assinaturas (de condôminos adimplentes) em um abaixo assinado para que essa assembleia fosse regularmente chamada sem ser pelo síndico.
Se foi o sub quem chamou ela pode e deverá ser impugnada, ou seja canelada.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

AG não convocada pelo síndico tem que ser convocada por 1/4 de adimplentes.
Se as 500 casas estão adimplentes, 125 pessoas deveriam ter assinado a convocação da AG e nesta já constar a pauta e a data da AG. Após conseguir as assinaturas válidas, envio da convocação que foi assinada respeitando o prazo de antecedência.

Na AG, haverá os presentes da AG que foi convocada para TODOS, inclusive os inadimplentes TEM QUE SER CONVOCADOS.
Se nessa AG houver apenas 20 pessoas, é o quorum da AG e a maioria (meta + 1) decide a destituição de síndico.

Caso não tenha ocorrido o trâmite correto, a AG poderá ser impugnada.

Quanto ao conteúdo da pauta, pode ser colocado qualquer assunto! Isso é decisão de quem componha os assuntos da pauta e queira aproveitar o momento de AG para resolver várias coisas. Eu costumo colocar pauta enxuta para não cansar a AG, no máximo 4 assuntos prioritários e sempre os assuntos gerais ao final (onde nada pode ser votado) e na AGE os assuntos com menor prioridade ou urgência. Mas cada cabeça de síndico/subsíndico é um flash!

Fonte: http://www.sindiconet.com.br/6805/Informese/Assembleias-de-condominio/Destituiao-de-sindico-eou-corpo-diretivo

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Quem marca assembléia é o sindico, no caso de destituição tem que ter abaixo assinado de 1/4 dos moradores, ou seja, 125 pessoas. Seisso não foi feito, a assembléia será anulada, não terá nenhuma validade. Feito isso a administradora convoca a assembléia.

Na minha opinião, é assunto demais para ser discutido e votado na mesma assembléia.Se vocês acham que podem ir até meia noite, tudo bem.
Como vocês não destituiram o sindico, ele ainda é o responsável pelo condomínio.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.