Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
olá pessoal, acho q voces ja me conhecem, criei algumas polemicas com meu jeito exagerado de me expressar, se ainda posso me desculpar, agradeço!!! Bom, continuando o tema, vamos inverter a situação, digamos q a maioria NAO aprove as Coberturas e um ou dois queiram botar (os motivos nao estão em discussão) é só um exemplo. Entao, esses dois teriam q aceitar a maioria e infelizmente arranjar outro jeito de proteger seu carro, certo!! Partindo dessa lógica, porque a Maioria inclusive a propria Sindica q deseja e aprova as Coberturas, tem que se "curvar" (desculpe o termo ironico) diante da minoria, ((16 pra 2)) ?? Sinceramente, nao consigo compreender até q ponto se beneficia a Maioria ou Minoria.........
É a vida em condomínio, se o quorum para alteração é de 100% dos condominos e não tem esta porcentagem então não dá para fazer. Se fizerem a revelia a obra pode ser embargada pelos descontentes. Se mesmo assim decidir fazer é um risco a ser administrado.
Eduardo, em condomínio tudo é coletivo, foi a época que se desconhecia que morar em condomínio é seguir regras, dividir despesas e ter que aceitar o que a maioria aprova em assembleia; mas isso não significa se sujeitar a essa maioria, significa que temos que buscar os melhores argumentos para que possamos "vender" a nossa idéia e assim, conseguir a aprovação necessária, dá trabalho, demora, mas não é impossível, e até nos faz refletir se o que estamos querendo realmente é o melhor pro coletivo.
É muito comum a pessoa comprar uma coisa (o que pode no momento) querendo outra, aí é isso, começa a longa jornada pela aprovação, que nem sempre acontece, mas a culpa não é do vizinho que não aprova o que queremos, a culpa é nossa, compramos no lugar errado, isso tem que estar claro em nossa mente.
Cobrir vaga de garagem não é só fazer telhado, tem que ver com a prefeitura, pois pode aumentar o IPTU de cada unidade, analisar a estrutura que será usada e como, pois se é laje terá que ser furada se é terra precisa também de sustentação. Enfim, não basta sair cobrindo é uma obra que deve ser estudada e planejada. Temos que perder a mente de quem sempre morou em casa e faz "puxadinho" pra cá e pra lá qdo quer e da forma que bem entende.
Um exmeplo, aqui a maioria das nossas vagas são descobertas, e TODO novo morador vem conversar comigo sobre cobrir as vagas, já perdi as contas, aí eu conto toda a história e pq não se consegue aprovar, aliás não queremos fazer isso, pois quebraria a harmonia arqutetônica da cosntrução como um todo. Teve um condômino que falou que iria fazer e pronto e que ningém iria demolir, eu tive que ser dura e dizer que ele não comprou gato por lebre, antes de comprar ele viu como era o condomínio, viu as vagas como eram e mesmo assim comprou, então comprou no lugar errado; e deixei bem claro que se subisse uma só pilastra ou madeira para cobrir algo, no dia seguinte teria um oficial de justiça embargando a obra. Não preciso dizer que ele mudou daqui, foi para uma casa, qdo saiu disse, desaforadamente, que jamais moraria em condomínio, ainda mais com pessoas ignorantes como nós. Agora me diga, nós é que somos ignorantes ou ele que chegou quebrando a ordem que já perdura quase 20 anos?!?!
Sobre a "ditadura da minoria" se o que se precisa fazer requer quorum qualificado e por caprichos particulares uma minoria não aprova, é possível entrar com ação judicial, expondo todos os motivos e benefícios da obra para o bem comum e assim, o juiz "enfia goela abaixo" dos intransigentes a execução da obra, mas isso só cabe em obras que realmente venham a valorizar e beneficiar a todos, não adianta levar algo que seja supérfluo e que tenha custo astronômino, por exemplo, o condomínio não tem piscina e querem uma piscina aquecida e com raia olímpica, isso ele não vai forçar a minoria a aceitar, por mais que valorize e beneficie os condôminos, fica claro que é um grupo de interesseiros que quer ter a pisicna que não conseguiu comprar.
Então é isso, levantem argumentos para expor e discutir e assim conseguir explicar a quem é contra que aquilo que vcs quererm fazer não será uma despesa e sim, um investimento, aí vcs conseguem aprovar.
Boa sorte.
Eduardo, não acompanhei seus questionamentos anteriores, no entanto, este é um tópico que também venho tendo problemas no condomínio em que sou síndica.
A construtora afirma, no Memorial Descritivo, que entregaria 3 andares de SUBsolo de garagem, porém, no 1o andar, que é o térreo, na realidade, há 18 vagas descobertas.
