;

Pergunta

alexandre mauro toledo

existe diferença entre reunião e assembléia?

Por alexandre mauro toledo, 1867 dias atrás

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA respondeu 1866 dias atrás

Alexandre
Bom dia.

Claro que existe:
Reunião, você faz com quem quiser, com quantos quiser, e não tem validade nenhuma em relação ao condomínio o que acordarem.

Assembleia, é uma convocação por escrito, mencionando o que será discutido e votado, enviado esta convocação por escrito a todos Condôminos. O que ficar aprovado nesta assembleia, todos Condôminos passam a ser obrigados e cumprir.

Abraços Cordiais.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu 1866 dias atrás

Sim claro, muita diferença. Uma reunião é uma coisa informal, que qualquer um pode oferecer e qualquer um pode aceitar ou não o convite para aparecer. Legalmente falando não tem valor nenhum.

Uma assembleia será convocada por edital, assinado pelo síndico ou por 1/4 dos condôminos e encaminhado a todos os condôminos nos moldes da convenção. Tudo o que constar da ordem do dia será deliberado pela assembleia (claro, respeitados os quoruns legais) e obrigará a todos, inclusive os não presentes.

E detalhe: uma vez convocada, se a assembleia não se reunir o juiz decidirá a pedido de qualquer interessado.

Boa sorte

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1866 dias atrás

Existe sim Alexandre.

A reunião não tem efeito legal para determinar nada para o condiominio. Voce até pode fazer uma reunião com vários moradores para discutir o que fazer no condominio, o que eles gostariam que fosse feito até para direcionar seus trabalho. Porém, como disse, não tem valor juridico.

Já a asssembléia precisa de convocação, precisa de uma pauta que será discutida e votada sobre determinado assunto que o sindico queira ou que é obrigado a resolver.

Ronaldo Silva
Ronaldo Silva respondeu 125 dias atrás

Se consideramos a Assembleia como um órgão do condomínio, e só assim pode ser, o seu trabalho só poderá acontecer se houver a sua convocação para uma reunião. A assembleia é o conjunto de todos os condôminos. Percebo que em alguns condomínios há a compreensão de que a assembleia só passa a existir quando convocada por edital , para uma AGO ou uma AGE. O que não é verdade, uma vez constituído o condomínio edilício surge, automaticamente, o órgão "Assembleia Geral". No meu entender, no edital, a convocação deve ser para a reunião, ordinária ou extraordinária, da Assembleia Geral. No edital, deve ser escrito: "Fica a Assembleia Geral convocada para uma reunião ordinária (ou extraordinária), para discussão e deliberação dos seguintes assuntos:". Em resumo: "A Assembleia Geral é convocada para uma reunião.

Ronaldo Silva

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

76.248 Compradores
238.927 Cotações
1.937 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...