O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Jakeline baldim

aqueles sininhos mensageiros do vento e fica pendurado na janela

Por Jakeline baldim
51 dias

Meu predio é um retângulo com um vão no meio e as janelas e portas dão para esse vão. Não tem isolamento acústico.
Minha vizinha tem um sino mensageiro do vento na janela que fica fazendo aquele baralho irritante todo dia que ecoa em todo o prédio, que épequeno, sócom 13 apartamentos. Aos sábados e domingos quero descansar, aí sim, faz barulho o dia todo. Já reclamei com a vizinha e com o síndico, mas nada foi feito.
Posso exigir do síndico uma providência?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (9)

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click respondeu
50 dias

Sra. Jakeline,
Ela pode (e deve) ser advertida com base na Lei 10.406 artigo 1.336. São deveres do condômino: IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao SOSSEGO, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

Assembleia.Click - A evolução da assembleia de condomínio desde 11/2000.
(13) 99144-4943 - Administrador desde 1998 - No Sindiconet desde 2009.

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
50 dias

Eu conheço esses sininhos, mas acho o som bem discreto. Peça ao sindico para ir ao seu apto e verificar esse som.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Derek
Derek respondeu
50 dias

Estou de acordo com o Sr. Luiz da maneira como você expôs faz parecer que ela instalou um sino de igreja.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
50 dias

Jakeline eu gosto do som dos sininhos mas não insistiria em tê-los se incomodassem a vizinhança. Em todo caso a postura dessa moradora é outra e eu não acho que o som desses sininhos ultrapassem os decibéis permitidos de forma que não vejo como ela ser autuada.

Já que o som é aversivo para você não seria possível, em nome da sua tranquilidade, providenciar isolamento acústico no seu apartamento?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Jakeline baldim
Jakeline baldim respondeu
50 dias

Agradeço às respostas.
Sei que tem pessoas que não vão concordar comigo.
Mas quero enfatizar que estamos em uma pandemia, que eu estou sendo impedida de trabalhar no modo presencial e estou trabalhando em casa, sendo assim fico em casa o dia todo e todos os dias.
Quando eu estava trabalhando eu achava que tinha que suportar o sininho aos finais de semana, mas hoje vejo que não tenho, é muito chato e o direito da pessoa em manter o sino acaba quando começa o meu direito de não querer ouvir.
Em um condomínio cada pessoa tem que cuidar sim de não incomodar os outros cada um tem uma sensibilidade auditiva diferente e os ruídos possíveis de ser evitados tem de ser.
Não é como um choro de um bebê, por exemplo, que não dá para evitar.
Sobre colocar isolamento acústico no meu apartamento não é possível, pois ele é alugado, mesmo que eu fosse a proprietária não acho que seria razoável um gasto desse por conta de um sininho que a pessoa pode simplesmente retirar da janela se sabe que está incomodando.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
50 dias

Jakeline incômodo é relativo. Baixe um medidor de decibéis no seu Smartphone e se o barulho estiver acima do que a lei considera suportável você terá base para processo. Do contrário, independente do que qualquer um de nós pensarmos ela tem direito da crença dela.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Jakeline baldim
Jakeline baldim respondeu
50 dias

Eu sou fonoaudióloga. Sei medir o som.
A crença dela não pode estar acima do impacto que o ruído causa em minha vida. Ela poderia sim, se o som não estivesse ultrapassado as paredes do apartamento dela.
É possível uma pessoa exercitar suas crenças sem incomodar os outros.
Como eu já disse em um condomínio tem que se preservar o bem comum, o desejo individual não pode sobrepor ao incômodo do outro e todos têm de ter bom senso.
Para mim, a resposta mais razoável foi a 1°, que visa o direito dos condôminos ao sossego, mas agradeço a todos pelas respostas.

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
50 dias

Prezada Jakeline, realmente o barulho desses sininhos é tão ensurdecedor ao ponto de incomodá-la tanto? Enfim. Em caso positivo você deve relatar o problema ao síndico (de preferência, produza um áudio enquanto ecoa o barulho para fins de provas) e solicitar que ele adote as providências, se for caso, tais como advertência ou multa. Se ainda assim não resolver você poderá ingressar com uma ação judicial contra essa vizinha, mas realmente pensa se vale a pena chegar a tanto, principalmente se não for um barulho considerado excessivo para os padrões normais.

Estou à disposição para eventual auxílio jurídico, ressaltando que a análise concreta de casos específicos se enquadra em serviço de consultoria jurídica, portanto, sujeita-se ao ajuste prévio de honorários.

Atenciosamente.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Jakeline baldim
Jakeline baldim respondeu
50 dias

Caro Wesley da Silva Lourenço, o ruído não precisa ser ensurdecedor para incomodar. Agradeço a gentileza, obrigada, mas se eu for procurar um advogado vou procurar um que pense como eu.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...