O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Maria

A sindica acha que eu não existo no condomínio

Por Maria
12 dias

Sou proprietária de um imóvel que mantenho alugado num condomínio. Desde que uma sindica assumiu a administração ela me trata como se eu não existisse no condomínio. Não recebo atas, balancetes, informes e sou informada das assembleias através de terceiros. Reclamei deste assunto pessoalmente com a sindica e nada adiantou. Ano passado abri uma reclamação sobre isto no livro de ocorrências porque teve obra e eu não fiquei ciente. A sindica escondeu o livro por meses após minha reclamação. Mesmo assim nada adiantou. Posso entrar com processo contra a sindica sobre este respeito ? O que eu devo fazer ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
12 dias

Você já comunicou por escrito seu endereço para os assuntos do condomínio?

A lei da locação diz que é dever do inquilino entregar imediatamente ao locador os documentos de cobrança de tributos e encargos condominiais, bem como qualquer intimação, multa ou exigência de autoridade pública, ainda que dirigida a ele, locatário. Seu locatário não estaria recebendo essa correspondência por você?

Veja bem: a se constatar que você não é convocada para as assembleias em tese você pode tentar a impugnação judicial das deliberações. Mas não vai funcionar se você não conseguir comprovar que alterou seu endereço.

Você não mora no prédio, como sabe que ela escondeu o livro?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Maria
Maria respondeu
12 dias

Prezada Marisa,

Agradeço a resposta. Coloquei meus contatos junto à reclamação no livro de ocorrências e já tinha feito o mesmo anteriormente numa assembleia e numa conversa pessoal com a síndica.
Meu inquilino não recebe nada do condomínio. Tudo o que ele recebe no meu nome ele me avisa.

Abraços

Maria
Maria respondeu
12 dias

Prezada Marisa,

Quanto a informação de esconder o livro, soube através de antigos vizinhos que moram neste condomínio, o qual mantenho contato até hoje.

Abraços

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
12 dias

Maria o livro de ocorrências não é o local apropriado para comunicar mudança de endereço principalmente porque o livro fica com o condomínio e não com você. Portanto te aconselho a informar seu endereço em carta com AR ou protocolada. Se vocês tiverem administradora comunique também à administradora.

E avalie se vale a pena para você tentar a impugnação das deliberações ocorridas em assembleias para as quais você não foi convocada.

E é importante também você dar uma espiada na convenção, para ver se tem alguma disciplina sobre o assunto, talvez você tenha que pagar as despesas de correio.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Fernando Capo - Síndico Profissional

Todas as assembleias que houveram, aonde algum proprietário, não tenha sido devidamente convocado, a assembleia poderá ser impugnada, sendo que as resoluções ali tomadas, passam a ser nulas.

Fernando Capo - Síndico Profissional
capofernando@uol.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

109.178 Compradores
341.384 Cotações
2.788 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...