O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
RC

Quando o condominio coloca placa WiFi e obrigatorio colocar a senha na placa?

Por RC
9 anos

Em um dado condominio foi colocada uma placa que da a entender que o local comum tem WiFi. No entanto nao existe nenhum tipo de senha na placa e quando as pessoas do condominio tentam acessar nao conseguem ja que pede-se a senha de acesso. O condominio paga a internet mas quem a utiluza e o zelador e, pelo que entendi ele liga e desliga a internet na hora que ele quer. Existe alguma regulamentacao para esse tipo de pratica? A admnistradora tem poder sobre a divulgacao da senha pelo menos para os condominos? Nao ha inadimplentes condominiais neste local.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (10)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
9 anos

RC, wifi aberrta (sem senha) é uma temeridade, você já pensou que um pedófilo pode usar essa rede para acessar a internet e vocês serem implicados/responsabilizados por isso? Eu implantei uma wifi com senha (divulgada no cartaz) mas mesmo assim, estou pensando em desativar, pois um colega da área de Segurança de TI (Teconologia Informação) me assustou com sérias observações sobre virus, pedofilia e hackers. Não é a toa que as Lan House têm que fazer um cadastro dos usuários. Mas, se decidir pela wifi, coloque senha e as proteções devidas e divulgue a senha na placa, uma vez ligada, não é necessário desligar, pois o consumo de energia elétrica de um roteador e modem é mínimo. Pensem bem.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES respondeu
9 anos

RC,

Boa noite!

Para responder a sua pergunta, eu lhe faço outra:

A que título ou intuito o Wi-Fi foi instalado no seu Condomínio? Acredito eu, que, com certeza, não foi para o porteiro utilizar...

Verifique primeiro a que título foi instalada, para depois questionar ou não a sua utilização.

Quanto à Segurança da Rede, a nossa colega Ângela lhe respondeu com propriedade. Já pensou se algum Hacker mal intencionado parasse o carro dele na porta do Edifício, e usasse o Notebook dele (através da rede Wi-Fi do seu condomínio) para acessar sites com conteúdo impróprio? Seria um tanto prejudicial aos Condôminos se isso acontecesse...

Caso a consiga verificar, gentileza re-enviar a sua dúvida.

Espero te-lo ajudado.

Raphael Alves

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
RC
RC respondeu
9 anos

Raphael, nao sei a intencao ja que nada foi comunicado com os condominos. Simplesmentes existe uma placa fixada na parede escrito WiFi, mais nada. Quando algum dispositivo movel e ligado neste local pede-se uma senha. No meu entender, esta senha deveria ser de conhecimento pelo menos dos condominos, o que nao aconteceu. Quanto a seguranca da rede isso e de responsabilidade de quem instalou. Pelo que eu sei, se existe uma placa WiFi em um hotel os hospedes tem acesso. Minha duvida e sobre condominios residenciais. Sera que nao caberia a Admnistradora mandar uma carta aos condominos divulgando a senha e orientando-os quanto a seguranca e o uso consciente? Poderia-se alterar a senha periodicamente e esta ser enviada aos condominos via email, sms ou carta. No meu ver todos os condominos pagam pela internet mas somente um grupo tem livre acesso.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES respondeu
9 anos

RC,

Dada a sua indignação, que é justa, procure questionar o Síndico do seu prédio na próxima A.G.E., e verifique o que a maioria entende por esse Wi-Fi.

Mas não esqueça: Antes de reclamar, verifique o porque ele está instalado, e volto a dizer, com certeza não é para que o Porteiro, simplesmente faça o uso individual da rede. Algum aparelho deve estar ligado/utilizando o Wi-FI (Rede de Dados), por exemplo, um Alarme, ou até mesmo, as Câmeras de Segurança do prédio, fato este, que tornaria inutilizável a Internet do Wi-Fi à outros moradores.

Você só poderá utiliza-la, por fim, se se destinar ao uso comum. Caso contrário, meu amigo, recomendo você assinar um acesso à sua unidade.

Espero te-lo ajudado.

