O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
MARIA INES BRIGGS

o que seria cobrança extrajudicial?

Por MARIA INES BRIGGS
7 anos

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ranulfo dos Santos Marinelli
Ranulfo dos Santos Marinelli respondeu
7 anos

Maria Ines: A cobrança extrajudicial ou amigável, a empresa entra em contato com o devedor e tenta realizar um acordo . Neste tipo de negociação não há interferência de advogados ou ações judiciais, o acordo geralmente é feito de uma maneira que fique mais fácil para a pessoa que está devendo pagar. Além disso, na maioria das vezes, há um desconto no valor da dívida, para facilitar a quitação. Isso ocorre para evitar a cobrança judicial, onde ocorre desgaste tando da parte credora, quanto da parte devedora.

ROBERTO GOMES DA SILVA
ROBERTO GOMES DA SILVA respondeu
7 anos

Existem empresas especializadas em realizar cobranças e recuperação de crédito. Esta negociação pode ser extrajudicial (amigável) ou judicial. Veja como funciona cada uma delas:

Cobrança Extrajudicial (Amigável)
Na cobrança extrajudicial ou amigável, a empresa entra em contato com o devedor e tenta realizar um acordo. Neste tipo de negociação não há interferência de advogados ou ações judiciais, o acordo geralmente é feito de uma maneira que fique mais fácil para a pessoa que está devendo pagar. Além disso, na maioria das vezes, há um desconto no valor da dívida, para facilitar a quitação.

Cobrança Judicial
Na cobrança judicial, a empresa credora entra com todas as medidas cabíves dentro da lei para receber a dívida. Neste tipo de cobrança, são acionados advogados para aplicarem as soluções para realizar as cobranças. Obviamente tudo precisa estar dentro da lei, algumas empresas cometem abusos e isto tem que ser denunciado.

Caso você esteja com o nome negativado, procure sempre realizar um acordo, no caso, prefira a cobrança extrajudicial.

Roberto Gomes
Síndico - Residêncial Anhanguera Garden - Valparaiso de Goiás.

Fonte: http://murall.com.br/

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
7 anos

Maria, é o procedimento do condomínio de enviar cartas ao inadimplente cobrando a dívida ou solicitando que entre em contato para negociar um parcelamento. Sobre desconto, nomalmente não se concede desconto em dívida de condomínio, a menos que o caso seja levado à assembleia de condôminos e esta autorize a concessão do desconto.
OK?!

Edylson Campos
Edylson Campos respondeu
7 anos

Sra. Maria Ines, boa tarde.

Simples. Cobrança Extrajudicial é o procedimento onde o credor (ou seu representante legal por outorga), realiza fora dos tribunais uma cobrança de dívida liquida e certa.

Enfim, tudo que é cobrado fora do âmbito da justiça comum (por acordo mútuo, mediação, etc.).

Boa Sorte.

Maria Telma Falcão de Carvalho

Maria,

A cobrança extra judicial é aquela em que o sindico ou a administradora fazem contato para um acordo amigável.

Se nesse meio tempo a pessoa não pagar, faz-se a cobrança judicial, isto é, aciona o mordor na justiça e ele terá que responder o processo e pagar a divida sob pena de perder o imovel.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...