O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Qual o quorum nescessario na assembleia para uma obra de grande porte.

Por oswaldo de jesus alves carvalho
Perguntou há mais de 1 ano

Somos em 24 unidades mas so comparecem 4 ou 5 que decidem pela maioria. Os outros moradores se omitem. sou voto vencido. Mas sera que a lei nao me dá algum direito de me proteger?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Quorum das AGs:
* www.sindiconet.com.br/6796/Informese/Assembleias-de-condominio/Quoruns-de-assembleias-de-condominios

Obras não pelo porte, mas se são necessárias, úteis ou voluptuárias.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
oswaldo de jesus alves carvalho
oswaldo de jesus alves carvalho

Comentou há mais de 1 ano

A assembleia Geral do condominio nao faz menção ao quorum nescessario, houve varias falhas na elaboração da assembleia geral.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Oswaldo, em condomínio não definimos obras como de grande ou pequeno porte, definimos como necessárias, voluptúárias, emergenciais; explique melhor o que é essa obra de grande porte para que possamos opinar.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Osvaldo, depende da obra ok?

Se essa obra de grande porte for necessária e você tem laudo técnico atestanto isso, aprove com maioria dos presentes. Vale lembrar que nesses casos a assembleia é chamada pare deliberar sobre os orçamentos e os rateios mas não pode ser contrária às reformas necessárias.

Por outro lado, se for uma obra apenas útil você precisa de maioria dos condôminos (13 votos); se for obra de mero deleite ou recreação (voluptuária) você precisa de 2/3 dos votos (16 votos).

Se estamos falando em alteração da fachada ou mudança de destinação da área comum, aí todos precisam concordar, inclusive os inadimplentes.

Vocês são em tão poucos cara, passa de porta em porta pedindo procurações, ou faça uma assembleia aberta e vá atras de votos, o importante é não começar uma obra de grande porte e ela ser embargada pelo único chato do contra.

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.