O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
VERONICA PICIURA

Qual o prazo que a administradora tem para enviar um condomínio em atraso para o jurídico?

Por VERONICA PICIURA
11 dias

Uma moradora do nosso condomínio estava em atraso, mas pagou seu condomínio, antes de vencer o segundo. Recebeu uma carta após o pagamento com as multas que está correto e com honorários advocatícios.

Esta tentou falar com o síndico, porém não conseguiu. Ligou para a Administradora e o dono da administradora disse que era lei, eu disse a ela que não era para pagar os honorários advocatícios, pois a lei não fala sobre isso. O Síndico anterior, espera vencer a 2 , enviava para cartório e geralmente eram pagas em cartório, se não houvesse o pagamento no cartório, então ele enviava para o jurídico. A proprietária ligou para a administradora novamente, e este informou que era somente para assustar para que os inadimplentes pagassem mais rapidamente , isto está correto?
Obrigada.


Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (11)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
11 dias

Venonica - Não vou entrar nestes detalhes, mas o credor, poderá cobrar do devedor tudo que estiver direito, que são: juros, multas e correção monetária sobre o valor do débito e se este débito foi entregue a um Advogado para que este efetue a cobrança, este Advogado terá o direito de cobrar do devedor um percentual encima do valor em questão. Honorário advocatício nas cobranças extrajudiciais é licitas e justas, uma vez que o advogado trabalhou e investiu para obter o êxito do recebimento da divida. Se achar que está incorreto o valor cobrado, peça planilha do que estão lhe cobrando. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
11 dias

Bom dia! A lei define a cobrança como todos nos já sabemos que temos que pagar,mas quem falou em prazo perdeu uma oportunidade de ficar calado,mas se alguém mostrar para você a lei que define o tal prazo tudo bem.
O síndico sem comunicação não serve ,a administradora apenas presta serviços para o condomínio.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
11 dias

Veronica, bom dia. Está errado, o código cívil, que é aplicado para condomínio, diz multa de 2% e juros de 1% ao mês, mais nada, mesmo em ação de cobrança, não se aplica sucumbências, somente na execução. Basta entrar no juizado especial que recebe de volta o pago como honorários em dobro.

Target Administradora
Target Administradora respondeu
11 dias

Olá Veronica,

A lei traz juros, multa e correção monetária, entretanto, o condomínio tem um escrito jurídico que entre os dois foi pactuado um contrato, nele, há valores que serão cobrados em caso de atraso. Essa cobrança de honorários ocorre sempre após 20 dias de atraso (normalmente).


O não pagamento dos encargos em questão, ocasionará ação judicial e ou negativação do nome do proprietário. Portanto, a cobrança de honorários é perfeitamente legal se houver descrita em contrato.


Boa sorte


TARGET | Administradora de Condomínios LTDA
Tel: (11) 2896-1582
www.targetadm.com.br

TARGET Administradora de Condomínios - - Site: www.targetadm.com.br -- Email: contato@targetadm.com.br

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
11 dias

Eliasar eu imagino quando o seu condomínio perde só em atualização monetária não cobrada.

E a sucumbência é devida sempre que, na justiça comum, o perdedor não for beneficiário da justiça gratuita; ainda que o processo não chegue à fase de execução de sentença.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

i9AdmBens
i9AdmBens respondeu
11 dias

Sra Verônica, boa tarde

Importante verificar o que está prevendo na convenção condominial a respeito do atraso. Caso não esteja nada específico "manda" o código Civil que trata diretamente sobre Condomínios, sobre Direitos e Deveres dos Condôminos. A prática que muitas administradoras tem é a 3ª vencida, manda para o jurídico.

Verificar como está o Contrato entre a Administradora e Condomínio também é importante, já que o Síndico pode decidir a melhor forma de obter recursos em atraso para o condomínio.

E se houve "brincadeira" da administradora ou síndico sobre o procedimento, sugiro uma reunião para esclarecimentos.

Se houver algo mais que posso lhe ajudar, estarei á disposição.
Flávio Lourenço / Vanessa Ferreira
(11) 99259-2336 e (11) 97692-1313
i9AdmBens - Inovando Condomínios
www.i9admbens.com.br

Danimar
Danimar respondeu
11 dias

para uma gestão saudável, o Sindico pode cobrar o inadimplente com multa e juros e se for atraves do jurídico, com honorários advocatícios.
Todos os condôminos devem contribuir mensalmente com suas contribuições para que não onerem os bons pagadores.

Fonte: Danimar Guarujá

DANIMAR ADMINISTRAÇÃO - GUARUJÁ/SP

Predial BR - Gestão Condominial

Verônica!

A lei não estipula qualquer prazo, a princípio, uma taxa vencida pode ser encaminhada para o escritório de advocacia, contudo, é bom verificar se a convenção do condomínio regula algo a respeito.
Quanto ao pagamento feito antes de vencer o segundo condomínio, nosso entendimento é que se o banco recebeu, recebeu de acordo com as instruções de cobranças enviadas pelo cedente, ou seja, o condomínio, portanto, entendemos que a moradora não deva mais qualquer valor a ser pago.

Fonte: PREDIAL BR

Predial BR Assessoria Condominial

Grupo Alternativo - Administradora Predial

Sra Verônica, boa noite!

A inadimplência deve ser cobrada sim com multa, juros e correção monetária. Se a unidade já foi cobrada com carta simples, e não obteve retorno é encaminhado ao departamento jurídico então é cobrado honorários.

Grupo Alternativo

Nunes Assessoria
Nunes Assessoria respondeu
10 dias

Olá Verônica,

Realmente a legislação não define a questão de quantas parcelas em atraso que podem ir para a cobrança jurídica. Isso deve ser definido em assembleia ou na própria convenção. É bom observar se existe algo a respeito.

Estando em cobrança, ou seja, em departamento jurídico, é lícito a cobrança de honorários. Tudo depende do contrato existente entre as partes e o ora estabelecido em assembleia.

Agora, se você pagou o boleto na rede bancária e receberam, fica difícil você ter que pagar honorários posteriores, pois existe no boleto as instruções de pagamento.

Espero ter ajudado.

Nunes Assessoria - Administração de Condomínios
Site: www.nunesvirtual.com.br
Contato: (11) 5844-1378 / (11) 9.6768-0499

Rau & Advogados
Rau & Advogados respondeu
7 dias

Olá Sra. Verônica

Algumas Convenções de Condomínios definem o prazo para que a cota em atraso seja enviado para o advogado cobrar, outras são omissas, neste caso poderá ser enviado para um advogado cobrar conforme o critério que a administração do Condomínio adotar.

O Síndico como representante legal do Condomínio tem legitimidade para contratar o Serviço de um Escritório Jurídico em nome dos Condôminos, ainda mais que é para garantir um crédito do Condomínio e sem contar que é um dever dele em sua função cobrar os inadimplentes através de todos os meios legais existentes.

Quando o débito condominial vai para o advogado além dos encargos convencionados deverá ser acrescido ao débito o percentual dos honorários do advogado a ser cobrado do inadimplente.

Att.

Regina Duarte Rau - Gestora Depto. Extrajudicial
Rau & Advogados – Assessoria Jurídica e Cobrança Especializada em Condomínios - Goiânia/GO

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.076 Compradores
344.169 Cotações
2.787 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...