O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Rogério Alexandre Garcia

RENÚNCIA DE SINDICO ?

Por Rogério Alexandre Garcia
Perguntou há mais de 1 ano

Alguns dias antes da Assembléia Geral Ordinária, comuniquei a todos da decisão de renunciar, porém a convenção de meu condominio estipula que o sindico deva realizar uma Assembléia para isto e permanecer no cargo por 60 dias, ocorre que durante a Assembléia um grupo de moradores se reuniram anteriormente e trouxeram á AGO, uma ata previamente escrita e criaram um tumulto e alegaram de que como havia renunciado e não poderia se quer participar da AGO e já havia sido eleito outro sindico, ocorre que pedi para o advogado do condominio entrar com uma cautelar no mês de março/2011 contra a pessoa que supostamente se dizia sindica, e continuei todavia em exercicio do cargo como forma de se preservar o condominio, pois a aqueles que supostamente votaram neste sindico são todos inadimplentes,mas em Agosto/2011 os mesmos entraram na justiça com uma declaratória e obtiveram liminar e puderam tomar o condominio nas vias judiciais a única alegação para a cncessão da liminar foi de que havia renunciado, porém nada foi dito sobre a confusão causada e a necessidade da suspensão da reunião, pois os iandimplentes queriam votar a força, e agora ?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Caro Rogério,

Você pediu a renuncia por escrito ou apenas falou que ia renunciar? Se na sua convenção reza que o sindico é obrigado a renunciar em AGE e ficar por mais 60 dias como síndico, então assim que deve ser, embora eu ache muito estranho. A pessoa não pode ser obrigada a ficar mais 60 dias se ela quer sair.

O fato de você ter renunciado não o impede de participar da AGO que foi realizada, Voc^}e é proprietário? está adimplente? então nada impede que participe da AGO.
A Ata levada já pronta significa que essas pessoas estão, no mínimo, de má fé.

Você não entrou com advogado para lhe defender? eu digo isso porque deveria ter testemunhas de toda essa confusão.

A AGO foi convocada de acordo com a Lei (tODOS foram convocados, inclusive você) e constava da pauta a eleição de novo sindico?

Inadimplentes não podem votar. Você tem como provar que as pessoas quwe votaraqm são inadimplentes e daí a eleição passa a não ter validade.

Tem muitos erros aí, mas está muito esquisito. Durante todo esse tempo, desde março/2011 você vem exercendo a sindicancia? E o seu adsvogado?

Se for exatamente como você diz, tem tudo para o juiz declarar nula a tal assembléia.

Por favor, dê mais detalhes, ou não se achar que as informações são suficientes.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Rogério Alexandre Garcia
Rogério Alexandre Garcia

Comentou há mais de 1 ano

Maria Telma, obrigado pelo seu comentário.

Pedi renúncia por escrito e alguns dias depois convoquei a AGO, para eleição de sindico, foi nesta AGO, que um grupo de moradores apresentou uma ata, porém com a mesma data da AGO porém como entitulada de AGE.

A permanência consta na convenção de condominio e foi explicada durante a AGO.

Sim sou proprietário e estou adimplente, inclusive solicitei a outra pessoa que escrevesse uma ata descrevendo toda a situação ocorrida e a policia militar esteve presente e pediu que cancelassemo a reunião para evitarmos confusões e relatou que moradores queriam exercer o direito a voto a força.

Sim já possuo advogado, porém ela não é especialista em condominio e tem algumas dúvidas.

Sim constava da pauta da AGO:
1- PRESTAÇÃO DE CONTA PERIODO EM VIGÊNCIA
1- ELEIÇÃO DE SINDICO SUBSINDICO E MEMBROS DO CONSELHO CONSULTIVO

Desde então venho exercendo a sindicância, inclusive foi pedido na liminar que as cobranças efetuadas por mim fossem suspensas e isto foi oficiado ao banco.

A Advogada inclusive foi constrangida em audiência, de uma das serie de ações contra inadimplentes,com a presença ostensiva da susposta sindica eleita acompanhada de seu advogado que solicitou perante a juíza a retirada da minha advogada, que foi recusada pela juiza que inclusive a mantevesse representando nos processos, vindo somente após a concessão da liminar a retirada de sua representação.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edmilson Marsilli
Edmilson Marsilli

Respondeu há mais de 1 ano

Impossivel acrescentar algo quando ja foi muito bem explicado pela Maria Telma, Parabens pelo esclarecimento.
Sou partidario tambem da escolho de um advogado especialista da área.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Mesmo renunciando a sindico voce teria '60 dias' no cargo e com a convocação da AGO com pauta definida, uma AGE não faz sentido e com inadimplentes votando.
Se a AGO foi suspensa, entendo eu que um sindico não foi eleito e voce ainda goze do que manda sua convenção( os 60 dias ).
Melhor juntar todas as atas registradas, as que te elegueu, a convenção e convocação da AGO, com as assinaturas de todos os proprietários e um advogado com conhecimento para te defender desta sindica usurpadora.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Sandro Araujo
Sandro Araujo

Respondeu há mais de 1 ano

As respostas da Maria Telma estão perfeitas. Vale apenas acrescentar que voto de inadimplente não é válido, portanto a eleição da outra síndica não é válida. Com relação à advogada, contrate outra. Se estava tudo correto, ela não deveria se sentir constrangida por uma pessoa que não tem representatividade nos autos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Rogério Alexandre Garcia
Rogério Alexandre Garcia

Comentou há mais de 1 ano

Sandro, Muito Obrigado por seu comentário.

