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Ariane dos Santos

Cobrança Indevida

Por Ariane dos Santos
2 anos

Até quando é legal uma administração não me notificar do débito de um mês de atraso,
mas informou no demonstrativo e ao notificar mandou uma carta de cobrança cobrando
Multa/Juros/Correção e Honorários .

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Respostas (8)

Eduardo Stefanes Santamaria
Eduardo Stefanes Santamaria respondeu
2 anos

Nada de errado. Não é cobrança indevida e sim devida. Você está em débito com a taxa? Você quem tem que pagar.

A única possível discussão são os honorários, mas isso depende do contrato com o condomínio bem como de algum juiz pender a favor.

Um dos deveres do condômino é quitar as taxas. Não adianta achar desculpas, tem que cumprir com a lei.

Se tem comprovante de pagamento, mostre a quem cobra, se não tem, melhor pagar.

Eduardo Santamaria

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
2 anos

Ariane o condomínio não é obrigado a constituir a mora. As contribuições são devidas e o condômino sabe disso.

Cobrança indevida seria se você tivesse pago e te cobrassem de novo. Ainda assim, erro sem dolo não enseja penalidades.

Do que se trata? Afinal você está ou não com o pagamento em aberto?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
2 anos

Boa tarde! Multa/ juros tudo bem ,mas honorário? Em tão pouco tempo já foi para o jurídico?
Veja com o síndico a adm presta serviço para o condomínio acho que faltou um diálogo seu com o síndico.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com

Ariane dos Santos
Ariane dos Santos respondeu
2 anos

Sim eu tenho ciência de que é uma cobrança devida e que devo pagar não estou questionando o pagamento e sim os encargos, e a forma de cobrar.

A administradora informou que a 1º notificação vai no demonstrativo em devedores no final do rateio e a 2º veio esta notificação cobrando Multa/Juros/Correção e Honorários, não acho justo por tão pouco tempo.

Obrigado!

Eduardo Stefanes Santamaria
Eduardo Stefanes Santamaria respondeu
2 anos

Única possível discussão é honorários, demais, multa, juros e correção já é devido no primeiro dia após o vencimento.

Eduardo Santamaria

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes respondeu
2 anos

Boa tarde! Tive uma situação parecida... Parece que as empresas aproveitam dessa brecha para cobrarem honorário. No meu caso a cobrança nunca foi realizada, e eu entrei em contato para efetuar o pagamento, e mesmo assim me cobraram honorário, ai eu abri um processo contra a adm (pois a mesma se recusou me enviar meu boleto sem o honorário) e contra a empresa de cobrança, pois o honorário não era devido uma vez que a mesma nunca chegou a efetuar a cobrança. Pega o contrato da adm e vê quais se ela é obrigada a fazer a cobrança, nesse caso você pode questionar porque a mesma nunca te cobrou, e além disso pega a convenção e vê se lá tem a cobrança de honorário, na minha não tinha e foi isso que mais me ajudou.

Rosemery dos Santos
Rosemery dos Santos respondeu
2 anos

Boa tarde Sra Ariane,

Entendi sua dúvida, sou Síndica em um Condomínio e não tenho Administradora. Trabalho com um Contador e um Depto Jurídico e no meu caso, só envio as cobranças para o Dpto Jurídico após 03 meses de atraso por parte do Condômino, pois é o que reza em Contrato assinado por mim, o Depto Juridico e Testemunhas (só pago honorários após 03 meses de atraso).

As vezes Síndicos assinam Contratos e não informam aos Condôminos, isso está errado!
Condôminos precisa e teem o direito de saber sim, o que paga e porque paga.

Peça para verificar o que reza em Contrato e se vc não foi avisada/informada, sim, pode processar, neste caso o Condomínio e não a Administradora.

Lembre-se Administradoras trabalham para o Condomíno e não ao inverso, mas tudo depende do que foi assinado.

Espero ter ajudado.

Rosemery Santos
Síndica

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
2 anos

O demonstrativo traz a posição do último dia util do mês, independentemente de notificação ao devedor. Você, por sua vez, sabia perfeitamente que estava inadimplente, e deveria ter tomado a iniciativa de procurar a adm. E esta deveria ter enviado um comunicado de cobrança, uma medida administrativa que nada tem a ver com o fato de você aparecer como inadimplente após 30 dias.

Luiz Leitão da Cunha
luizmleitao@yahoo.co.uk
Atuação exclusivamente na região dos Jardins, em São Paulo, Capital

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