Raphael Alves

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
9 anos

RC, vou tomar a liberdade de comentar o que vc acabou de colocar: qto a segurança ser problema de quem instaladou eu até concordaria, porém, tudo que ocorre num condomíno é de responsabilidade do condomínio e por tabela do síndico, ou seja, em caso de uso irregular, o Síndico é quem terá que ir explicar o que está acontecendo e provavvelmente todos do condomínio também serão chamados; em hoteis realmente existem wifi, porém é necessário solicitar userid e senha pra poder entrar, ou seja, você está registrado no quarto 999 e usando a userid destinada àquele quarto, ou mesmo a você exclusivamente, se estiver dividindo o quarto mais alguém, então, tal qual as Lan Houses, fica identificado quem usou e que horas usou e também por onde navegou na internet. Mas, tudo bem, vamos deixar isso de lado, você diz que todos pagam e alguns usam, então cobrem providências do Síndico, ou ele libera a senha todos, ou cancela essa brincadeira; simples assim. Síndico não pode favorecer um grupo às custas do condomínio, e isso vale mesmo que o acesso à internet seja uma cortesia de alguma empresa prestadora de serviço, nada de privilégios.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
RC
RC respondeu
9 anos

Raphael, nao ha cameras que usam a rede. O roteador esta ligado ao computador do zelador que esta na casa dele. O roteador foi instalado para prover acesso na area comum do condominio. A finalidade era navegar na internet mas nao foi divulgada a senha.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES respondeu
9 anos

Meu caro RC,

Se o CPU está na casa do Zelador, vocês estão pagando (desculpe a expressão) de "idiotas". Com que valia ele utiliza essa Internet?

Com todo respeito, RC, acho melhor você conversar imediatamente com o Síndico. Mostre a sua indignação à ele amanhã cedo. Pegue o telefone, ligue e questione-o, pois se estiver acontecendo isso mesmo, vocês não devem pagar por isso.

Um forte abraço,

Raphael Alves

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
RC
RC respondeu
9 anos

Raphael a internet esta na casa do zelador porque nao existe uma zeladoria ou escritorio da admnistracao no condominio. O que eu particularmente acho que deveria haver. Alem do que em assembleia votou-se que o condominio pagaria a internet ja que o zelador e o sindico poderiam comunicar-se de forma mais eficaz. Assim como seria eficaz o acesso dos condominos a ambos, zelador e sindico.
Em contrapartida foi instalado um roteador para internet wireless cujo acesso esta protegido por uma senha, esta senha nao e de conhecimento de todos, so de alguns. Eis o porque da pergunta. No meu modo de ver a situacao acho que a senha deveria ser fornecida aos condominos via email do sindico, zelador ou admnistradora e, por motivo de seguranca, deveria-se modifica-la mensalmente e reenviar a todos os condominos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
daniel gonzalez daloco
daniel gonzalez daloco respondeu
8 anos

Muitas pessoas moradores de Condomínio residenciais só apontam o dedo acusando o Síndico ou o Zelador disso ou daquilo, mas pergunto: Você já perguntou ao Síndico qual é a finalidade deste sistema instalado??? Você é participante ativa(o) das Assembleias??? Acredito que não, então procure ser participativa (o) do dia a dia do condomínio e deixe de fazer acusações sem fundamento.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
GIGAfy - Internet para Condominios

Esta questão de acesso internet e WiFi sempre gera muitas dúvidas.
Uma conexão aberta é perigoso pois caso alguém mal intencionado acesse-a, poderá fazer mal uso dela, como por exemplo postar fotos impróprias ou hackear algum outro computador, cometer crimes, etc.
Da mesma forma uma senha simples, divulgada para todas as pessoas também não resolve o problema já que voce continuaria sem saber quem acessou usando a senha.
Hoje existem aplicativos como o Mandic Magic onde varias senhas de vários locais são compartilhadas livremente.

A melhor solução é instalar um acesso WiFi sem senha (entenda, sem senha de acesso ao hotspot), mas com um sistema HotSpot, que no momento da navegação peça um cadasdtro completo do utilizador, inclusive pedindo celular, email e CPF, tal qual exige a lei (acho que é a 12.228) do estado de SP.
Nossa empresa já instalou sistemas como estes em shoppings e outros pontos publicos, e posso assegurar que funciona muito bem.

Fonte: www.gigafy.com.br alo@gigafy.com.br

GIGAfy - Internet de alta velocidade para condomínios, com gestão individualizada por apartamento.
Conheça os planos GIGABIT em www.gigafy.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...