O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Sergio

Conselho abusivo!

Por Sergio
2 anos

Boa tarde a todos!

Faço parte do conselho do condomínio e desde que o mesmo foi formado, de 6 pessoas, sempre 3 membros buscam apenas interesses pessoais, (ex: querem visitantes nas piscinas, limite aumentado de convidados para churrasqueira, etc).

Estes foram exemplos, agem assim para absolutamente tudo. Querem sempre o supérfluo, o inútil, desde que seja de interesse deles. A questão é a seguinte, na próxima assembléia que ocorre semana que vem, enfiaram pautas simplesmente por pressionar o síndico profissional, nada do que será "enfiado" na pauta de assembléia foi conversado em reunião, eles simplesmente tem a idéia e mandam o síndico enfiar lá via mensagem no celular, ligam para ele e etc,,, coisas de cunho pessoal mesmo, "vontades deles". Nada foi concordado em reunião de conselho, que inclusive eles Não Participam, mas depois começam a causar essa desordem!
Essa situação está ficando insustentável, inclusive porque são pessoas que não respeitam regulamento do condomínio e estão sempre envolvidas em causar os problemas mesmo conhecendo as regras. Já não sei o que fazer, estou procurando ler mais sobre o assunto, sobre o que a lei diz, mas está difícil pq o próprio síndico não toma medida mais enérgica, o conselho está virando um poço de rasgar dinheiro do condomínio e irritando cada vez mais quem luta pelo bem comum! Peço ajuda e sugestões do que pode ser feito para combater isso, já estou perdendo a paciência, porque o diálogo já não funciona mais.

Agradeço de antemão a todos.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Jeferson
Jeferson respondeu
2 anos

Como você é membro do conselho, o que você tem que fazer é colocar as cartas na mesa, em uma próxima reunião fale exatamente o que você acha desta situação.
Entenda que para um síndico profissional o conselho acaba tendo mais poder decisório do que em uma situação de síndico morador ou síndico não contratado. O síndico sendo profissional, se bater de frente com o conselho ele poderá ser destituído e seu contrato cancelado, o que ele deve fazer é achar uma forma de frear estas solicitações descabidas ou desnecessárias, mas sozinho duvido muito.
Cabe a você e aos outros 2 membros do conselho que tomem uma posição para equilibrar isso.

Administrador de Empresas / RS - Síndico Profissional pela SíndicoNet - sindico.caxiasdosul@gmail.com

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
2 anos

Boa tarde! Sobre o uso com excesso de visitantes você deve olhar a Convenção para ir preparado para a próxima assembleia.

Pauta longa deixa a assembleia cansativa, você também pode falar na assembleia que as ideias não atendem os interessados coletivos , lá é o momento e lugar certo.

Fonte: 12

paulosrodriguesmoura@hotmail.com

Raphael
Raphael respondeu
2 anos

Sergio, é uma pena toda essa situação mas é bastante comum em diversos condomínios. Busque ler atentamente a convenção do seu condomínio, o regulamento interno, a Lei dos Condomínios e o novo Código Civil. Sempre que possível, procure documentar formalmente a sua opinião nas suas revisões de pastas e emissão de parecer como conselheiro, além de buscar participar ativamente das assembleias. Não surtindo efeito, renuncie ao mantado e não compactue com esse tipo de prática egoísta dos demais. Boa sorte.

Contador, especialista em auditoria - ferrarezi.raphael@gmail.com

Henrique Vianna
Henrique Vianna respondeu
2 anos

O que estou vendo é uma absoluta inversão de valores. O conselho querendo determinar o que o síndico deve ou não fazer, e o síndico, aceitando. Independentemente de ser profissional ou não, o síndico deve se impor desde o primeiro momento, porque ele é respaldado pela lei e pela convenção. Ele é o responsável quando as coisas não dão certo, e não o conselho. Concordo que o profissional pode sofrer mais pressão indevida do que um morador, não profissional, porém faz parte da atividade encarar esses riscos. Se ele for um bom profissional e fizer com que os condôminos percebam isso, ele terá força para exercer bem o seu papel. Se ele se submeter ao conselho estará sendo um péssimo síndico. Melhor entregar logo o cargo e evitar ser destituído. Se você quer dar uma mão, peça a palavra na assembleia e diga o que vê e o que pensa. Ver as irregularidades e permanecer quieto é virar comparsa. Se não desejar se expor, deixe o conselho. Será melhor para sua saúde.

Henrique Vianna - Síndico Condominial e titular de www.hvpropriedadesecondominios.com.br - Rio de Janeiro

Matheus Valestra
Matheus Valestra respondeu
2 anos

Boa noite, amigo.
Sinto por você.
Mas sendo bem sincero e prático?
Entendo que essas situações todas que o amigo relata, absurdas é verdade, são da esfera condominial. E nessa esfera, o me manda é a maioria de votos em assembleia. Esses infelizes têm maioria de votos? Se sim, há muito pouco o que o amigo fazer. Mesmo vendo situações claramente egoístas, antiéticas e de pouco bom senso. Se os infelizes cometerem alguma infração a Lei, aí sim muda de figura e você pode resolver judicialmente ou até criminalmente.
Boa sorte!

Fonte: Experiência

Sergio Henrique de Almeida e Silva

Sergio, A situação não é simples mss tem solução. O sindico profissional deverá convocar AGE especifica para destituição de membros do conselho consultivo ou fiscal, metade mais um dos votos presenciais. Deverá expor claramente seus motivos. Pouca gente sabe mas conselho também pode ser destituído. O assunto é amplamente debatido nas redes sociais por advogados especialistas. Boa Sorte.

Fonte: Sites de direito imobiliário.

Sergio Henrique de Almeida e Silva.
Administrador /Síndico.

leandro da silva
leandro da silva respondeu
2 anos

BOM DIA SERGIO
Eu como sindico não admito que o conselho tenha esse tipo de atitude , eu mesmo quando houve uma situação como esta destitui um subsíndico e assim faço com qualquer um do meu conselho se fui eleito para administrar o condomínio assim sera se os conselheiros estão agindo dessa forma para si próprio leve o assunto para assembleia e coloque o assunto para todos os presentes e eles é que vão tomar as devidas providencias , agora se o sindico faz vistas grossas para tudo o que esta acontecendo peça a renuncia dele de uma coisa e certa sempre foi e sempre sera assim gente querendo ser mais que os outros condominio tem esses problemas siga o regimento interno ele é a lei do condominio e esta do seu lado abraço

Fonte: propria

leandro silva - sindico

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...