ASSEMBLÉIA E CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO

Boa tarde, Ontem, no meu condomínio houve uma Assembléia Geral Extraordinária para deliberação de: 1) prestação de contas junho de 2017 a maio de 2018 2)Apreciação e deliberação pro labore síndico e subsíndico 3)Apreciação e deliberação sobre o gas encanado 4)Previsão orçamentária - Reajuste cota 5)Eleição síndico, sub síndico e conselho fiscal biênio 2018/2020. A empresa ( administradora do condomínio estava presente) e quem presidiu a Assembléia foi um proprietário de garagem e para secretariá-la foi designada a funcionária da empresa administradora de condomínio. Quando chegamos na apreciação e deliberação de pro labore do sindico e subsindico, eu pedi a palavra e falei sobre a irregularidade do pro labore do subsindico uma vez que na Convenção não havia previsão para pro labore para subsindico, salvo quando ele assumir a administração do condomínio nos casos de afastamento temporário ou permanente do sindico, aí ele fará jus à remuneração fixada para o síndico. Ocorre que, quando falei aos demais participantes da Assembléia, a síndica, literalmente, começou a falar alto, falando que ia entregar o condomínio caso não tivesse a subsindica para auxilia-la ( subsindica é amiga íntima da síndica). Daí falei que poderia ter a subsindica, sendo o que não poderia é ter pro labore todos os meses para a mesma, mas tão somente quando ela assumisse o lugar da síndica, inclusive, fiz a leitura do art. 24 da Convenção. No entanto, e considerando a panelinha fechada que existe no meu prédio que é composto por uma torre só, de nada adiantou minha tentativa de fazer valer a Convenção, resultando, por aprovada o pro labore do subsindico, inclusive, majorando de R$ 1.335,00 para R$ 1.500,00. Falei que eu não concordava de jeito nenhum com essa aprovação e pedi que constasse em Ata minha indignação. Ocorre que a funcionária da administradora de condomínio estava fazendo uma anotação em folhas A4 ( sulfite) e no final da Assembléia fui ver o que ela havia anotado e estava tudo atrapalhado, inclusive, meu protesto ( que pedi para constar na Ata) estava constando um outro artigo da Convenção ( artigo que justamente fala sobre o pro labore do subsindico e fundamenta toda minha indignação), ao que pedi à funcionária da adminstradora que corrigisse o erro, ao que ela me respondeu que iria corrigir e colocar o artigo da convenção corretamente e ao qual havia me fundamentado, quando fosse passar as anotações para a Ata. Diante de tanto erro ( penso eu), tenho várias dúvidas, as quais passo a descreve-las: 1. A ATA é um documento solene e tem toda a formalidade a ser seguida, não é? Existe isso do funcionário da adminstradora do condomínio ir para a Assembléia e secretariando, começar a fazer anotações em folhas A4 para depois passar para a Ata? A ATA não tem que ser feita com todas as formalidades justamente durante a ocorrência reunião da Assembléia? Todos os presentes e que assinaram a lista de presença não tem que assinar a ATA? 2. Considerando que nada discriminado nas minhas dúvidas acima foi feito, ou seja, a ATA não foi confeccionada durante a Assembléia, qual a providência deve ser tomada? Quando chegou no assunto da pauta " previsão orçamentária - reajuste de cota" a síndica grosseiramente lançou a proposta de aumento de 9%, porcentagem essa, que causou incontentamento por uma parcela dos condôminos presentes. Aí pensei! Olha o absurdo! Instantes atrás aprovaram, sem haver previsão na Convenção, pro labore para o subsindico, inclusive majorando o mesmo e agora não concordam em aumentar em 9% a taxa de condomínio!!! Acabou que neste item, foi aprovada ao invés de 9, 7%. O pior de tudo é que fiquei isolada em todas as minhas incursões, pois não participo de panelinhas dentro do condomínio. A atitude e postura da síndica é algo anormal, aberrante, tanto que quando foi lançado por mim a explicação para os condôminos que não havia previsão para pro labore mensal para o subsindico e que o condomínio tinha vários problemas pontuais para serem resolvidos e seria prudente tentarmos diminuir as despesas, ela surtava. Gritava e chegava a ameaçar largar o condomínio, falando, inclusive palavrão de baixo calão, como eu vou levar no r..... A única condômina que também mostrou-se indignada com a síndica e com as aprovações da Assembléia, no final veio falar comigo e estava horrorizada e inconformada com toda a situação. Ocorre que somos a minoria, da minoria. O que posso e devo fazer com relação às formalidades que não foram cumpridas para acontecer a Assembléia? Quanto a ATA que não foi feita no decorrer da Assembléia, mas tão somente meras anotações em papel A4 e que, segundo a funcionária da Adminstradora de Condomínio, seria passada para a Ata posteriormente, o que faço? Tenho certeza que vão alterar o teor de tudo que foi colocado na reunião, porque a empresa administradora de condomínio também é da panelinha da síndica. Por favor, o que faço? Vivo com dificuldade, não tenho salário fixo, nenhuma garantia de salário, no entanto, não tenho nenhuma cota de condomínio atrasada, fico sem ter acesso a lazer, passeios, tratamento dentário para honrar o pagamento do meu condomínio e me deparo com essa triste situação, vendo, o condomínio bancar, ser transformada em cabide de emprego, para os " chegados da síndica". Isso é ultrajante!

Imagem de perfil carmen silvia da silveira nascimento
Condômino(a)

Respostas 4