Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Moro em um condomínio onde a comunicação é falha e a participação geral não é satisfatória. Há moradores que preferem não se indispor com o síndico, apesar de às vezes ficarem contrariados com algumas ações deste.
Pretendo propor um canal de comunicação permanente, tipo lista de discussão por e-mail, para debatermos os assuntos atinentes ao condomínio. Mas, para assegurar que todos recebam a proposta, pretendo coloca-la por debaixo da porta de cada apartamento. A ideia é de que, em havendo o canal, haja mais participação e fluidez de informação.
Primeira pergunta: alguém já colocou cartas por debaixo da porta e obteve bom retorno dos condôminos?
Segunda pergunta: lista de discussão por e-mail do condomínio funciona?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Richard,
Costuma funcionar sim porém a gestão é trabalhosa.
Criamos um grupo na plataforma do Google Groups para comunicação entre os moradores do nosso condomínio e havia uma grande participação.
O problema é que as pessoas não costumam medir as suas palavras quando escrevem na web e algumas postagens geravam grandes polêmicas.
Outras postagens eram colocadas de forma ofensiva e por esta razão a síndica desprezava o fato da reclamação ser pertinente e acabava discutindo a ofensa e não atuava na solução do problema.
Se você tiver tempo vale a pena pois a agilidade na postagem de uma opinião é muito rápida, mas aconselho a criar antes de mais nada um "código de conduta' com alguém constantemente interferindo nisto, ou seja excluindo as postagens consideradas ofensivas.
www.cops.net.br
Richard,
Eu nunca fiz isso, mas deve ter quem tenha feito. Tudo é válido para melhorar a comunicação dentro do condominio.
Não saberia como é que atraves de emails, se cria um forum de discussões.Acho que não funciona. Quem sabe criar um blog ou coisa parecida?
Olá Richard,
Excelente sua idéia, e-mail são uma forma excelente de manter uma comunicação rápida e eficiente, implantei esse sistema desde o inicio do condomínio do qual sou sindico desde a implantação. Me permita dar algumas sugestões.
* Antes de colocar cartas por baixo da porta mande um comunicado junto com o boleto, a resposta é boa.
* Monte um grupo no google, como sugeriu nosso amigo ai em cima; porem;
* Desabilite a função de postagem de membros, só você vai postar.
* Configure para as respostas voltarem para o autor da postagem, assim só você recebe as respostas.
* Não autorize NENHUMA postagens de condôminos, só o fato de moderar uma ou outra já vai criar atrito com os demais moradores, por outro lado liberar todos faz o grupo virar uma bagunça.
* Se concordar com alguma ideia de condômino, avise ele e poste como sendo sua. Falar que outra pessoa propôs pode gerar desconforto com aqueles que sugeriram coisas que você não concordou e não postou.
* Configure para que somente você tenha acesso a lista de e-mails dos membros, assim evita que alguém colete estes dados e dispare spams.
* Separe um tempo por dia e responda os e-mails rapidamente. Acredite, isso compensa e melhora muito a comunicação e clima geral do condomínio.