Há muita reclamação e estamos analisando entrar com uma ação contra a construtora.
Fiz uma consulta à Prefeitura e é viável instalar cobertura do tipo "Zetaflex", ou seja, que não é fixa, sem acarretar na necessidade de projeto, aprovação e aumento de IPTU.
Segundo a Convenção, não se trata de tópico a ser aprovado em quórum especial, específico ou qualificado, inclusive já foi aprovada por maioria dos presentes na Assembléia para este fim.
Bom, meu caso é o seguinte, minha esposa é a Sindica do Predio, um rapaz e uma moça que estão contra, nao tem carro, e nem param em casa direito, foram alertados pessoalmente e por E-mail sobre as Coberturas, eu e mais dois moradores ja coloraram, é um modelo bonito, moderno e totalmente padronizado(Altura, comprimento, largura), nao desvalorizando os Apt., é feita de aluminio calvanizado, com o teto branco, abafa o barulho da chuva, e de alguns animais q se alojam no teto como gatos, passaros, etc......entao na 1º Reuniao os dois fizeram escandalo, ele, na maior ousadia, mandou eu morasse em Predio com garagem embaixo (Pilotis), ela foi mais radical e simplesmente falou q a parte da frente pertence a ela, e arrancaria a força qualqer objeto q construi-se na frente, e pra completa disse q nao quer se amiga de ninguem, e falava com toda convicçao q temq tirar todas as Coberturas, até quem ja botou(até a propria sindica), uma arquitela especializada, q presta serviço ao predio foi chamada e aprovou em todos os aspectos, tudo certo, apenas orientou q os demais seguissem o padrão já instalado, ontem houve a 2º chamada pra encerrar esse tema, avisado 15 dias antes, nenhum dos dois apareceu...perderam a causa, nao tem mais o q reclamar!!!
Recado para Marisa Marta Sanches: Oi Senhora Marisa, olha só, a "dupla dinâmica" entrou num Forun de Pequenas Causas para pedir orientação do que fazer, sabe o que disseram?? foi oficialmente impresso: O sindico(a) colocou e liberou as Coberturas? SIM..........thauuu, causa perdida, nem passaram pelo Juíz, quando minha esposa (a Sindica) mostrou fotos de Coberturas "maravilhosas" de outros predios, cada Aberração que a Srª iria desmaiar..........foi indiscutivelmente concluído q quem nao sabe viver em comunidade e nao aceita a decisão da MAIORIA, tem que morar numa casa ou num predio de garagem sub-solo( pilotis), sou proprietario da minha garagem e ACABOU, fim de papo, nao tenho nada a ver com sol ou chuva, mas sim com meu Dinheiro, meu Direito e meu Conforto, Juizado nenhum nesse mundo dá causa de ganho pra pessoas invejosas q fazem de tudo pra tirar a felicidade dos outros, o famoso inconformado, mal-perdedor: ""Se eu nao tenho carro nem cobertura, eles tambem nao tem"" pois olha a novidade, vão ficar querendo e morrendo do coração, pq quem ja botou NAOOOO tira, e os demais estão liberados pela SINDICA pra botar o resto..........boa noite
..........E se vierem com frescura e uiuiui..........pra cima de mim, eu nao aciono Justiça, chamo logo a Policia pra prender, porque meu predio nao é Bordeu nem boteco de esquina pra fazer bagunça, tem crianças aqui, tem pais e mães batalhadores, q lutam dia-a-dia pra dar o maximo de conforto pra sua familia.........e vem um ou dois INVEJOSOS, ABUSADOS E CHEIOS DE RAZÃO, puxando briga, mexendo com quem nao conhece, e querendo mandar naquilo q nao é deles, uma garagem tem dono, tem proprietario, nao vou comprar uma lona de circo, se eu sei q tenho direito de botar uma cobertura adequada (ja foi feita) pra VALORIZAR o predio e proteger meu carro, agora, a ação da Natureza, ninguem pode fazer nada, ninguem tem culpa, q se há de fazer?? a maioria votou pelas Coberturas, inclusive a propria sindica q foi a 1º a implantar..........poxa meu, acabou, vai matar todo mundo aqui??? vai chamar a policia pra prender todo??? tá louco meu!!!
Na minha opinião é obra que implica em custo alto e portanto o Código Civil deve ser respeitado no que ele regra e sabemos que a Convenção não pode ir contra o que determina a lei. Muitos esquecem o artigo abaixo considerando a obra como simples mas não é. você não pode usar qualquer cobertura e fazer qualquer telhadinho. Se esta fazendo obra em área que pertence a todos os condôminos.
