O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Vinícius Lanini

Como resolver a Inadimplência de uma forma justa ?

Por Vinícius Lanini
8 dias

Bom dia , eu moro em um condomínio de baixa renda ( minha casa minha vida) no RJ, em 17 meses de vida do condomínio o número de inadimplentes só tem aumentado, ao meu ver por má gestão da Síndica, chegamos neste mês de junho a inacreditáveis 53 % em inadimplência, a síndica não ajuda em nada, os acordos são fora da realidade, lembrando que uma grande maioria hoje recebe 1 salário mínimo ou estão desempregados, gostaria de saber Se junto todos os 53% dos inadimplentes para uma possível contratação de um advogado condominial ou vou até a defensoria tentar um caminho que possamos realizar , tenho visto em matérias do Google e até mesmo no YouTube que dependendo da situação a justiça parcela em até 72 x

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo respondeu
8 dias

As dividas condominiais são indiciduais. Contratar um advogado só oneraria mais. Sugiro procurar a defensoria publica expor o caso e tentar uma conciliação.

Marcelo Araujo

carlos alberto
carlos alberto respondeu
8 dias

Vinicius, é juridicamente possível a cobrança de taxa condominial em condomínios edilícios de habitações de cunho social, adquiridas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

No entanto, tais moradias tem cunho social, e eventual cobrança judicial poderá fazer com que o condômino perca a unidade autônoma, o que vai contra as características do contrato celebrado com o ente público.

A fim de evitar maiores danos aos inadimplentes, o condomínio pode procurar o setor de mediação e conciliação do Fórum Cível da sua região para tentar firmar acordo em quantas parcelas forem necessárias, não há limites para isso, ou procurar a Defensoria Pública.

CARLOS ALBERTO FRANCO - Adv

Vesta Administradora de Condomínios

Olá, Vinícius

Caso queira receber uma proposta de administração (fazemos a cobrança extrajudicial e judicial), escreva para comercial@administradoravesta.com.br

Atenciosamente,
Vesta Administradora de Condomínios
www.administradoravesta.com.br
comercial@administradoravesta.com.br
(21) 2323-7336

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
8 dias

Vinicius quem falou para você que a justiça parcela em até 72 vezes mentiu. Grosso modo, se o devedor reconhecer a dívida, o credor pode ser constrangido a aceitar um parcelamento de até sete vezes, com 30% de entrada.

E mesmo numa situação de desemprego é certo que os devedores estão prejudicando a massa condominial. Tenho certeza que uma faxina cobre o valor do condomínio.

Eu não sei qual o funcionamento do CEJUSC no Rio de Janeiro, aqui em São Paulo funciona bem e sem custos na fase pré processual.

Não é o caso de você juntar os demais inadimplentes para forçar nada. Apresente um proposta de parcelamento razoável à síndica lembrando que qualquer contrato exigirá que você cumpra não só o acordo como também as parcelas vincendas.

A alternativa é realmente perder o seu apê.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Anthero Santos
Anthero Santos respondeu
8 dias

Vinicius,

Existem diversos condomínios grandes de classe baixa no RJ com problemas de inadimplência, sejam eles os Completo e Estação Zona Norte da Cury, os Conquista da Direcional, entre outros.

Não existe um modo mais prático de se resolver a inadimplência sem a cobrança efetiva, visto que existem apartamentos que nunca realizam o pagamento da cota condominial após a entrega da chave a ponto de terem seus apartamentos em risco afim de pagar a dívida existente.

Eu conheço escritórios e advogados que fazem a cobrança da inadimplência e posso lhe indicar.
Informe o seu e-mail que encaminharei os contatos.

Caso prefira entrar em contato diretamente, segue o meu contato:
Anthero Santos
Engenheiro Civil Perito
21 99104-2366
eng.antherosantos@gmail.com

Zardetto Administração Condominial

Bom dia !

Uma forma justa é apresentação de uma possibilidade de parcelamento que não seja tão oneroso ao inadimplente nem também desvantajoso ao condomínio.
Aconselhamos o condomínio no primeiro momento tentar realizar acordos de forma amigável enviando carta de cobrança mencionado uma data para fechamento dos acordos com pagamento em dia dos condomínios a vencer e os que não vingarem prosseguir com ação de cobrança.
Se decidirem prosseguir com a cobrança, tentem verificar se é possível entrar com as ações no âmbito gratuito através da defensoria.

Boa sorte.


ZARDETTO Administração Condominial e Síndico Profissional

E-mail: comercial@zardetto.com.br
Telefone: (11) 5565-4019
WhatsApp: (11)99170-3470

Site: www.zardetto.com.br

ZARDETTO Administração Condominial e Síndico Profissional / comercial@zardetto.com.br / www.zardetto.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

106.293 Compradores
332.554 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...