O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Liliane Taranto

O Zelador, que é terceirizado, pode advertir verbalmente um proprietário ou inquilino?

Por Liliane Taranto
40 dias

Houve um desentendimento entre o Zelador e o morador, em virtude de uma ordem do Sindico. O Sindico determinou que uma lixeira fosse colocada atrás de uma vaga de garagem do morador, sem antes conversar com o morador sobre a sua decisão. O Zelador cumpriu a ordem e o morador incomodado (não conseguia manobrar o seu veículo) tirou a lixeira do local e o Zelador devolvia no mesmo lugar. Isso aconteceu num espaço de tempo aproximado de seis horas (entre as 16 horas e 24 hora de uma sexta feira). O morador retirou a lixeira do local todas as vezes que saiu e o Zelador devolvia no mesmo lugar, por ordem do Sindico. Não houve a disposição do Sindico de conversar com o morador, nem o bom senso de mudar o local até poderem resolver amigavelmente a questão. Resultado: morador irritado jogou a lixeira e quebrou!
O Zelador "deu uma advertencia verbal ao morador" palavras do Sindico. E em seguida o Sindico multou o morador no valor de cinco condomínios (R$ 4.600,00 aprox) mais o valor da lixeira. Questionei o advogado da adminsitradora se o Zelador pode advertir o morador e o mesmo me respondeu que pode, pois ele é o preposto do Condomínio!!!! Estou muito inconformada com a situação, pois o Zelador que é terceirizado manda em todos nós? É isso? Ele mora no prédio ganha salário eu pago as contas de água, gás e condomínio dele e ainda corro o risco de levar uma bronca, é isso? Agradeço a atenção. A ocorrencia não foi comigo, sou apenas uma moradora nova no prédio.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

carlos alberto
carlos alberto respondeu
40 dias

Liliane, inicialmente o sindico jamais poderia aplicar multa equivalente a 5 quotas condominiais, essa multa deve ser anulada, ou pelo sindico ou judicialmente. Esse valor de multa só é aplicado em caso de reiteradas reincidências e mesmo assim deve ser submetida a uma assembléia para que possa ser aplicada.

O zelador não pode dar advertências a nenhum morador, é funcionário do condomínio e não tem esse poder, o único que pode faze-lo é o sindico, por escrito. Aconselho a recorrer desta multa indevidamente aplicada solicitando ao sindico que convoque assembleia para que possa apresentar defesa. Caso ele não o faça, e pelo jeito certamente não o fará, o poder judiciário com certeza irá anular essa multa.

CARLOS ALBERTO FRANCO - Adv
franco@adv.oabsp.org.br

Vesta Administradora de Condomínios

Olá, Eliane

O síndico primeiro deve fazer uma advertência por escrito e só depois multar, conforme o Regulamento Interno ou Convenção do Condomínio.

Atenciosamente,
Vesta Administradora de Condomínios
www.administradoravesta.com.br
comercial@administradoravesta.com.br
(21) 2323-7336

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.253 Compradores
329.346 Cotações
2.726 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...