Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Pedi demissão, assembléia optou por sindico profissional, o mesmo vai ao condominio 1 vez
por semana com um salário de 3.000,00 por mes. Nossa sub sindica se dirigiu a portaria e disse aos porteiros que agora quem manda é ela pois o sindico é seu amiguinho. adeixou claro também que acabou a corja do antigo sindico.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Geraro síndico é cargo de confiança e como tal eu acredito que não deva "bater ponto".
As pessoas têm a mania de querer cobrar a presença do síndico "tantas vezes por semana, de tal a tal hora" e esquecem que por vezes a presença do síndico será requisitada fora dos horários contratados. E aí? Pagar-se-iam horas extras? Ele precisará estar presente em audiências, precisará acompanhar obras, estar presente na administradora. Se a coisa está funcionando a contento, por mim o síndico pode nunca aparecer no prédio que eu dou por bem gasto o pró-labore dele.
ENTRETANTO vocês precisam verificar o que ficou combinado na assembleia, ou se houve algum contrato, assim como verificar se a assembliea autorizou essa delegação de poderes ao subsíndico. Valerá o que foi determinado.
Um dia bem trabalhado vale por uma semana de "enrolação". No meu caso íamos ao prédio semana sim, semana não e nem por isso a administração deixou a desejar. Enfim, é minha opinião.
Abraços
Genaro, síndico profissional ou condômino não precisa ser onipresente no condomínio, deve administrar o condomínio, mas isso não significa estar ali full time; é bom verificar o que ficou acertado no contrato com o profissional. Com relação a delegar tarefas ao sub, muitos síndicos fazem isso, independente de profissionais ou condôminos, não vejo nada de anormal, agora "esse linguajar" da sub é que é totalmente inadequado.
Genaro,
Administrar com ferramentas corretas tornam a presença física desnecessária. Salvo em situações específicas.
Em um condomínio bem estruturado cada funcionário sabe o que fazer, tem segurança para exercer suas funções e, a presença do administrador torna-se dispensável.
Porém, quem define os papéis é o síndico.
Se isso foi definido em teu condomínio e, houve um contrato com o síndico profissional que estabeleceu a presença física 1 vez por semana, nos valores estabelecidos, assim será.
Normalmente os contratos de síndicos profissionais versam de R$ 15,00 a 50,00 por apto.
Certamente o condomínio contratou pq ninguém interno quis ser síndico. E o valor de R$ 3,000,00 é o valor que o condomínio pode pagar. Se quiser síndico presente mais vezes, deverá ajustar o valor.
A subsíndica ficou como elemento "meio de campo" para as situações que necessitem de alguém do corpo diretivo mais imediatamente. Provavelmente se não tivesse essa ação da subsíndica, o síndico teria que comparecer mais vezes e o valor seria maior. Óbvio o rateio condominial maior tb.
Genaro,
Se isso foi aprovado em AGE, não há o que fazer. Quantas torres têm seu condominio e quantos aptos.?
É muita grana para ir uma vez por semana.