O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Prestação de contas? O que focar para saber a real situação do condomínio?

Por Hermes Braga
Perguntou há mais de 1 ano

Quais as questões devo levantar para ter uma boa apuração da prestação de contas?

A administradora quer entregar o cargo de sindico e subsíndicos e fazer a eleição antes de prestar as contas, posso solicitar a alteração da Ordem do dia?

Subsíndico está fornecendo notas fiscais de materiais e serviços a terceiros para prestação de contas, isso é permitido?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Hermes, você deve estar examinando mensalmente o balancete e caso tenha dúvida em algum, solicite ao sindico para olhar a pasta e veja por exemplo se o saldo constante no balancete bate com o valor constante no extrado bancário que deve estar na pasta, êste é um dado importante. Depois veja as notas fiscais se correspondem aos serviços prestados, veja se os impostos estão sendo recolhidos, exija ver as certidões negativas do IR, INSS e FGTS onde constara se o condominio esta ou não recolhendo os tributos corretamente, veja também os inadimplentes e quais as medidas tomadas pelo síndico com relação a protesto, execução ou acôrdo. Em acôrdo, ou pagamento em atrazo não podera ser feita nenhuma concessão, tais como: dispensa de multa, dispensa de juros e dispensa de correção, caso contrário o síndico podera ser responsabilizado.
Proponha na assembléia a alteração da ordem do dia e caso aprovem, votem como voce propõe.
Não entendi muito bem sua colocação, quanto ao fornecimento de nota fiscal pelo subsindico, notas fiscais somente podem ser de efetivos prestadores de serviço ou parecera maracutaia, pois ninguem do corpo diretivo devera dar notas fiscais para acertar contas. Caso as notas constantes na pasta não correspondam aos serviços efetivamente prestados, solicite ao sindico explicação e se não as houver, reuna 1/4 dos condôminos adimplentes e destitua o síndico, isto esta na lei. Francisco - Síndico profissional

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (2)
Hermes Braga
Hermes Braga

Comentou há mais de 1 ano

Muito obrigado pelas informações Sr.Francisco deu pra clarear bem a forma como irei agir na assembleia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
elaine s abramides
elaine s abramides

Comentou há mais de 1 ano

Sr. Francisco, preciso de sua ajuda urgentemente!!!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
juarezferreiraalves@hotmail.com
juarezferreiraalves@hotmail.com

Respondeu há mais de 1 ano

A Administradora nunca quer nada, quem deve querer é o Sindico. À ela só compete executar as ordens e orientações do Sìndico. Quanto ao Sub Síndico, ele só é atuante em Condomìnios grandes, ou com muitos Blocos, ou nas ausências do Síndico. Todo mundo é subordinado ao Síndico. O principal é o mesmo exercer suas funções, de comum acordo com o Conselho. Meu caro, tá na hora de por a mão na massa.

Fonte: Juaez

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Hermes. Você é Síndico? Conselheiro?
Administradora quer entregar? Administradora não entrega nada. Administradora é uma empresa (como outra qualquer) contratada pelo Síndico. Quem , por Lei, é responsável pela Administração DE UM CONDOMÍNIO É O SÍNDICO.
É melhor ler com mais atenção a Lei 10.406 (artigos 1331 em diante) além da sua Convcenção Condominial.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Hermes Braga
Hermes Braga

Comentou há mais de 1 ano

Olá Sr.Osni, a administradora está como sindico no momento, por isso vamos nesta assembleia eleger um sindico do condomínio, mas querem eleger o sindico primeiro antes de prestar as contas, posso alterar esta ordem com o apoio da maioria?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.