O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Marli

O que fazer em caso de cheiro de cigarro em todos os aparts. do andar, vindo de um único morador?

Por Marli
9 anos

Olá. Sou moradora de um condomínio e em meu andar (8 apartamentos por andar) existe um fumante que incomoda os sete vizinhos porque a fumaça do seu cigarro entra pelo duto de ventilação, invade os banheiros dos apartamentos e se espelha pelos quartos dos demais vizinhos, isso diariamente. O síndico frequentemente tem atitudes omissas e deixa os condôminos sem a solução da maioria dos problemas e esse é um deles. O síndico usa o argumento de que na convenção de condomínio não existe proibição de fumo e que toda unidade é autônoma e não admite interferências externas. Até aí tudo bem, mas e o respeito, a segurança e a salubridade devida aos vizinhos? Como eu e os demais vizinhos poderíamos resolver esse problema?

Obrigada,

Marli.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (5)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
9 anos

Marli,
A lei de antifumo em SP lei 13541: ttp://www.leiantifumo.sp.gov.br/usr/share/documents/legislacao.pdf não proíbe o fumo dentro da casa ou apto. Trata-se de droga lícita, então não cabe acionar polícia. E muito menos o síndico pode agir. Poderia ser cheiro de incenso e igualmente incomodar os vizinhos.
O sistema de ventilação não liga a exaustão? Poderia fechar a ventilação do apto do fumante?
Cada morador incomodado (ou ação conjunta) pode acionar no JEC e tentar alegar o fumo passivo e ver o que o juizado soluciona.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
9 anos

Marli, o síndico não pode ser omisso, especialmente se vocês registrarem no Livro de Reclamações do Condomínio. Registrem a reclamação (você e os vizinhos do andar) e cobre que ele encaminha uma notificação ao morador, apesar de ser privativa, ele não pode usar de forma a prejudicar os demais moradores do andar ou do condomínio.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho

O fumante passivo é mais prejudicado do que o ativo. Sugiro que ligue para aquele telefone que tem nas placas de "é proibido fumar" e denuncie, pois está propvado cientificamente que faz mais mal à saude quem aspira a fumaça do cigarro de outra pessoa do que o próprio fumante.

Não é possível que 7 moradores tenham que ficar prejudicados por conta de um.
eu, como sindica, rtesolvo esses problemas em uma conversa amigável e normalmente obtenho exito.
VOCÊS JÁ TENTARAM, OS 7 VIZINHOS, CONVERSAR COM O MORADOR FUMANTE E ARRANJAR UMA SOLUÇÃO?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Vera Lucia Gonçalves da Silva

Eu não acredito que não se pode fumar na NOSSA CASA!!!!!!!!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkk, implicância demais

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
MARCOS PIMENTA
MARCOS PIMENTA respondeu
3 anos

O fosso de ventilação é uma área comum, logo, a fumaça produzida pelo fumante em seu banheiro está invadindo área comum. Creio que o mesmo está pondo em risco a saúde e o bem estar dos outros moradores (ninguém merece toalha fedendo a cigarro). Tal conduta deve sim ser objeto de atuação do condomínio (advertência, multa, etc...).

Marcos Pimenta

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...