;

Pergunta

Adilson Paulo Astolfi

O sindico pode dar desconto para inadimplentes quitar a divida com o condominio

Por Adilson Paulo Astolfi, 1871 dias atrás

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

jose roberto portela
jose roberto portela respondeu 1871 dias atrás

voçe pode,mas em comum acordo com o conselho,mas vai abrir um precedente muito perigoso

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu 1871 dias atrás

Adilson:
Faça isto sempre com aprovação dos conselheiros. Também o desconto deve ser apenas sobre juros ou multa, nunca sobre o valor da dívida. Eu só dou este desconto se o valor a entrar for a vista.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1871 dias atrás

Pelas informações adquiridas no curso do SECOVI,ó síndico não pode dar desconto em nenhuma hipótese, pois como o dinheiro não lhe pertence, ele não pode dar descontos e com isso penalizar os que pagam em dia, aceitando pagamento de outrem sem a cobrança devidas dos juros, multa e correção monetária. Se algum condomino solicitar ao ter conhecimento, ele pagará do próprio bolso o desconto que der.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1871 dias atrás

O conselho também não tem autoridade para conceder descontos, mesmo sendo à vista. O correto é não dar nenhum desconto.

Roberto Ripoli
Roberto Ripoli respondeu 1871 dias atrás

O sindico não pode dar desconto, nem para condôminio adimplentes que queiram pagar antecipado, muito menos para inadimplentes.

Alva Administradora
Alva Administradora respondeu 1871 dias atrás

Sr. Adilson. o Síndico por vontade sua não pode dar desconto a ninguém para pagamento de dívidas ao condomínio. Sendo o dinheiro de todos, ele não detém autoridade suficiente para conceder descontos, perdoar juros ou multa. Muito menos o Conselho. Essa questão deverá ser tratada em Assembleia.

José Carlos Greghi
José Carlos Greghi respondeu 1871 dias atrás

Oi, boa tarde! Eu concordo que um síndico não tem autoridade para liberar desconto ou retirar juros e correções do inadimplente. Agora vamos fazer uma análise lógica: o inadimplente faz uma negociação e diz que irá pagar a dívida em quatro vezes sem juros e correção. Caso o síndico não aceite, o inadimplente diz que não efetuará o pagamento (caso já presenciado por mim). Nesse caso a cobrança será judicial. O custo do processo e do advogado o inadimplente irá pagar, porém as certidões negativas obrigatórias serão custeadas pelo condomínio (hoje o custo gira em torno de R$100,00). Concluindo: caso o abatimento (desconto) seja inferior ao valor das certidões, acredito que vale a pena o síndico autorizar o desconto (Fazer uma assembleia somente para isso?). Para tanto, a sugestão é em assembleia aprovar a autorização para que o síndico possa ter esse tipo de autonomia, levando-se em conta o valor das certidões negativas utilizadas no processo.

LEONARDO SIMONETTI
LEONARDO SIMONETTI respondeu 1817 dias atrás

Qualquer desconto deve ser aprovado por 2/3 dos condominos em assembleia e esse topico tem que estar descriminado na ata de convocação.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

73.740 Compradores
229.525 Cotações
1.947 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...