O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
JULIANA LINS

O proprietário da casa vizinha reclama do mau cheiro da lixeira do meu prédio. Como devo proceder?

Por JULIANA LINS
30 dias

Boa noite. Eu moro em um condomínio (com 10 apartamentos), onde há uma lixeira de alvenaria. A mesma tem uma porta de metal e é de acesso exclusivo dos condôminos.
Nós temos um vizinho que é anterior à existência do condomínio e fez a construção de sua residência e de um pequeno mercado colados ao nosso muro e a nossa lixeira fica no fim de nossa propriedade (isto é, colada com o estabelecimento comercial do vizinho).
Em nosso bairro, não há coleta de lixo aos domingos. Logo, o lixo do condomínio fica na lixeira durante os dias de domingo e segunda-feira, aguardando coleta (que se dá no turno da noite).
O supracitado vizinho reclama que o mau cheiro da lixeira incomoda seu comércio durante o dia, nas segundas-feiras, e ameaçou processar o condomínio. Como devo proceder?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
30 dias

Boa noite! Sendo original do projeto não há muito o que fazer , uma vez que a municipalidade aprovou,mas nada impede o condomíno de alterar caso seja possível.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Derek
Derek respondeu
30 dias

Juliana, a lixeira está suportando todo o lixo ou a porta está ficando aberta? Os lixos estão sendo acondicionados corretamente na lixeira?

JULIANA LINS
JULIANA LINS respondeu
30 dias

Os moradores mais antigos me informaram que o local da lixeira não é original do projeto. Ela foi construída há cerca de 10 anos e o condomínio já vai fazer 13 anos de construção.
O lixo não fica exposto em nenhum momento. Ontem, por exemplo, a lixeira estava na metade da capacidade, quando o vizinho reclamou. E já eram 20h, isto é, faltavam apenas 2h para ocorrer a coleta.
Na minha opinião, o incômodo do vizinho se deve mais à imprudência na construção dele. Ele não respeitou as distâncias mínimas determinadas por lei e, por isso, suas construções ficam tão perto da lixeira.

Juliana Lins

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
30 dias

Oi Juliana!
Não tem como dizer quem está certo ou errado, sem ver a situação e plantas.
Deixe-o entrar com uma ação para ver quem está errado?
O lixo para estar nesta situação de mau cheiro deve-se a não estar bem condicionado ou pela questão de falta de higienização do local.
Um abraço!

MARÇAL - Síndico Profissionalmente - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 991098649
Bacharel em Administração de Empresa

JULIANA LINS
JULIANA LINS respondeu
30 dias

O lixo não está em situação de mau cheiro. O problema é a falta de coleta nos domingos, pois nos demais dias ele não se queixa.
Somos apenas 10 apartamentos e 4 passam o final de semana fora. Ou seja, ele está reclamando de 12 sacolas de lixo de 10 litros.
Além disso, a lixeira é lavada toda terça de manhã e toda sexta à tarde.

Juliana Lins

Danimar
Danimar respondeu
30 dias

Se não há coleta de lixo aos domingos, cada morador deve colocar seu lixo na lixeira somente na segunda feira quando haverá a coleta.

Fonte: Danimar - Guarujá

DANIMAR ADMINISTRA��ÃO - GUARUJÁ/SP

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
29 dias

Juliana, boa tarde, há uma substância que neutraliza os odores, geralmente essas empresas de limpeza vendem, 3m e outras.

Luz del Carmen Pimentel Medel (Mediadora OABSP 337.943)

Sra. Juliana,


O vizinho foi imprudente ao construir rente ao muro do prédio sim. Mas parece que a construção do prédio instalou a lixeira também sem respeitar recuo do muro.

Converse com o vizinho e pergunte se ele teria alguma sugestão para melhorar o incomodo, informando que você vai tomar precauções como por exemplo, (sugestão): comprar plastico preto grosso usado em construção e fazer saco maior que sirva para nele depositar todos os sacos de lixo despejados no local nos finais de semana.

Ou, o saco de lixo - depois de fechado - ensacado em outro que poderá ser reutilizado. Por economia teria que fazer isto somente para os finais de semana. E ainda fazer a higienização da lixeira aos sábados e também na segunda de manhã.

TNA - Câmara Nacional de Mediação e Arbitragem. carmenpimentel@uol.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...