Rateio de água, pago por quem não paga por falha no aparelho e não deixa a empresa arrumar.

No meu condomínio a água e o gás foram "individualizados" através de aparelhos wifi que registram os gastos de cada apartamento. Se esse aparelho parar de funcionar por qualquer motivo, os gastos individuais não são registrados e o valor da água e do gás é rateado entre todos os condôminos. O apartamento que não teve a leitura paga apenas o valor mínimo, como se seu consumo fosse 0. Não temos ponto de gás nas áreas comuns e o valor do rateio da água e do gás vem aumentando constantemente. Descobrimos que isso ocorre por conta desses apartamentos que a leitura não está ocorrendo. Nossa sindica diz que não pode fazer nada pois esses moradores não permitem a empresa que arruma os equipamentos de entrar em seus apartamentos para fazer a correção dos mesmos. Minha pergunta é, o condomínio não pode obrigar que esses moradores arrumem seus aparelhos? Se não pode obrigar, ele pelo menos pode verificar a média de quando ocorria a leitura e cobrar desses apartamentos pela média, ou aplicar uma multa pela pessoa se negar a arrumar o aparelho? Eu pago mais caro pelo rateio do consumo dessas pessoas do que pelo meu próprio gasto. O que pode ser feito?

Imagem de perfil Caroline D'Anna Butvinskis
Condômino(a)