O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
maria andrea de lima gomes nogueira

Como morador e proprietário, posso fazer uma pesquisa interna de opinião sobre o Condominio?

Por maria andrea de lima gomes nogueira
9 anos

Tenho que pedir autorização prévia para o Conselho, Síndico e Subsíndico? se não, posso sofrer algum tipo de coersão ou punição da administração?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (3)

Ordenar:

Angelina Somolanji R. Oliveira

Não acho o melhor caminho a seguir. Não é obrigatório a autorização prévia do síndico, mas é recomendável. Dê esta sugestão ao síndico.
Agora se o problema é com o síndico, verifique com os outros moradores e destitua o síndico.
Não faça "às escondidas".

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
9 anos

Maria Andréa,
Há de se ter maturidade para compreender avaliações. Não raro vermos administradores e funcionários que se colocam em posição SUPER-HIPER-ULTRA-defensiva em avaliação qualquer.
E há de se ter CORAGEM para colocar um questionário de avaliação na "platéia".
Porém a vantagem dos resultados de uma avaliação é a antecipação. Dos problemas conhecidos, sem surpresas, mas aparecem aqueles que só apareceriam na AG, no meio de bate boca, etc. E o síndico e o corpo diretivo ganham em planejarem as soluções antes que a situação "exploda" na AG
.
Venda a idéia para o corpo diretivo. O resultado é excelente! Permite definir as prioridades conforme anseio da comunidade. Falhas "invisíveis". Críticas negativas SEMPRE ocorrerão, mas aprenda a lê-las. Ninguém é perfeito e SEMPRE se pode melhorar a PERCEPÇÃO e ajustar as EXPECTATIVAS.

Eu sempre fiz avaliações ANUAIS e com os resultados eu traço o planejamento do ano. A 1a. foi em formato de papel c/ urna para as pessoas colocarem as respostas. 25% dos moradores responderam. Depois usei Web: http://pt.surveymonkey.com/ onde criei uma conta e cadastrei todos os moradores (e-mails). Pela Web pode-se ter gráficos e traz muita ajuda - uso conta gratis. Pagando tem algumas features a mais.

E não faço avaliação anônima. No papel houve marcação do no. do apto na folha e, pela Web, identifico pelo e-mail.
Pela identificação posso responder a determinados comentários, entender certas avaliações - avaliar negativamente o zelador, por parte de um morador que vive sendo chamado atenção pelo zelador devido a bagunça, por exemplo.
Uma avaliação por ano é o bastante para ter muito trabalho a fazer!
Como a resposta anterior colocou, não faça nada escondido e prepare o corpo diretivo para receber avaliação por escrito. Show! Gestão moderna permite ser avaliada!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
E. Rui Franco
E. Rui Franco respondeu
9 anos

Melhor posição seria procurar o Síndico e/ou conselho e expor sua idéia e intensão. Se for por mal administração, obviamente sofrerá retaliação e dificuldades. Porém se for para melhorias ou o que fazer, não há nada que impeça. Talvez os próprios condôminos se recusem a conversar ou responder, mas isso faz parte de toda e qualquer pesquisa. Verifique com sua administradora, se há um site ou local onde você possa publicar sua enquete. Aí deverá prevalecer o bom senso. Muitas pessoas talvez por má informação, não comunicam nada ao Síndico temendo ser retaliado. O Síndico é um Condômino igual a você, provido de um mandato eletivo de dois anos, renováveis, dado pela massa condominial, para gerir e dirigir os interesses da Massa Condominial.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...