O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Elizandra Paula do Valle

Existe alguma lei que proiba crianças de brincar nas férias ?

Por Elizandra Paula do Valle
9 anos

Moro em um condomínio com 10 casas , meus filhos estudam integral, pela primeira vez estão de férias comigo , acordam as 10:00 e saem pra brincar , aqui não tem área de lazer , foi determinado um local para as crianças brincarem. mas os vizinhos estão reclamando de barulho durante o dia , mesmo não tendo patins nem bicicleta e são apenas 6 crianças o que devo fazer ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (5)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
9 anos

Elizandra,
Óbvio que não existe lei impedindo crianças de brincar.
Também é óbvio que as pessoas têm direito a sossego em suas casas.
Claro que crianças brincando haverá gritaria e alaridos que poderão incomodar algumas pessoas.
Sendo espaço de 10 CASAS certamente o som não é ensurdecedor ou tão insuportável como seria em blocos de apto.
Vale a pena pondear para ambos os lados: cartinha de apelo para que os condôminos não sejam TÃO intolerantes exigindo silêncio monástico onde existem crianças o ano tod e, que no período de férias continuam existindo, com presença maior. Aliás se é para ter silêncio monástico, condomínio não é o local apropriado - a não ser condomínio de sítios, espaçados léguas um lote do outro.
E para as crianças vale um pouco de limite e não esperarem a mesma liberdade de um sítio ou clube. O condomínio JÁ NÃO TEM espaço de lazer, mas foi ali que papai e mamãe decidiram ou puderam morar. Então o condomínio não pode se transformar em um clube recreativo sem que se ponha a mão no bolso. Atenção para a gritaria, os palavrões, o alarido, e respeitem o horário onde todos deverão estar descansando - alguns de férias (as crianças) e outros que são responsáveis de trabalhar e trazer o pão para casa, inclusive para a boca de algumas das crianças.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Sergio Vieira Jr.
Sergio Vieira Jr. respondeu
9 anos

Cada condomínio tem a sua regra, de forma ampla não existe norma que proíba a diversão e as brincadeiras das crianças. Pode haver o regramento no que desrespeita ao uso dos espaços (pode ou não menores, permitido ou não uso de bicicletas, skates, etc....), quanto aos horários (das 08:00 as 20:00, por exemplo), mas tudo deve estar escrito no Regulamento Interno. Como relatado existir uma área designada para as crianças, sugiro uma boa leitura no regulamento interno do condomínio (como é de residências horizontais, é capaz de estar no estatuto da Associação) e respeitar o que lá está escrito. Caso não tenha nada escrito, sugiro uma boa conversa com todos os moradores, são apenas 10 casas, para alinhar as regras. Depois leve o texto para ser aprovado em Assembléia. Boa Sorte!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Bianca Lunetta Panariello
Bianca Lunetta Panariello respondeu
9 anos

Situação chata! Mas como Jussara ja escreveu, nada melhor que um controle das crianças, reduzir o máximo o barulho e uma tolerancia das casas vizinhas. Aconselho encerrar as brincadeiras fora de casa às 18:00, assim nao trará maiores problemas nem aborrecimentos. Boa sorte!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
sandra ruiz
sandra ruiz respondeu
9 anos

Onde moro tambem nao tem area de lazer, e os pequenos ficam a maioria da vezes trancados nos aptos, eu tenho meus filhos adolescentes dentro do apto, para evitar alguma dor de cabeça, carro riscado, algo que podem quebrarem quando da vou ao cinema, levo eles para passearem

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Roberto Dantas
Roberto Dantas respondeu
7 anos

Lei específica não existe, o que tem que ser seguido é a convenção e o regulamento interno de seu condomínio, em alguns condomínios que administro consta no regulamento que as crianças não podem brincar na área comum, e não existe play, ou seja, brincar só dentro do apartamento. Mas varia muito de um condomínio para o outro, de uma lida em seu regulamento, se não falar nada, pode deixar a criançada se divertir.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...