Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Já mostrei para ele os problemas, já conversei, mas ele sempre diz que o problema não é dele. Moro no 1º andar, ele no 2º, a minha água não sobe, portanto, é claro que não é do meu cano o problema, mas já não sei mais o que fazer, gostaria de uma ajuda como devo proceder? Se posso acionar a a Policia ou a Justiça?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Participe o problema ao sindico e/ou administradora de forma expressa, caso nao dêem uma solução procure o Procon mais proximo e faca uma reclamação contra o Condominio e morador da unidade que esta a causar o transtorno, mas, se preferir procure o Juizado Especial de sua região mais proximo e lpromova uma ação de Obrigação de Fazer c/c Indenização contra o morador da unidade e o Condominio, uma vez que o problema pode ser responsabilidade de um ou mesmo dos dois.
Obs. A participação de um advogado é sempre importante, porém este tipo de ação pode ser proposta sem o patrocínio de um profissional de direito, basta dirigir a secretaria do JECC e relatar o caso, o serventuário do orgao sabe como direcionar o caso.
Atenciosamente,
Antônio de Hollanda
1º Passo- Mostre o vazamento para um encanador juntamente com o Síndico. O encanador poderá detectar a procedência desse vazamento e o Síndico enviará uma carta com (protocolo) ao morador relatando os fatos solicitando providencias.
Espere pelo menos uns 10 dias. Se nada for feito, o Síndico deverá enviar uma 2ª carta a esse morador e dizer ex ( se não forem tomadas as devidas providências o morador prejudicado procurará os seus direitos por via judicial )
Se ainda assim não for solucionado, então o 2º passo- fotografe as áreas afetadas e vá ao Juizado Especial (peq causas). que o problema será resolvido.
Olá Anna Beatriz
Aqui no SíndicoNet tem uma matéria que fala exatamente sobre isso. (veja abaixo) E há também um modelo de notificação para que o morador providencie o reparo com urgência.
Veja um trecho da matéria:
"Caso o vizinho não demonstre boa vontade, ou se recuse a efetuar os reparos, recomenda-se então formalizar o comunicado através de uma notificação em duas vias impressas. Deve-se pedir que o notificado assine uma das vias, mostrando que está ciente do problema.
Se, mesmo assim, o vizinho de cima se recusar a tomar as providências necessárias, a parte prejudicada pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível. Pode-se obter liminar para efetuar os reparos, além de possível indenização."
Fonte: SíndicoNet VAZAMENTOS ENTRE APARTAMENTOS http://www.sindiconet.com.br/6884/Informese/Divisao-de-despesas/Vazamentos-entre-apartamentos MODELO DE NOTIFICAÇÃO http://www.sindiconet.com.br/364/Downloads/Notificaao-de-vazamento
A primeira coisa a ser feita é verificar de onde procede o vazamento, se é da unidade ou da coluna central. Caso seja da unidade, o problema deverá ser resolvido entre as partes, pois o condomínio não ter poder para intimar ou mesmo obrigar o morador da unidade a proceder os reparos, portanto está errado quem te orienta a entrar com uma ação contra o condomínio. O que o sindico pode fazer é uma notificação a unidade relatando os fatos, mas se a unidade não tomar providências, a atuação do síndico termina ai. Resta ao morador que esta com o problema recorrer ao Tribunal de pequena causas, levando fotos , orçamentos e tudo mais que servir de prova, para então conseguir a solução.
Att
Leonel
O Leonel tem plena razão. Para simplificar: se o vazamento for da coluna central a responsabilidade é do condomínio e se provém dos canos ou tubos do vizinho (ramais) , a responsabilidade em consertar é do vizinho.
O Leonel está absolutamente correto em seu comentario.Desde que comprovado que um determinado apartamento é resposavel pelo vazamento e infiltração,o sindico o notifica dando um prazo para o conserto e orienta o prejudicado a recorrer a justiça se não forem tomadas providências.
A resposta do Leonel Machado esta correta, o síndico não pode chamar para si todos os problemas acontecidos dentro das unidades. O que ele pode é conversar com o morador, informar o que se passa e indicar um prestador de serviço caso necessite. Os moradores tem a mania de achar que o síndico tem que desentupir sua pia, seu banheiro, reclamam até da TV por assinatura, não é bem assim . Ele apenas pode indicar alguém para executar o serviço já que conhece vários prestadores. Fotografe e notifique seu vizinho por escrito pedindo solução, caso não surta efeito procure o juizado de pequenas causas, assim vc pode pedir o reparo do seu banheiro e danos morais por desídia.