Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Hoje apareceu um risco e ele diz que foi o pessoal que tira lixo reciclado, mas não tem provas. O condominio tem que pagar as despesas da pintua do carro dele?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Oi
Se ele conseguir provar que foi o pessoal que recolher o lixo, sim vocês terão que pagar.
Porque vocês não passam a monitorar as garagens com CFTV? Assim ao menos fica fácil apurar as responsabilidades. E claro, o condomínio responde por danos causados pelos seus prepostos.
Axé
Sra. Eliani,
que os brasileiros tem um grande amor por seus automóveis, isso todos nos sabemos!
O que não pode é o condomínio ficar refém ou dedicar exclusivamente aos cuidados com a garagem.
A garagem é apenas uma das partes comuns do edifício, e com certeza a mais problemática, por guardar um bem valioso como o automóvel, podendo até, dependendo dos valores, chegar a custar 50% do valor do imóvel.
Lhe aconselho a adotar medida similar à que sugeri nos edifícios em que morei,
se não for possível de imediato adotar a instalação de CFTV, que alem de oneroso precisa ser aprovado em assembleia, a simples produção de um protocolo de controle, pode ser eficiente.
Coloque em uma folha imagens de diferentes ângulos de automóveis como referencia (lateral D, Frente, Lateral E, Traseira, etc), abaixo espaço para o porteiro preencher com as anotações de observações da entrada no prédio, uma para cada veiculo.
Acredito que só o fato de ser tomada a iniciativa já coibi qualquer abuso.
* Se precisar, posso mandar um modelo em Word.
Fonte: Du Saggese soluções . criativas
Eliani, normalmente as convenções não permitem que o condominio seja responsavel por batidas, riscos etc. , veja a sua. Somente se ele comprovar com testemunas ou CFTV, ou ainda se o condominio mantiver manobristas, caso contrario, as batidas e riscos ficam por conta do condomino que bateu e deve indenizar o outro.
Francisco
Não Eliani,
Se todo risco que aparecer em carros o condominio for pagar, fica no vermelho. Vai chover de sabidão querendo tirar proveito.
Ele precisa ter provas de que foi o funcionário do condominio que riscou.
Se ele não t,m, então ele arca com o preju;.
O porteiro vai fiscalizar cada carro que entra e sai da garagem? E a portaria?
Se aceitar a sugestão, comece a pagar acúmulo de função para os porteiros porque isso é desvio de função...
No caso ele diz que foi um preposto do condomínio, então quem tem que pagar é o condomínio.
Sr. Antonio,
não sei como é feito o controle da entrada de garagem nos edifícios em sua região,
mas aqui na Zona Sul do Rio, é comum o porteiro até fotografar a entrada de cada veículo.
ola bom dia ! no meu condominio avia algo assim coloquei cameras de segurança acabaram-se os problemas ( instalação das cameras munitoradas por computador usa-se placa de captura para que as imagens fiquem arquivadas .)
Pois é... sempre existirão os espertos.
Arranham o carro na rua e apenas percebem qdo chegam ao condomínio.
A proposta do Eduardo é boa, desde que haja poucos carros e dê para o porteiro fazer sem prejudicar seu trabalho de portaria.
Na realidade é ter o processo que os estacionamentos comerciais praticam qdo se entra neles, o nosso carro é vistoriado e marcado em um ticket o estado do veículo e notificado a nós - "Olha, tem um arranhado aqui!" e isso fica no ticket. Em condomínio gde significaria ter um controle de acesso de estacionamento para a portaria de garagem. De uma certa forma, um overhead para entrar - cada carro sendo inspecionado e, apenas entra outro após fim da inspeção anterior. Acho excelente e acabaria com todos os problemas.
Porém, continua a questão: se o carro aparecer arranhado - não é responsabilidade do condomínio! Ocorreu dentro da garagem e, se não sabe quem foi, o prejuízo será do dono do carro. Aí só CFTV para pegar as imagens e colocar na mão da vítima para que ela corra atrás;
Uma dúvida que possuo é se ter CFTV na garagem atrai para o condomínio a responsabilidade sobre a guarda, mesmo que a Convenção diga o contrário. Vou perguntar ao fórum...