O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

em predio de 15 apartamentos, quantos condominios podem convocar assembleia extraordinaria???

Por vera lucia carvalho
Perguntou há mais de 1 ano

Moramos em um condominio com 15 aptos, devido a gravidade de um assunto pendente, ,e, como o sindico nao quer marcar assembleia, tomamos a decisao de pedi-la, atraves de abaixo assinado, conseguimos 08 assinaturas de proprietarios, pois tirando o apto do sindico, os demais estao ausentes. Sera que temos um numero suficiente para tal????

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA

Respondeu há mais de 1 ano

Depende que tipo de Assembleia pretenda realizar. Por ex. se for para modificar a fachada, tem que ter 100% de aprovação, se for para Retirar ou trocar uma administradora: 2/3 dos Condôminos e por aí em diante dependendo se será uma AGE ou uma AGO- Assembleia Geral Extraordinária, tem diversas finalidades e podem ser realizadas inúmeras em um ano. AGO somente é a Assembleia Geral Ordinária, feita uma vez por ano, onde o Síndico apresenta todas pastas de todos meses do ano onde estão inseridos todos documentos de entradas e despesas e nesta AGO é que são eleitos o Síndico, Sub Sindico, Conselho Consultivo ou Fiscal e Suplentes e apresentado uma previsão orçamentária para suportar os pagamentos mensais de empregados, concessionárias, materiais de limpeza e de manutenção, seguros das partes comuns do Prédio, etc, etc..

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Vera Lucia,

O numero para convocar uma reunião extraordinária, no caso de vocês, é de 1/4 dos moradores;
Como vocês já tem mais de 50% das assinaturas, podem convocar a assembléia tranquilamente, pois estão devidamente respaldados.

Todos os moradores que assinaraem a lista deverão estar adimplentes.E TODOS deverão ser convocados. Para ter certeza, envie pelo correio a convocação, pois se não forem todos convocados a AGE poderá ser anulada.
Boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA

Respondeu há mais de 1 ano

Agora estou vendo que sua indagação, está formalizada diferente do que entendi. Então vou lhe responder da forma que entendo como certa.
Primeiro, se não for o Síndico que irá convocar a Assembleia, e sim vocês 08. Não sendo para exigir algo que encontraram de erro grave na Administração do mesmo que acredito deva existir um Conselho, estará sob suas responsabilidades de estarem passando por cima de uma Administração que foi escolhida por vocês mesmos. Acho muito mais viável, consultar uma Administradora ou mesmo um Advogado para não serem surpreendidos posteriormente.
Quanto a convocação, não adianta enviar nada pelo Correio se não obtiver o comprovante de quem foi enviado ou seja AR. Porque posso amanhã dizer que não recebi nada. Adota-se de um modo geral, uma listagem de cada apartamento e os dados da Convocação, dia, hora com tolerância de mais 1/2 hora e determinando qual assunto será tratado, fixando no final que inadimplentes estão proibidos de votar. Esse é o modo correto.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Vera

Para marcar a assembleia vocês precisam de 1/4 dos condôminos, que no seu caso seriam 4. Só que existe a necessidade de todos serem convocados para essa assembléia portanto fique atenta nesse detalhe, convoque de acordo com a sua convenção.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Com 1/4 das assinaturas de proprietários adimplentes voce consegue convocar uma assembleia extraordinaria.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.