O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
alessandra

posso incluir o condomino em atraso no serviço de proteção ao credito?

Por alessandra
33 dias



Ja que o boleto é registrado com o CPF do condomino, ele se torna responsável pelo pagamento do mesmo, logo ele pode ser responsabilizado caso nao pague, ou so mesmo o real proprietario? gostaria de apenas poder inicialmente incluir no SPC e SERASA.
Grata da atençao
Alessandra

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
33 dias

Boa tarde! Para negativar o correto seria definir um prazo em assembleia,uma vez que a lei não define, o único responsável de fato pelos débitos é o proprietário do imóvel.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

alessandra
alessandra respondeu
33 dias

Paulo obrigada pela resposta. Ja definimos sim este prazo em assembleia.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
33 dias

Alessandra - Antes de tudo, demos que definir o que você entende como CONDÔMINO.
Condômino é o proprietário do imóvel, portanto é dele que o condomínio tem que cobrar as taxas condominiais, mesmo que seu imóvel esteja alugado. Inquilinos não fazem parte de um condomínio, estão nele e usar o imóvel e as partes comuns com autorização do condômino, proprietário do imóvel. Agora acho que ficou claro, "ou só mesmo o real proprietário", esclareci devido a esta frase. 0k

Continuando a sua pergunta. Não vejo vantagens nenhuma para o seu condomínio em protestar uma cota condominial de um condômino ou até mesmo inscreve-lo no SPC ou SERASA. Esta atitude do condomínio, não obrigará o condômino a pagar as taxas condominiais e apenas o impedirá de conseguir um possível credito e este ato não resolverá o problema do condomínio que é receber os valores das taxas condominiais.
O correto, seria processar o condômino, todos, que deixassem de pagar as taxas condominiais por 3 meses, o apto dele responde pela divida. Após o 3º mês contrate um Advogado e este entrará com um PROCESSO de cobrança contra o condômino que não cumpriu com sua obrigação. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
32 dias

Alessandra, bom dia. Gastos desnecessários que você não poderá cobrar depois, tem que estar previsto na convenção, ou deliberado em assembleia, o condomínio terá que se associar ao SPC, que gera um gasto mensal, lembrando que alguns estados não permitem a inclusão no SPC ou protesto dos títulos, o ideal é mesmo cobrar. Sem contar que o código civil determina as punições para os inadimplentes, você poderá abrir uma porteira para processos.

GiroBank
GiroBank respondeu
32 dias

Prezada Alessandra, boa tarde.

Somente o proprietário do imóvel é responsável por honrar as taxas condominiais mensais, mesmo que o imóvel esteja alugado, e o inquilino esteja recebendo os boletos de cobrança. Portanto é fundamental que, não tendo sucesso a cobrança do mês junto ao inquilino, seja direcionada a mesma ao proprietário do imóvel.
Uma eventual negativação, SPC ou SERASA, portanto, só poderá ser feita sobre o proprietário, após o mesmo ter sido cientificado formalmente da pendência, ter recebido um boleto bancário em nome dele, e não honrar o pagamento deste boleto.
Recomendamos, portanto, exaurir as tentativas de cobrança pelos meios extrajudiciais, antes de pensar em uma negativação, ou mesmo um protesto - que são instrumentos de cobrança válidos mesmo para cotas condominiais.

Atenciosamente,

Girobank

GIROBANK Securitizadora S.A.

Grupo Proseg de Segurança e Serviços

O correto, seria processar o condômino, todos, que deixassem de pagar as taxas condominiais por 3 meses, o apto dele responde pela divida. Após o 3º mês contrate um Advogado e este entrará com um PROCESSO de cobrança contra o condômino que não cumpriu com sua obrigação

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.034 Compradores
344.017 Cotações
2.787 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...