O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
william

Vazamento de apartamento refletindo na conta de água do condomínio

Por william
46 dias

Caros amigos:

Foi descoberto em meu prédio um vazamento de água oriundo de um apartamento do edifício em que moro. Acontece que a conta de água é unificada, isto é, vem em nome do edifício. Qual não foi minha surpresa que tal conta veio num valor astronômico ( próximo dos R$ 10.000,00). Neste caso de quem é a responsabilidade do pagamento?
Se o Condomínio pagar esta conta (rateio com valor enorme) posso me recusar a pagar alegando que a responsabilidade do vazamento é do proprietário deste apartamento e, portanto, é ele que tem que arcar com o valor uma vez que foi o apartamento dele responsável por tal conta?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
46 dias

Se vc se recusar a pagar a conta, a Sebasp irá cortar a agua do condominio e os condominos irão querer esfolar vc. Portanto, pague a conta, e depois veja a diferença e cobre do apto responsavel pelo vazamento. E daqui por diante, a fim de evitar surpresas, controle diariamente o consumo de agua fazendo a leitura do medidor e anotando-a numa ficha.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
46 dias

william Não você não pode recusar o pagamento, mas tem a possibilidade do sindico ir na empresa como a cópia da ata que o elegeu e parcelar a divida. Assim ficará mais leve para todos.
Isto aconteceu no meu condomínio e tentei imputar a obrigação a condômina, entrando como condômino no Juizado contra ela, achei que tinha prova com a filmagem da descarga vazando, mas Juizado não aceitou, mandou realizar a individualização da água na edificação. Coisa de 3 anos atrás aconteceu a mesma coisa só que em outro apto. A conta foi parcelada pela CEDAE. Por ser 20 unidades não querem realizar a individualização e prédio construído em 68/69. Dificulta a individualização, porque a maioria dos canos são de ferros e já não aceitam roscas. 0k
Você poderá tentar acionar no Juizado Especial o dono do imóvel, mas acredito que não conseguirá nada. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
46 dias

Boa noite! Todos pagam por não ser consumo individual.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
46 dias

Está parecendo mais ingerência da síndica do que culpa do condômino. Evidente que condomínios de água coletiva o consumo deve ser medido todos os dias para que a qualquer aumento de consumo já se tomem as providências cabíveis.

Em todo caso a conta é do condomínio e todos os condôminos pagam. Constatado o vazamento a SABESP vai retirar boa parte desse valor porque a água vazada não foi para o esgoto e com certeza vai parcelar o resto.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
45 dias

Prezado William, você não tem respaldo para negar o pagamento da sua cota parte, já que é devida á todos os condôminos. No entanto, em um processo judicial você pode atribuir a culpa por esse incidente ao síndico e ao morador do apartamento onde iniciou o vazamento, pedindo que ele (eles) seja responsabilizado pelo valor.

Estou à disposição para eventual auxílio jurídico, ressaltando que a análise concreta de casos específicos se enquadra em serviço de consultoria jurídica, portanto, sujeita-se ao ajuste prévio de honorários.

Atenciosamente.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...