O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

JORGE PEREIRA

Condomínio acéfalo

Por JORGE PEREIRA
Perguntou há mais de 1 ano

Senhores (as) boa tarde . Num condomínio proximo ao meu , o síndico já cansado de se aborrecer , marcou uma reunião e entregou o cargo . Nesta reunião , ninguém quis ser o presidente nem mesmo o secretário. , tendo ficado bem claro que ninguem tambem iria assumir o cargo do síndico. . A reunião ficou inclusive sem ATA . Independente disto o síndico na data marcada abandonou o cargo encaminhando carta a todos os proprietários pondo a disposição balancetes , cartões bancários , senhas etc . Abandonaram juntamente sub , conselho etc . Pergunto : Quando ninguem quer ser presidente ou secretário , como fazer ? Quando ninguem se oferece a ser sindico nem aceita pagar uma administradora , como fazer ? Quando o condomínio fica sem síndico como proceder , já que existem contas , funcionários etc ?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Danou-se porque a última coisa que o cara podia era "entregar o cargo no vazio". Ele responde por todos os prejuizos que advierem por sua saída intempestiva.

O correto seria marcar uma AGE já com a pauta "eleição de novo síndico" e ele já ter inclusive um "candidato pago" para apresentar à assembleia.

Alguém vai ter que tomar a frente da bagunça, antes que o pânico se instaure e seja geral o faniquito. Aconselhe ao Zé Arruela que se reuna com 1/4 dos condôminos, convoque uma AGE com a pauta eleição de síndico e já vá munido de orçamentos de profissionais.Um só que apareça a assembleia acontece, e moção aprovada.

Se a assembleia não se reunir o juiz decide a pedido de qualquer condômino. Era o que ele deveria ter feito, e não simplesmente abandonar o barco.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
JORGE PEREIRA
JORGE PEREIRA

Comentou há mais de 1 ano

Marisa boa tarde , é sempre bom " ouvi-la " . Desculpe , eu não fui bastante claro . Ele efetivamente marcou uma AGE com a pauta de eleição de sindico etc , e efetivamente o pgto de profissional para o cargo esta fora de cogitação . Ele ( sindico desistente ) disse-me que ele não fica pois só tem duas opçoes , ou ele infarta ou aperta o pescoço de alguem , e olha que ele é forte . O conselho que dei é de ele fosse ao judiciario para resolver o assunto , e pela sua resposta , concordamos.
Grande abraço

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

O QUE ACONTECE SE O CONDOMÍNIO FICAR SEM SÍNDICO?

- Em último caso, se os condôminos não aceitarem a solução de contratar uma administradora ou um síndico profissional, o caso pode ser levado a juízo, e um juiz escolherá um representante legal para o condomínio.

- Importante: Um condomínio sem síndico torna-se um condomínio irregular, ou seja, sem representatividade legal. Isso pode acarretar inúmeros problemas, tanto para o imóvel, como também para o síndico anterior, perante a bancos, Receita Federal, etc.

* http://www.condac.com.br/informe-se/87-ninguem-quer-ser-sindico-e-agora

________

O camarada estava desesperado, hein?
JORGE, PQ vc não assume como síndico profissional?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
JORGE PEREIRA
JORGE PEREIRA

Comentou há mais de 1 ano

Jussara , boa tarde , sempre achei interessantes suas repostas , pois vc é incisiva nas mesmas . Mas menina , tu já pensou um cara que era tranquilo , gente boa , que se ofereceu para o cargo pensando em ajudar , de repente se transformar no Incrivel Hulk ? Pois é , esta é a situação. Quanto a ser síndico , Eu já não tô nem aguentando as minhas " ovelhinhas " , vou encarar um matilha de lobos ?
abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Jorge. caro amigo,

Um sindico náopode dei xar um cxondominio acéfalo, pois pode ter de responder judicialmente, já que o condominio existe e precisa honrar seus compromissos.
Entendo que ninguém é obrigado a ficar no cargo, principalmente quando já chegou ao ponto de infartar ou pegar um pelo pescoço. Ser síndico não é uma tarefa fácil, todos nós sabemos.

Eu sugiro que ele faça uma AGE, marcando eleição para novo sindico e lá na AGE ele explique que não quer mais ficar de maneira nenhuma e que se ninguém quiser "tomar conta", nem quer administradora nem quer sindico profissional, eles terão muiiiiiiiitos problemas, pois contas deixarão de serem pagas, funcionários deixarão de receber e sabe Deus no que vai dar esse angu de caroço.
Diga para ele fazer constar em Ata, mesmo que ele próprio tenha que redigir, que ele não quer ficar por problemas tá de saúde e sobrevivencia e que alguém tem que tomar as rédeas.
As pessoas são folgadas, querem ter tudo direitinho sem pagar nada a ninguém e acham que uma administração de condomnio cai do céu.

Lamento pelo seu amigo, eu estou quase pegando na garganta de alguém. Sei muito bem o que ele está sentindo.

Também existe uma possibilidade. Ele vai ao juis (nçao me pergunte como, eu não sei) e informar que ninguém quere tomar conta do condominio e que ele está saindo por problemas, inclusive de saúde e o juiz determinará um morador parta tomar conta até que se encontre uma solução

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (2)
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Comentou há mais de 1 ano

Telma,
Se tem alguém te tirando do sério avise que a gente socorre! A turma de Sampa desce aí para catar o cão safado que está te fazendo sair do sério! Se vc surtar significa que não há esperança!

Berra aí que a gente invade!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
JORGE PEREIRA
JORGE PEREIRA

Comentou há mais de 1 ano

Grande telma , sinceramente eu não sei porque nós ainda " estamos " síndicos . Só temos aborrecimentos e ninguém efetivamente dá o valor ao nosso trabalho. Um dia um sindico vai enlouquecer e sair apertando o pescoço de proprietários e moradores , tornando-se um assassino em série , e nós diremos aquela antiga frase : " Nós avisamos que isso um dia aconteceria ".
Boa noite

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.