O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Aline Ellen Segura

Inadimplência Taxa Condomínio

Por Aline Ellen Segura
29 dias

No condomínio onde moro, com 180 apartamentos, há 20% das unidades com inadimplência, alguns casos já com 05 anos em atraso.
Recebemos a informação que o síndico precisaria passar um levantamento das unidades inadimplentes ao jurídico para que a cobrança fosse executava, porém não é o que ocorre. Enquanto esta situação permanece, a taxa só está subindo para as unidades adimplentes, onde há rateio inclusive de água e gás.
Devido a esta situação e falta de saldo em caixa para o pagamento das demais despesas, faz-se necessária a utilização do fundo de reserva. Qual a orientação neste caso?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
29 dias

Voces devem se unir e convocar uma assembleia para exigir do sindico providencias urgentes, inclusive porque os debitos prescrevem em 5 anos. É obrigação legal do sindico cobrar os condominos.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
29 dias

Boa noite! Tendo admistradora está tem os dados e só precisa o síndico autorizar.

Tem dúvidas que ele não serve para ser sindico?

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
29 dias

Prezada Aline, os inadimplentes devem ser cobrados judicialmente. Inclusive, o síndico pode ser responsabilizado afinal dentre suas competências está cobrar os inadimplentes e fazer a gestão financeira do condomínio. 5 anos sem pagar o condomínio e sem ser cobrado? Fala sério!

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
28 dias

Aline - reúna assinatura de 1/4 dos proprietários adimplentes, convoque uma assembleia para que o Sindico preste contas da situação. Não os convencendo, melhor fazer a destituição.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profide um ssional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Aline Ellen Segura
Aline Ellen Segura respondeu
28 dias

Já reunimos 1/4 dos moradores e solicitamos uma assembleia para prestação de esclarecimentos, porém agora com a pandemia complicou. Estamos aguardando a confirmação de uma assembleia virtual, porém o síndico já deixou claro que só ele vai falar

Aline Segura

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
28 dias

Cinco anos inertes, reelegeram o camarada ao menos duas vezes e agora querem a destituição por assembleia virtual. Ok, a lei permite. Porém quem trabalha com isso desaconselha. Tem certeza que existe decreto em Jundiaí proibindo assembleias presenciais? Porque não existe lei federal ou lei paulista que as proíba.

Vocês já começam errado quando solicitam uma assembleia. É para 1/4 dos condóminos convocarem a assembleia. E não esqueça de colocar a pauta eleição de novo síndico e se necessário eleição de membros do conselho.

E avise ao síndico que todos os participantes da assembleia e não apenas ele vão falar.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Aline Ellen Segura
Aline Ellen Segura respondeu
28 dias

Oi @marisa, agradeço pela informação.
Recebemos amparo jurídico e nos indicaram para coletar a assinatura de 1/4 dos moradores para uma assembleia de esclarecimento das dúvidas sobre o condômino, dente elas a questão da mal cobrança da taxa do condomínio. No caso da reeleição, há controversas, no ano passado a solicitação de reunião foi alterada o horário umas 04 vezes e foi eleito praticamente por si próprio e meia dúzia de gatos pingados. Soubemos ha pouco tempo que poderíamos ter impugnado.

Aline Segura

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...