Agora me parece claro que esta suposta sindica terá seu mandato revogado pela justiça, porém ela esta exercercendo a função desde agosto após uma concessão equivocada de uma liminar, todavia o que acontecerá como ficarão os emprestimos que ela vêem contraindo em nome do condominio

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Usuário não cadastrado
Usuário não cadastrado

Respondeu há mais de 1 ano

Bom dia senhores!.
o mesmo senhor Rogerio, nao é mais morador do predio, pois quem reside na residencia do mesmo é seu irmao, e o mesmo esta inadimplente, bom uma duvida como uma pessoa pode ser sindico inadimplente? isso seria meio que algo estranho, como voce cobra algo de um predio se voce mesmo nao o cumpre!
outro detalhe, na mesma reuniao que o mesmo disse que ouve tumutuo, na verdade nao ouve, o unico tumutuo que houve foi dele mesmo nao querendo entregar os documentos para o predio, pois como o mesmo disse ele ja havia enviado um documento para os moradores, isso nao foi uma vez mais sim 2 vezes falando sobre sua renuncia, entao o condominos tomaram a iniciativa de chama uma pessoa administradora de condominio para ir a assembleia e junto com os condominos verificar se seria viavel a mesma ou nao como sindica, o senhor Rogerio nao gostou e se sentiu constrangido, e o mesmo comecou o tumuto dizendo q ia cancelar a assembleia, porem ele chamou a policia e fez um B.O, como tambem os condominos registraram um.
Apos isso o mesmo foi embora levando com sigo todos os papeis do condominio e nao quis entrega-los, ha uma grande divida no predio deixado pelo mesmo, tanto de agua quanto financiamentos que nao se sabe pra ondi foram.
Apos a eleicao da nova sindica o mesmo entrou com um processo para voltar como sindico ao predio, e o mesmo pedido foi negado, porem o mesmo ainda insiste em voltar para o condominio.
Caros amigos, nao entendo muito de leis de condominios mas apos esse incidente do mesmo que esta havendo comecei a pesquisar sobre tais leis e sobre como devemos reagir contra as tentativas de retorno do mesmo.
Queria que algum dos senhores pudessem me esclarecer uma duvida: se ha uma ata feita pelo predio flando da retirada do sindico e da eleicao do novo com assinaturas de mais de 50% dos condominos em dia, o mesmo nao esta automaticamente fora do cargo? e segunda questao que seria mais uma reflexao e um pedido de resposta, como uma pessoa que foi retirada de uma cargo de condominio tem a coragem de querer voltar para o mesmo, com todos os condominos contra, e o mesmo nem no predio mora mais, qual seria o motivo para o mesmo querer continuar com isso? nao seria mais viavel o mesmo abandonar e deixar os condominos viverem em paz? e peço a voces como um condomino que ja nao aguenta mais essa briga que o mesmo causou, eu peço ao senhores que me orientem como proceder diante a esta situacao, pois o mesmo aqui vos mostra como se fosse a ovelha que foi prejudicada injustamente, mas venho lhes dizer que o mesmo é o lobo, vestido de ovelha que sem esforços esta tentando de todas as maneiras prejudicar os condominos que estao vivendo em paz sem ele aqui conosco. peço carecidamente que os senhores analisem com mais carinho e se coloquem no lugar dos condominos, que estao sendo prejudicado por um homem que nao tem mais nada a ver com o predio, obrigado a todos!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (3)
Rogério Alexandre Garcia
Rogério Alexandre Garcia

Comentou há mais de 1 ano

Caro Sr Anônimo.

Pelo visto o senhor estava presente a reunião que terminou um baderna e com a decisão emergencial pela permanência do atual sindico, o ocorre que:
Sou proprietário de imovel e minha esposa proprietária de outro imovel, portanto evidente o direito a voto.
Sobre a suposta inandimplência declaro que são inveridicas pois na data data Assembléia foi retirado o relatório junto à administradora, portanto prova incontestável da adimplência.
As supostas assinaturas já estão sendo investigadas pelo ministério público, pois pessoas dizem que tiveram indevidamente seus nomes incluídos na tal lista.

PORTANTO SENHOR ANÔNIMO A LEI PRECISA E VAI SER CUMPRIDA, AQUELES QUE DESEJAREM COMENTAR FAÇAM EM ACORDO COM A LEI, POIS TODAS AS MEDIDAS TOMADAS FORAM EM ESTRITA CONSONÂNCIA COM A LEI, AGORA ANÔNIMO QUE NÃO MOSTRA A CARA NÃO MERCE CREDIBILIDADE.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rogério Alexandre Garcia
Rogério Alexandre Garcia

Comentou há mais de 1 ano

A documentação não foi entregue por que permaneci no cargo de sindico devido a impossibilidade de nova eleição, conforme constatado pelo relatório da policia militar que esteve presente ao fato, tenho coragem porque sou proprietário de apartamento e meu direito foi arrancado a força por uma corja de inadimplentes que está fazendo uma bagunça no predio e privilegiando o suposto subsindico com obras absuradas e caras, além de ter dobrado o valor da quota de condominio que deixou de ser rateada e passou a ser fixa por determinação unica e exclusiva da suposta sindica

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rogério Alexandre Garcia
Rogério Alexandre Garcia

Comentou há mais de 1 ano

Caro Senhor

A verdade será provada perante o juiz em julgamento no dia 14/06/2012 às 15hs00 no forum de Ribeirão Preto, se estiver certo do que você esta falando compareça e deponha como testemunha, mas cuidado mentir perante a autoridade judicial é crime e você pode sair de lá preso.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.