Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Boa tarde.
Vou explicar +- a situação.
Em nossa convenção é permitido os proprietários terem animais e eu tenho um cachorro em meu apartamento.
O cachorro é bem tranquilo, e quase nunca trás problemas para os moradores, porém, quando ele escuto barulho de foguete ele late bastante. Quando estou em casa, eu consigo controlar. Até evito de sair a noite para não ter esse tipo de problema.Porém, uma vez ou outro eu saio e acontece de soltar foguete e o cachorro latir bastante. Um dos moradores reclamou desta situação.
Já tentei adestração, remédios naturais, focinheira, algodão no ouvido e nada faz com que o cachorro não lata.
Se ele ficar sozinho em casa e não tiver fogos, ele fica tranquilo e também não incomoda.
O Problema é so quando ele escuta barulho de foguetes e eu não estou em casa.
O que fazer nesta situação?
Em questão de barulho e de incomodo, apenas para exemplo, no prédio tem uma criança que faz 100 X mais barulhos que o cachorro. Corre pela casa, bate pé na parede, grita, chora, etc...
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Amigo, se a convenção permiti, esta bem explicado isto lá, não tem porque reclamar. O que pode acontecer é o proprietário do apartamento que reclama, em uma assembleia específica para mudanças da convenção, propor e passar por votação, a não permissão de cães.
Jorge Luiz
Jorge, mas isso é permitido? Já tem moradores que tem cães. Então não posso mudar a norma excluindo esse proprietário. Inclusive, a construtora quando vendeu os apartamentos, foi bem claro que era permitido por convenção ter cães.
Ou seja, comprei o apto porque podia ter cão. Então não posso mudar a regra assim. É inconstitucional.
Nenhuma convenção pode proibir a permanência de animais nas unidades autônomas,
ou seja, no interior dos apartamentos, pois estaria violando o direito de propriedade
e a liberdade individual de cada pessoa em utilizar a sua área privativa de acordo
com seus interesses ? desde que não sejam contrários à destinação do imóvel
Para o seu caso vale salientar que, em se tratando de um cão que late,
a lei do silêncio deve ser respeitada. Ou seja, ele pode latir moderadamente
entre 8h e 22h. caso isto ocorra após este horário e com frequência seria bom utilizar do bom senso por ambas as partes ou radicalizar se o barulho estiver assim do permitido para o incomodado procurar os meios legais que na minha opinião não vai dar em nada
samir
Marcelo,
Não pode-se proibir cachorros em aptos, existem vários julgados sobre isso independente de convenção. Ocorre que se o latido começar a incomodar muito ( não importa o horário já que pertubação não tem hora) o que eles podem fazer é começar a te multar e se isso ficar comprovado (gravações etc e tal) dificilmente você reverterá essas multas, pois seu direito não pode se sobressair sobre os dos outros. Quantos as crianças dificilmente alguem aceitará uma comparação entre o barulho delas e o do animal.
Samir, como havia dito, não é frequente. São poucas as vezes que o cão fica em casa sozinho a noite. Mas mto Obrigado pela resposta.
Marcelo, não existe limite de horário para perturbação do sossego cabe a você providenciar uma solução para que seu cachorro não incomode tanto seus vizinhos, a principio você não poderia deixa-lo em algum cômodo com maior isolação acústica?
Quanto a ter um cachorro não existe nenhum problema , o problema está na perturbação do sossego.
Fonte: Art. 1.336. São deveres do condômino: IV - dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes. § 2o O condômino, que não cumprir qualquer dos deveres estabelecidos nos incisos II a IV, pagará a multa prevista no ato constitutivo ou na convenção, não podendo ela ser superior a cinco vezes o valor de suas contribuições mensais, independentemente das perdas e danos que se apurarem; não havendo disposição expressa, caberá à assembleia geral, por dois terços no mínimo dos condôminos restantes, deliberar sobre a cobrança da multa.
Prezado Marcelo Vamos por itens. Perturbação é perturbação, não tem dia nem hora. Um condômino reclamou ? tem gente que reclama de tudo Isso não é para tirar o sono mesmo você sendo o síndico. Se ele late com o barulho dos fogos e isso é comum, manda o incomodado reclamar com quem solta os fogos. agora final de ano vai ser um barulhão. A gente se irrita com os fogos e o cão tem o direito também tem o direito de reclamar na linguagem dele. Ninguém vai querer que ele faça reclamação por escrito. Toca vida. algodão, remedinho para aclamar, carinho. Um feliz natal pro seu cão e para você também. NILO A B JR
Marcelo, boa tarde
Antecipadamente já peço desculpas se você ficar ofendido, mas comparar um cão com uma criança é bem complicado, os pais não podem simplesmente deixar a criança sozinha em casa, ou seja se o barulho for oriundo de mal comportamento você tem o direito de reclamar, mas se a criança grita de dor ou chora por estar doente ai paciência, é um ser humano...os pais não podem pegar e deixar em outro local.
