Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Sou síndico de um prédio antigo que ficou muito tempo sem se fazer investimento. tenho trabalhado para melhorar a cara do prédio, focando principalmente em itens de segurança como sinareiras dos portões, reformas dos elevadores e iluminação.
Acontece que há moradores que não estão satisfeitos com o aumento do condomínio. Uma em especial. Como devo me prevenir para tentar harmonizar a situação e ter argumentos em minha defesa na próxima assembleia Ordinária?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Tomas,
Acho que simplemente falar a verdade.
O condominio não pode ficar sem menutenção porque perde o v alor e fazer melhoria aumenta o valor agregado.
Claro que algumas obras voce precisa fazer assembléia dependendo do valor da obra e da qualaidade da obra(util, necessária, voluptuária).
Não dá para trabalhar e fazer melhorias sem reajustar a taxa condominial.
Sr. Tomas. Sendo totalmente transparente nas suas atitudes. Tenha sempre Notas Fiscais, orçamentos etc. Como o senhor tem "uma em especial" (graças a Deus é só uma!), procure, sempre, discutir suas idéias com o Conselho e, se necessário até com a assembleia.
Não espere agradar a todos porque é impossível!
Eu nem tentaria. Deixe que o seu trabalho fale por você. E se alguém quiser o cargo, na prática estará te livrando de uma monumental dor de cabeça.
Boa sorte
Marisa, que ruindade !!!!!!!!!!
Esta semana estava fazendo as contas para pagar o 13º para os meus funcionários e "descobri" que, como chefe e general da tropa ganho 1/3 do que ganha meu zelador, ganho metade do dois que estão contratados como "Serviços Gerais", ganho 1/4 do meu vigia.
Respondo nas esferas Civil, Criminal, Trabalhista, Tributária, Previdenciária e Ambiental!
E sabe o pior? Conheço você e mais uma meia dúzia aqui no site que estão há muitos anos nesse mesmo sofrimento e não largamos.
Ser Síndico é um sacerdócio.
Um dia vão exigir que o Sindico faça votos de castidade!
Rsrsrs Osni, eu nunca faço essa conta que é justamente para não constatar isso e acabar "deprê".
Com faculdade de primeira linha, anos e anos de experiência, 3 cursos na área de condomínios e é isso, ganho menos que meu Auxiliar de Serviços Gerais que é semi-analfabeto (pior, o anterior era analfabeto mesmo, é mole?!?!)
O legal é ouvir de quem saiu do condomínio que tem saudade da época que morava aqui onde a organização funciona, e ainda de quem não sai pois seu patrimônio está bem administrado e se valoriza ao longo do tempo, isso, meu amigo, (como diz o cartão de crédito) não tem preço.
Mas, enquanto não exigirem os "votos de castidade", eu continuo na área, a gente acaba "fisgado", não é mesmo?!
Abs
Tomas, deixe seu trabalho falar por você, mas trabalhe e documento tudo que está fazendo, faça fotos do antes e depois e pesquisa de valor com corretores, qto valia e qto passou a valer a unidade depois que vc está pondo a casa em ordem, na assembleia de prestação de contas não mostre só números de balancetes, mostre o estado que estava o condomínio e como está ficando e qto isso está valorizando o patrimônio de cada um; mostre que os condôminos não estão gastando e sim investindo seu dinheiro em seu próprio patrimônio.
Aqui faço isso, monto uma apresentação (com datashow e tudo) para mostrar como estávamos no início do ano e o que fizemos ao longo do ano, até a festa de confraternização dos funionários vai pro telão (detalhe, a festa não tem custo pra nós), e por fim apresento o valor de mercado das unidades tanto para a venda como para a locação e o prazo, cada vez mais curto, de venda e de locação, já tive casos de inquilino sair de manhã e o outro querer entrar na tarde do mesmo dia.
Enfim, se o seu trabalho não é visto mostre-o, trabalhe o marketing, assim quem for contra os gastos que vc está fazendo verá que vc na verdade está aplicando o dinehrio dele e dando um retorno que ele não estava tendo.
Boa sorte.
Bom dia Tomas,
Vou te dar uma dica, funciona sempre quando a incorporo no dia a dia, essa pessoa que vc relata(uma em especial), tente, informalmente aproximar-se dela e aos poucos justifique tais atitudes/procedimentos, diga que está aberto a sugestões e que ela é muito importante no conjunto da obra.
Com esta atitude, "pintará" uma caricatura de sua gestão junto aos demais, bem mais favorável ao seu trabalho, criando uma corrente a favor.
É uma possibilidade.
Sr. Tomas não espere agradar todos os moradores é meio "missão impossível" .
Creio que se o sr tem feito um bom trabalho não deve se preocupar em defender apenas apresentar o que foi feito e colocar toda a documentação à disposição dos moradores. Qualquer pessoa, mesmo sem concordar, entende que para fazer melhorias tem custo ou melhor investimento, já que um prédio bem cuidado aumenta seu valor no mercado.
O que o sr. tem que cuidar é para que as obras sejam aprovadas em assembléia antes de serem executadas, especialmente as mais caras. Assim mesmo que um ou outro não concorde e reclame, vale o que a maioria decidiu o sr apenas está cumprindo as determinações da assembléia.
Mesmo com boa intenção, muitos síndicos acabam fazendo diversas obras sem passar por assembléia e aí nesse caso se os moradores começam a reclamar eles estão amparados pela lei, porque o síndico esta decidindo os gastos com obras, sozinho sem passar por assembléia o que não pode.