Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Sou conselheiro de um condomínio e coube a mim elaborar o parecer sobre as contas do síndico. Após constatar várias irregularidades, todas por escrito e com provas, opinei pela reprovação das mesmas. Mas a Assembléia votou pela aprovação destas contas, ele continua como síndico e eu como conselheiro. Após isso, junto com o boleto do pgto. da cota condominial, ele divulgou para todos os condôminos uma carta altamente ofensiva à minha pessoa. Não queria recorrer à Justiça, mas queria saber o que posso fazer para me defender no âmbito da administração interna do condomínio. Grato pela atenção.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Marcus coube a você elaborar o parecer, mas e os outros dois, como se posicionaram?
E aprenda uma coisa: da próxima vez busque apoio para reprovação das contas antes da assembleia, deixar para provar irregularidades na hora da assembleia não é produtivo.
Quanto às ofensas pessoais, eu não vejo como resolver isso no âmbito interno, vá para a justiça.
E NEM PENSE EM SAIR DO CONSELHO. Normalmente síndicos corruptos apenas conseguem roubar porque a mentalidade de seus eleitores é sempre de "não balançar o barco". Necessário se faz trabalhar a mudança de mentalidade. Eu já trilhei esse caminho, hj o pessoal me apoia geral. Por curiosidade: quais foram as irregularidades?
Melhor sorte da próxima vez.
Cara Sra, as irregularidades foram no tocante a obras, algumas bem sérias mesmo. Os outros membros do conselho "tiraram o corpo fora", votando pela aprovação das contas após terem assinado o parecer reprovando-as. O condomínio já tem uma história muito conturbada, por isso que não quero ir para a Justiça, para não piorar as coisas. Há algo que posso fazer sem ter que recorrer ao Judiciário? E agora é que não saio mesmo do conselho! Muito grato mesmo!
Marcus
Eu tenho uma dificultante porque o meu prédio é de temporada, onde a fulana morava e eu não. Então eu fiz uma carta aberta a todos os condôminos e coloquei por debaixo das portas. Tudo assinado, eu sempre pude provar o que dizia. E forcei "GA" mesmo, que muitos vissem o que estava escancarado. Porque é impressionante como o povo não consegue ler um balancete dos mais simples.
Você vai gastar a sua grana ok? Puxe as fichas dessas construtoras, veja quanto esses orçamentos estão mais caros, se existem processos judiciais contra essas construtoras, veja na NET os custos dos materiais e nem pense em permitir que trabalhadores trabalhem sem os EPIs, mesmo que vc tenha que denunciar no ministério do trabalho.
Desculpe mas é difícil opinar sem saber do que se trata. E tudo depende de até onde você está disposto a ir, eu fui para a justiça. Banquei as custas, e valeu, quem caiu fora do prédio com fama de ladra foi ela.Mas claro que levando todo do dindim que roubou.
Axé
Se a ssembleia de bananas aprovou as contas de um salafrário a quem você espera recorrer?
Mostre o teor da tal carta a um advogado e se ele achar que seus direitos foram feridos vá pro pau na justiça cívil e criminal. Mostre que você não vai deixar barato.
Síndico calhorda tem que ser extirpado e só na justiça em certos casos.
Então Marcos, uma das funções do conselho é fiscalizar a gestão do sindico e COMUNICAR POR ESCRITO OS ERROS E IRREGULARIDADES EMCONTRADAS, QUE PREJUDICARAM OS CONDÔMINOS.
Então, faça isso, explicando aos moradores que encontrou tais erros e que os conselheiros tinham assinado um acordo para não aprovarem .
Se você não vai fazer isso, nem adianta ficar no conselho pois você vai se sentir t]ão mal, eles vão fazer com que você saia por não suportar o ambiente.
Então, compre a briga, senão a coisa vai piorar. e ele vai continuar praticando irregularidades.
Muito obrigado pelas suas palavras, vou continuar denunciando qualquer irregularidade que encontrar. Att.
Estou pensando seriamente em ir para a Justiça. Obrigado pelas suas palavras de apoio. Att.
Estou pensando seriamente em ir para a Justiça. Obrigado pelas suas palavras de apoio. Att.
Cara Sra, meu parecer foi reproduzido na ata da Assembléia e mesmo assim não fez a menor diferença. Nem mesmo um elogio que o relatório recebeu do Diretor da administradora do condomínio e por mim divulgado também não surtiu efeito. Mas eu vou continuar infernizando a vida dele, não vou deixar o conselho, isso eu lhe garanto. Muito obrigado pela sua atenção. Att.
Caro Marcus,
Acho que procurar apoio no proprio condominio vai queimar mais você ainda, as pessoas honestas , serias que gostam de coisas corretas dentro de um condominio tem fama de encrenqueiro, que não deixa ninguém fazer nada, acusado de ditador por quer seguir o regulamento a risca etc,,etc e muito mais. O proprio sindico e parte do conselho ajudam a queimar sua imagem dentro do condominio. Mete logo um processo no síndico por calunia e difamação, e busque na justiça , por meio de suas denuncias aprovação do juiz para uma auditoria nas contas do condomínio, em sendo você do conselho , foi eleito representante para verificação das contas, se seus colegas de conselhos são omissos e negligentes eles tambem tem que responder o processo junto com o sindico.. Você pertence ao conselho e é voto vencido?, da para imaginar que o síndico tem poder de persuasão e mantem o conselho grudadinho com ele. Tem que acabar com esses pseudos síndicos "Os curiosos", Ser síndico é coisa séria , precisa de conhecimento e formação na área, eu nunca aceitei um mané como meu representante , mas ja fui voto vencido tambem , como esse ultimo que esta aqui (externo). Muitos condomínios colocam laranjas a frente para obter aparentemente vantagens , porque nesse país não tem fiscalização, se tivesse não era essa bagunça de colocar um nó cego pra fazer o que bem entende e ainda receber aplausos. Pronto falei. Aqui acabei de colocar o conselho e sindico em um processo, estou desde 2011 dizendo que tem que recolher impostos federais , municipais e eles não tomaram providências , estamos com mais de 40.000,00 de impostos para recolher e correndo risco da Receita nos abordar e lascar uma multa de 60.000 (´so de autuação) e somos 10 unidades, eu acho pouco pra esses donos que so querem alugar e receber seu aluguelzinho e que se dane o resto. Enquanto a Receita , Prefeitura etc...viver esperando denuncia, muitos prédios vão continuar sonegando e fazendo coisas erradas. A pouco uma participante me questionou se eu queria ajudar o governo, respondi que não é isso , o que quero manter são os princípios que recebi de minha falecida mãe que dizia...o que é seu é seu lute por ele, o que é dos outros nem cobice. A questão é ser correto com tudo e viver feliz. Há quem diga quem a gente deve procurar ser correto eu acho que a palavra deve , deixa você vulnerável, acho que a palavra deve procurar , deveria ser subsistida por TEM QUE.
Marcos - se você tem todos os motivos que o levaram a reprovar as contas, se Você tem uma carta altamente ofensiva a sua pessoa, contrataria um advogado e entraria com um processo de DANO MORAL contra o Sindico e também contra o condomínio (as pessoas estão sendo omissas). Peça para um bom advogado analisar e ver suas oportunidades de êxito. Não desista nunca de sua função de conselheiro e procure sempre ser verdadeiro em suas posições e comprovações. Quanto a aprovação de contas fica por conta da assembleia que normalmente tem meia dúzia de "gatos pingados" para as decisões.
José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Adm. de Empresas, MBA em qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Sindico Profissional.
Depois de mais de TRÊS anos imagino que o Marcus já resolveu a situação.
Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com