O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

É permitido num condomínio só existir sindico?

Por Dona Le
Perguntou há mais de 1 ano

A Administradora desconversa, mas depois que sindica renunciou, sub-sindico esta inadimplente a tesoureiro assumiu cargo de síndico e se recusa a marcar eleição para os cargos.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Essa situação é completamente exdruxula. O codigo civil diz que tem que ter um sindico e um conselho.
Que tesoureirto assumiu? da administradora? cuidado, vocês poderão ser passados para tás; tem muita administradora pegando o dinheiro dos moradores e sumindo com ele.

Exija da administradora uma convocação para eleição de novo sindico sob pena de denunciá-los à AABIC (ASSOCIAÇÃO DAS ADMINISTRADORAS DE IMOVEIS E CONDOMINIOS); ELES SERÃO DESCREDENCIADOS E QUEM NÃO É SÓCIO DA AABIC NÃO MERECE CONFIANÇA.
Ligue para o SECOVI (sindicato de comdominios) se você for associado eles lhe dirão o que fazer juridicamente. Quaqm atende são assessores jurídicos especialistas em condominio.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa noite,

Primeiro, o tesoureiro só pode assumir cargo de Síndico se for em Assembleia, pois ninguém está autorizado a assumir cargo de Síndico, Sub Síndico e conselho sem a devida eleição em Assembleia.

Segundo, o fato do Sub Sindico estar inadimplente não muda em nada a essência de seu cargo, nem sua figura de condômino proprietário, que também deverá ser cobrado igual aos outros. Em relação a este caso, o que não é permitido é que o Sub Síndico fosse eleito em Assembleia se estivesse inadimplente.

Agora sobre não marcar Assembleia, se o mesmo está regular em seu cargo, devidamente eleito como síndico, vocês, como condôminos, poderão convocar assembleia com 1/4 de condôminos proprietários, não pode ter inadimplentes nesta convocação e realizar a devida
assembleia.

Abraços - Kleber Gonçalves de Almeida - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Prezado Marcos,

Não tem ninguém no exercico regular da função. Estão todos errados, toma conta quem quer, é assim que ewstá o condomínio - totalmente contrário às leis condominais.

Tem que fazer um abaixo assinado mesmo e convocar nova AGE para eleger um sindico.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.