CC - Art. 1.342. A realização de obras, em partes comuns, em acréscimo às já existentes, a fim de lhes facilitar ou aumentar a utilização, depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos, não sendo permitidas construções, nas partes comuns, suscetíveis de prejudicar a utilização, por qualquer dos condôminos, das partes próprias, ou comuns.
Portanto, se esta cobrindo vagas de garagem ou seja, obra de acréscimo a já existente que é a demarcação das mesmas. Minha opinião
oi Maria Anjela, desculpe minha revolta, é pq da raiva vc implantar uma estrutura bonita, moderna, padronizada, e pode ser removida sem estrago pra outros morados no meu lugar, esses dois foram alertados de varias maneira, na 1º Reuniao fizeram escandalo, na 2º ja praticamente aprovado, nem ele nem ela foram, ele está inadimplente 2 meses, pertence á Comissao do Predio, olha o mal exemplo, e ontem bateu de Meia-noite na minha porta, cheio de razão, exiginho uma 3º chamada, alegando na maior cara-de-pau q todos devem estar presentes pra se tomar uma decisão oficial, então kd eles q nem a sombra apareceu na Reuniao?? minha gente, é muita ousadia, é pra fazer bagunça mesmo, pelo amor de Deus, as pessoas tem o q fazer na vida, ninguem aqui é palhaço nao!!! uma arquiteta especialista q presta serviço ao predio veio essa semana, conversou meia hora com a Sindica, em frente ao Apt. da moça q está contra, ela tava em casa e nem se manifestou, ele tambem sabia da visita da profissional, e saiu logo cedo, de proposito, coitada da Arquiteta, é outra palhaça tambem???? isso é caso de policia, aqui é um Ambiente familiar, eu nao trabalho, mas nao fico perturbando meus vizinhos, eu nao acordo a mulher dos outros de madrugada nao!!!
Pessoal, quero q voces entendam aonde eu quero chegar com isso!! Vejo ao redor, e em toda cidade varios predios com garagens descobertas, independente da quantidade de Apt. Cada coisa "RIDÍCULA" que nem da pra chamar de Teto ou Coberutra, umas com teto estilo "telhado de
casa", outras (no mesmo predio) maior ou menor, outro modelo, outra cor,etc.......um verdadeiro "Show de Horrores" bom, se alguem alí contestou, perdeu a causa, ou mudou-se ou morreu do coração. Então pq as estruturas do meu predio, bonitas, modernas, uma "Obra de arte italiana" e dentro dos padroes, tem que sair?? os dois q estão contra NAO tem carro, e nem vivem casa direito, começaram a choradeira assim q viram a minha e outras duas Coberturas.......usando de argumentos incriveis, sem sentido, e escrito na cara: Eu nao tenho, ninguem vai ter" Reuniao, os dois faltam, visita de uma Arquiteta pra analisar( nao julgar, ANALISAR), o cara sai logo cedo, e moça "cara-de-pau" dentro do seu Apt, nem dá as caras.......poo, eles querem o q da vida?? aí no dia vem o "Rei" e me fala q a Reuniao nao valeu, q tem que marcar outra, tenha santa paciencia, vai comprar um carro e botar sua Cobertura, pq ninguem é trouxa aqui nao
pessoal, sei q voces estão cismados comigo pelo meu jeito de falar, com ironias e até grosseiro as vezes, mas todos estão cientes q quando se trata de um Condomínio, 98% dos casos é dado para a maioria, principalmente quando o Sindico(a) concorda, é o meu caso.........e tanto ele como ela ficam "fugindo" da realidade, tiveram varias chances de expor seus argumentos, e ficam se esquivando, dificultando pra eles mesmos!! E depois ficam cheios de exigencias, querendo outra Reuniao, outra visita da Arquiteta, como se ela nao tivesse o que fazer, coitada da mulher, ela nao aguenta mais esse caso, se fosse o oposto, um ou dois quisesse a Cobertura e a maioria, inclusive o sindico reprovasse?? eles iriam se acha no direito, e atropelava todo mundo, botavam suas Coberturas e ficariam cheios de Razão. "Ahh, porque a garagem é minha, eu boto mesmo, nem o Hulk tira" nao respeitariam a maioria, entao pq a maioria tem que se curvar á um ou dois insatisfeitos, q NAO tem carro, e nem vivem em casa direito, onde está a lógica nisso??? já nao é Justiça, é Inveja mesmo......nao tenho dúvidas, nao vou dá gosto de tirar minha Cobertura, pra essa "dupla de idiotas" ficar rindo da minha cara e dizendo, "perdeu mané, nem eu nem voce"