Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
O livro é dos condômios e o mesmo pode ser visto por qualquer condômino.
O ideal é que o livro fique na portaria, para todos - sem restrição - poderem olhar e anotar suas reclamações...
Na guarita temos um livro de sugestões e reclamações, caso um condomino seja advertido e multado por motivo de um outro condomino ter escrito no livro alguma infração que ele tenha cometido, esse condomino advertido tem o direito de ter acesso a esse livro e conferir quem o denunciou, Certo? Mas isso está gerando um desconforto em nosso condominio, pois um condomino que foi multado está se vingando da pessoa que reclamou de bagunça na casa dele altas horas da madrugada, com palavras de baixo calão e musica alta, com multas de transito, então o que fazer nessa situação?
Primeiro se a pessoa está cometendo barulho de vingança, está afetando a todo o condomínio e não apenas 1.
Então, aplique a advertência ou se for o caso de multa, multe.
Se tratar da 3a. reincidência, leia a tua convenção e aplique a multa crescente.
Na minha convenção e RI está descrito que o síndico pode aplicar multa de até 5 valores condominiais. Assim, a 1a. multa vale 1 valor de condomínio, a 2a. multa é 2 valores condominiais e aí por diante.
Boa tarde prezada,
É uma situação comum e corriqueira, porém que pode trazer estes riscos aos condôminos.
Assim, recomendo a utilização de caixa de reclamações, na qual fica na portaria, porém, fechada, ou seja, trancada, onde, somente o síndico tem a chave do cadiado.
O morador faz a reclamação e deposita na urna, que deve ser analisada diariamente pelo síndico, igual ao livro de ocorrências, porém, preservando o reclamante.
Lembre-se, o livro de ocorrencias serve apenas para o síndico tomar as medidas a cabíveis e se for o caso, aplicar mutla ao infrator, e tal livro, mesmo sendo dos côndôminos reclamarem, ele é importante para o síndico, que terá provas se no futuro for questionado sobre a infração e a multa aplicada.
Agora, para os condôminos, tanto faz, livro de ocorrência e ou, caixa de reclamação, correto, ?
Abraços - Kleber - SP