Quanto ao cão, eu imagino a situação incomoda de estar tentando dormir e ele começar a latir feito maluco, você tem que concordar que incomoda. Vida em condomínio é complicado, por isso muitos não se adequam e voltam a morar em casa.
Obs: Eu AMO CACHORRO e tenho um maltes, mas como ele age como o seu cão deixei ele com a minha mãe, e hoje em meu apartamento tenho um mini coelho, pois ele não faz nenhum tipo de barulho.
Roselaine
Rose, eu não comparei. So dei como exemplo que a criança que mora la faz muito mais barulho do que o cão.
Não por dor, ou algo do tipo.
Mas de pirraça, de correr, bater pé no chão, parede, etc.
Citei apenas que é um caso semelhante, assim como uma criança chora de dor, de forme, o cachorro late quando solta fogos. Fora isso, não trás incomodo algum.
Durante o dia fica todo mundo fora, então não tem problema a questão é a noite quando saio. Para se ter ideia que não é algo frequente, em 1 ano e meio é a terceira vez que deixo o cachorro sozinho até tarde.
Olá Marcelo.
Moro também em apartamento e os donos dos cachorros costumam dar problemas. A culpa não é do cachorro, e sempre do dono, que geralmente não assume seus erros. Com todo o respeito, mas se o cachorro so late, qdo vc sai, por causa de bombinhas e foguetes ,como é que sabe se não estava lá no momento? Outra coisa, se vc realmente colocasse focinheira em seu animal de estimação ele nunca conseguiria latir.O que acontece na verdade e que os donos de animais saem e deixam , de forma muita sem consideração e mal educada,eles latindo.Os donos não querem compreender que não tem o direito de incomodar assim seus vizinhos e qdo os cães começam a latir assim reverbera, inclusive, por muitos andares, imagine no apartamentos próximos.Os vizinhos não tem obrigação de aguentar animais e pessoas que tiram o sossego dos outros.Em meu condomínio os donos são multados por perturbação de seus animais e um condômino tevê seu animal retirado por ordem judicial ( gracas a Deus ja saiu do predio).Geralmente, apos algumas multas educativas os condôminos que dão problemas com seus animais se tornam mais eficientes e conseguem fazer seu cães ficarem quietos, mesmo qdo ficam sozinhos. Não se iluda porque se seu vizinho gravar seu cão latindo por mais de 5 ou 10 em seguida, perturbando, ele vai conseguir retirar seu animal do predio, judicialmente, se ele quiser. Entenda que a opção de ter um animal e só sua e não de outras pessoas.No mais comparar animal com criança so demonstra, no mínimo, falta de noção da realidade e uma lamentavel forma de " pensar". Cachorro não e gente e ninguem tem obrigacao de aguentar, entenda!Temos em casa um pug, raça muito tranquila e que late uma vez na vida e outra na morte, próprios para apartamento e nunca recebemos reclamações pq nunca demos motivo. As pessoas tem que se tocar que tem a obrigação de saber qual raça coloca em um apartamento, pois os Dachshund, terreiros, chihauhuas, poodle, pinchers e asa lapsos deveriam ser termjnantrmrntres proibidos em apartamentos. Tenho do dos seus vizinhos.
Marcelo, Você é um mentiroso !
Só jeito que você fala até parece que soltam fogos todos os dias , todas todos os minutos na sua rua. E outra,você diz que já colocou coleira e fez adestramento ? Mentira ! Se mente dizendo que tem fogos cada minuto aí , então mentiu todo o resto . Vira homem!
Você na verdade é um cara egoísta e sem um pingo de educação pois não respeita o sossego alheio e e só pensa em você . O cão realmente não tem culpa de ter um dono mais animal que ele.
Fonte: Revista gentefolgada.com
Marcelo, Você é um mentiroso !
Só jeito que você fala até parece que soltam fogos todos os dias , todas todos os minutos na sua rua. E outra,você diz que já colocou coleira e fez adestramento ? Mentira ! Se mente dizendo que tem fogos cada minuto aí , então mentiu todo o resto . Vira homem!
Você na verdade é um cara egoísta e sem um pingo de educação pois não respeita o sossego alheio e e só pensa em você . O cão realmente não tem culpa de ter um dono mais animal que ele.
Fonte: Revista gentefolgada.com