Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Boa noite.
Bem venho aqui compartilhar uma duvida e gostaria de saber o que vocês sindicos profissionais acham destes requisitos.
Em meu condomínio é composto por 592, divididos por 9 TORRES, sendo assim.
1 sindico
9 subsíndicos ( um por torre ) sendo um deles quem assina cheques junto ao sindico
3 conselheiros.
Isto foi feito na convenção original dada pela construtora.
Agora o sindico quer pedir em assembleia que se obtenha
1 sindico.
1 subsíndico.
3 conselheiros.
A minha duvida é a seguinte.
Implantando isto, o sindico que já pede ajuda a todos os subsíndicos não consiga dar conta de todas as 592 apartamentos, com todas estas solicitações.
E acredito eu que mesmo que se obtenha isto possa quebrar um ato politico, ex: hoje temos aqui 3 subsíndicos a favor do sindico 2 contra o sindico e 2 não participativo e 2 torres sem subsíndicos.
Os subsíndicos não são remunerados. Acredito eu não haver esta necessidade de retirada já que mesmo contendo os subsíndicos eles não são remunerados e mesmo depois não poderão ser, apesar que o sindico quer pedir tal remuneração do condomínio do subsíndico principal na assembleia.
Em virtude para que não esta entendo.
O sindico esta tentando manter 1 sindico, 1 subsíndico e 3 conselheiros.
Para mim isto é quebra politica, e poderia ter mais problemas já que não obteremos administradora em algum período de longo prazo onde sera contratado um contador. Sendo assim sem um partido que seja contra o sindico, acredito que haverá problemas.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Thiago, para gestão de um condomínio complexo (592 unidades), creio que o ideal seja contratar um sindico com dedicação integral na solução dos problemas.
Thiago
A formatação inicial me parece perfeita, confere representatividade a todas as torres e distribui melhor as responsabilidades.
Pelos fatos narrados, o maior problema me parece que voces não entenderam que os subsindicos na verdade são o conselho de administração, que realmente organizam a administração do condominio e fiscalizam as ações do sindico. No portugues bem claro, é quem manda.
O sindico passa a exercer a função de gestor da administração e por sua experiencia e conhecimento sempre balizar as ações dentro da lei.
A administradora faz parte importante desse tripé administrativo, pois é o ponto de equilibrio entre o conselho de administração e o sindico.
Modificar essa formatação de administração é retrocesso, e devera causar algumas manifestações de descontentamento entre os proprietarios.
Condominios com essa quantidade de unidades, devem contratar sindicos profissionais, que são imunes as pressoes de alguns grupos do condominio.
Sindicos amadores ou moradores, não possuem a resiliencia necessaria para contornar certos problemas e sempre procuram centralizar o poder, com isso acabam criando uma forma de administração sempre temeraria, que gera desconfiança a todos.
Thiago,
Se a escolha for de um síndico morador, entende-se que ele possui sua atividade profissional além da sindicância. Por esse motivo, ter um sub-síndico por torre e mais os conselheiros é muito importante, divide um pouco as atividades.
Como seu condomínio é grande, sugiro que seja contratado um síndico profissional exclusivo para seu condomínio, ou seja, alguém que tenha somente seu condomínio para administrar. Nesse molde, acredito que mudar a convenção para 1 síndico, 1 sub-síndico e 3 conselheiros é o suficiente.
Fazer uma auto-gestão (sem administradora), recomendo que se adote esse modelo se o síndico for bem experiente e que se adquira um software específico de administração de condomínios, onde os relatórios e controles serão feitos pelo próprio síndico. Com essa quantidade de unidades fica bem mais difícil de controlar as coisas com planilha excel. Não é impossível, mas bem mais trabalhoso de se encontrar informações.
Se o síndico possui conhecimentos contábeis, não será necessário contratar um contador. Condomínios não possuem contabilidade, somente fluxo de caixa. Todos os impostos a serem recolhidos são feitos via certificado digital.
Síndicos profissionais precisam de alguém monitorando seu trabalho e que esse alguém seja ativo. Esse papel que pode ser exercido por um conselheiro ou um sub-síndico.
Normalmente, ter muitas pessoas no Corpo Diretivo mais atrapalha do que ajuda e isso não é garantia de boa administração.
O importante é contar com alguém que tenha experiência em condomínios. Ser contador, advogado, engenheiro, etc não é a mesma coisa que se ter experiência em condomínios. Um bom síndico precisa conhecer o suficiente de todas essas áreas, saber lidar com conflitos internos, ser humilde para buscar auxilio com profissionais quando não conhecem algo e principalmente ter respeito com o bem alheio, seja ele o imóvel e sua conservação, seja o dinheiro.
São 592 unidades, se a taxa condominial for de 300 reais (um exemplo) é um fluxo de quase 200 mil reais mensais. É uma quantia muito grande para ficar nas mãos de alguém inexperiente.
Um síndico morador precisa lidar com seus vizinhos, tem uma relação pessoal com o condomínio. Um profissional não. E isso pode fazer toda a diferença numa administração de sucesso.
Espero ter colaborado.
Tatiana Corovtchenco
www.donasindica.com.br
Sr.Thiago Boa Tarde.
a Formação Do Corpo ADM:do Condomínio. Relatada Por Vc Me Parecem muito Boa.!!
Agora digo que p/ Fazer um bom Trabalho em Um Condomínio Muito Grande Carecem de Síndico Profissional Muito Bem Formado Em Sindicância de Condomínio.! Síndico Profissional é Uma Coisa e Síndico Orgânico que quer Ser Síndico Profissional é Outra Coisa na Maioria da Vezes Não Funcionam.
e digo mais Advogados não tem Preparo p/ ser Síndico Profissional. tem que Fazer os Cursos de Síndico Profissional e gostar desse Trabalho p/ ter Sucesso. não Basta Somente ser Advogado p/ se Síndico. Muita confunde Muito Isso.
Thiago,
Citando exemplo pratico, cuidava da gestão de complexo condominial clube com 10 torres, cujo corpo diretivo nos termos da convenção composto da seguinte forma: síndico geral (contratado síndico profissional), 01 sub síndico para cada torre e sem conselho. De diferente, instalamos dentro do condomínio posto avançado da administradora e não tivemos problemas na condução da gestão.