O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Marisa Gonçalves Fontes

OS Moradores poderao solicitar votacao fechada para eleiçao de sindico?

Por Marisa Gonçalves Fontes
Perguntou há mais de 1 ano

Gostaria de saber como podemos fazer para solicitaçao de votaçao fechada para SINDICO, pois acho que os moradores ficam constrangidos na hora de votar.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Marisa,
Não aconselhável votação fechada, pois não há como controlar quem votou - as vezes vão duas pessoas do mesmo apto. e também porque facilita falcatruas na votação.

O negócio é encarar e votar em quem quer, se abster se não quiser votar ou simplesmente não votar.

A pessoa que for eleita sindica(o) não pode depois perseguir quem não votou nela(e), tem que ser neutra.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Xará

Se a sua convenção não determina votação aberta, você pode propor isso na assembleia. Exponha seus motivos e deixe a moçada decidir.

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Sandro Araujo
Sandro Araujo

Respondeu há mais de 1 ano

Cara Marisa:

Pode, desde que a convenção do condomínio não determine que as votações são com voto aberto. Um abraço!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
João Uller
João Uller

Respondeu há mais de 1 ano

Marisa:
A questão não é tão simples assim:
Se todas as unidades do seu condomínio têm as mesmas frações ideais não há problema em ser a votação fechada, mas se existirem frações ideais diferenciadas e a sua convenção determinar que os votos serão proporcionais às frações - como é a maioria das convenções que conheço -, os votos terão que ser identificados a fim de possibilitar a apuração mediante a soma das frações.

Boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Comentou há mais de 1 ano

Oi

Normalmente o voto é por unidade autonoma, servindo a fração ideal para critério de desempate. Então basta que nas cédulas a serem distribuidas já se conste qual a fração ideal que aquela cedula está votanto e na hora da contagem soma-se as frações ideais.

Como se diz :"Grandes males, grandes remédios". Não havendo impedimento convencional dá trabalho mas dá para ser feito.;


Abraços

Grata pelas respostas

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Na AG pode conduzir uma questão de ordem.
No sentido de preservar a integridade, às vezes té física, dos condôminos - tem condomínio que o tiro rola no dia de eleição de síndico - fora o risco de perseguições futuras, até se convencionada a eleição aberta, poder-se-ia aprovar a eleição fechada.

Faça constar em ata os motivos da eleição fechada, mesmo convencionada - a Convenção foi feita tendo como base uma população condominial com diferentes comportamentos civilizatórios, o que não corresponde ao perfil atual. Assim, para garantir que as eleições condominiais possam transcorrer em clima democrático e sem sequelas na convivência condominial, é feita a proposta de eleição fechada.

Procede-se antecipadamente as cédulas e o controle dos votantes: os adimplentes e 1 voto por apto. Caso 1 condômino possua mais que 1 apto, esse receberá 1 cédula por apto adimplente.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.