Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×EM UM ENCONTRO QUE MEU MARIDO TEVE COM O SÍNDICO DO NOSSO PRÉDIO NA GARAGEM E O PEDIU QUE QUERIA VER OS ORÇAMENTOS DE UMA OBRA QUE FOI FEITA NO PRÉDIO, PARA PODER ACERTAR O PAGAMENTO DO CONDOMÍNIO, O SÍNDICO FOI LOGO O CHAMANDO DE CALOTEIRO E A TESTEMUNHA QUE TEMOS SOU EU, SUA ESPOSA.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Maria, vc quer saber se é possível um processo por injúria?!
Vcs podem entrar com o processo, afinal todos podemos processar a todos, desde que tenhamos alguma ocorrência, no entanto, o seu testemunho será visto com ressalvas, uma vez que vc é esposa do ofendido; é quase certo que o juiz venha a qualificar como "discussão com nervos aflorados" e mande arquivar o caso, afinal, nem outros moradores ouviram a tal ofensa, então a imagem do seu marido continuou intacta após esse incidente.
Enfim, não vai dar em nada, mas sim em despesas para vcs e para condominio, pois o síndico irá contratar um advogado por conta do condomínio para defendê-lo, uma vez que a ococrrência foi em função do cargo de síndico.
OK?!
Sra. Maria Carmen, A Ângela está correta no conselho que deu. Só não entendi quando a senhora escreve " QUERIA VER OS ORÇAMENTOS DE UMA OBRA QUE FOI FEITA PARA PODER ACERTAR O PAGAMENTO DO CONDOMÍNIO,
Acho a postura de querer ver ver os orçamentos até aceitável (não foram apresentados na assembléia)?
Para termos direitos temos que cumprir com os nossos deveres;
Caloteiro é sinônimo de "mau pagador", só isso!
Sra. Maria a atitude dele está errada. Se um morador não está em dia com suas obrigações perante o condomínio ele tem é que cobrar, utilizando os meios legais e não desacata-lo .
Mas também acho que o condômino não tem que condicionar o pagamento de sua contribuição a ter acesso a documentação. Ter acesso a documentação é um direito do condômino o síndico deveria disponibilizar, marcando um horário para que vissem os documentos.
É complicado essa situação, podem processar o síndico por injuria mas onde isso vai levar? valerá a pena tanto desgaste? E em caso de processa-lo o condomínio ainda terá mais despesas porque com certeza ele irá se defender como síndico no exercício da sua função. E vocês pagaram o processo como autores e também na defesa do réu.
Maria analisa comigo:
1º Qualquer abordagem para ver documentos deve ser solicita pelos canais compententes: administradora, livro de ocorrência, carta com AR, etc. mas na garagem? Me parece falta de respeito pelo tempo do outro.
2º Vincular pagamento à vista de documentos não se sustenta em um tribunal, mormente se esse orçamento foi aprovado na AG. Seu marido tem a opção legal de reunir-se com 1/4 dos condôminos e convocar uma AGE, da qual ele não participará estando inadimplente. E tem a opção legal de acionar a justiça em Ação de Exibição de Documentos, mas prestação de contas é devida apenas à assembleia; a justiça até decide, se a assembleia não se reunir.
3º Parar de pagar é ficar nas "costas dos vizinhos", porque os sofridos adimplentes vão bancar a sua parte da obra e das demais despesas do prédio.
4º Esposa dificilmente será aceita como testemunha.
O que você espera que um juiz decida?.
Abraços
Maria,
Embora o sindico não tenha agido corretamente, não creio que logrará exito com uma ação, já que a unica testemunha é você - esposa dele e acredito que nesse caso seu testemunho nao terá nenhuma validade.
Deixe para lá, não vale a pena se desgastar entrando com ação.