Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
tenho direito de cobrir minha garagem?
nao estou conseguindo aprovacao da maioria de 2/3, mas so poucos tem garagem externa a sua casa. estao alegando que a cobertura das garagens prejudicara a faxada o visual do condominio. Mas nossos carros estao acabando no sol. como devo proceder? que direito eu tenho? é preciso mesmo de 2/3 dos condominos para aprovar isso? a cobertura sera paga por mim.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
laura
voce precisa consultar o memorial descritivo do condominio e tambem a convençao e regulamento, com certeza isto esta previsto la
Sra. Laura, consulte a convenção de seu condomínio e verifique o que está escrito nesse sentido. Esse documento é o norte de todo o condômino.
Boa tarde Prezada Laura,
É importante e interessante que se consulte a Convenção à respeito de alteração de área comum. Porém. é normal nas Convenções determinar que, alteração de áreas comuns necessitarão de quorum de 2/3, o que, por muitas vezes, acaba por engessar possíveis altereações nestas.
Kleber Gonçalves de Almeida - SP
Pessoal estou vendo as respostas de voces, e agradeço, mas ainda surge uma duvida. Comprei a garagem, e garagem so é util se proteger do sol e da chuva. isso me parece obvio. mas o condominio pode impedir que esta seja funcional, e beneficio da estetica?
Sra. Laura, a questão não é a funcionalidade ou estética da garagem, mas sim se há ou não permissão para cobrir a garagem. E isso deve ser verificado na sua convenção de condomínio, e se existir uma, certamente terá uma resposta nesse documento.
Prezada Laura, existe vários fatores envolvidos com relação a cobertura da garagem. Mais primeiro expresso q. o meu entendimento sobre funcionalidade de garagem é para que você guarde o seu veículo automotor em um espaço adequado, para que este não fique em vias públicas. Se formos levar para o lado se é util por ter ou não ter uma cobertura, o q. dizer das inumeras casas q. nao possuem garagem coberta?
No caso de condominios a coisa é mais complexa, pois vc terá q. lidar com o interesse publico e mesmo esse nao sendo o seu, terá q. acata-lo. No caso em especifico, sugiro q. vc consulte um arquiteto para que o mesmo possa avaliar o memorial de incorporacao se há coeficiente de cobertura permitido ou não, pq. este coeficiente altera o valor do IPTU..... E tdos tem q. ter ciencia disso, se afetara ou nao.... Em caso de negativa, ou seja, não afetará no IPTU ai vc poderá apresentar em uma assembleia um projeto para q. este seja aprovado e uniformizados a todos, pois garagem em frente a casas (cond. horizontal) é considerado parte integrante da fachada, portanto é válida o quorum solicitado.
Laura ,
Morar em condominio tem um pouco de cerceamento de liberdade. Como são muitos moradores, existem regras e essas regras deverão ser obedecidas sob pena de você ser penalizada com advertencia e multa.
Somente com aprovaçã de 2/3 dos moradores é que você pode fazer essa cobertura, mesmo sendo com seu dinheiro.
Laura, a garagem é uma área para estacionar o carro, não tem que ser coberta neessariamente, aqui tenho uma garagem para 65 carros que é totalmente descoberta, volta e meia, um condômino novo vem com a sugestão de cobrir ao menos parcialmente essa garagem, eu levo pra assembleia e sempre é a mesma decisão contrária, por causa da estética e também do custo associado.
No seu caso, você deveria ter pensado nisso antes, agora terá que ter paciência e ir tentando convencer aos poucos as pessoas até conseguir os 2/3 necessários.
A estética conta e muito em um condomínio, ela tem relação direta com a valorização patrimonial.
Pessoal, obrigada pelas informações.
Apesar de um pouco frustrada com as respostas, estou compreendendo melhor o grande problema que tenho pela frente.
abraços a todos.
gente, desculpem minha revolta, pq realmente, nao é justo, por causa de uma pessoa, "1 Milhao" se prejudicarem, Poxa, se o cara nao tem carro ou nao tem condiçao de botar uma cobertura pra sua garagem, problema dele (a)....... o q os outros tem a ver ???.........e fica cheio de razao, cheio de frescura alegando motivos absurdos, a parede externa NAO é dele, é do predio; PÔ MEU AMIGO, sinceramente, é uma questao de bom sendo, humildade e boa convivencia.........eu xingo logo de Pobre Invejoso pq nao tem cabimento, uma estrutura moderna, padronizada, bonita, até ele mesmo acha bonito, fica ameaçando todo mundo q vai entra na Justiça pra mandar tirar tudo......e cheio de pose, se achando maximo, nunca foi pra uma Reuniao, nao para em casa, vive viajando, "FODA MEU IRMAO" a vida nao é assim........nao sabe viver num Sistema, em comunidade; vai morar numa casa, uma fazenda no Interior......
.......e mais, ele(a) NAo pode encostar um dedo na sua cobertura, pq nao é uma propriedade dele, é sua, vc pagou, dentro dos padrões do Condominio; ........aí ele q vai pra cadeia, vai "em cana" se nao levar uma surra antes..........burro de quem nao bater num "safado invejoso" desse........obrigado
olá, nao sou sindico do meu predio (16 Apt.) mas tirei duvidas com varios sindicos pela Internet e perto do meu predio, e tive a mesma resposta:: Se confirmado q as coberturas (teto) trarão beneficios ao veiculo e se seguirem um modelo padrão ((Altura, comprimet. e material da estrutura)) a votaçao é de
2/3 ou 50% mais 1.........e talvez nem seja necessario toda essa burocracia, considerando q a estrutura só trará vantagem aos moradores, embora tira um pouco da ventilaçao e claridade do sol, de um ou outro morador, mas aí é uma questão pessoal, depende do bom-senso de cada um né.......
bom, eu costumo analisar a lógica dos fatos, se vc compra um Apt. incluindo uma vaga pra veiculo, significa q a garagem tambem é de sua propriedade, sendo assim, vc tem pleno direito sobre ela, desde q nao abuse da situaçao, ou seja, uma cobertura pra proteger seu carro NAO é um abuso, é um bem importante e até recomendado na maioria das vezes........mas, infelizmente, um ou outro, nao concorda, eis o problema......quem tem carro quer e tem todo DIREITO de protege-lo......quem nao tem, fica causando tumultos, as vezes com razão, mas geralmente (como sempre) é o famoso "pobre invejoso" que nunca reclamou, até ver as Coberturas bonitas e modernas, pra morrer do coração e começar a fazer um verdadeiro "aue"........ nao tem senso de humildade, nem sabe conviver em grupo
Concordo Eduardo, o problema não é apenas o bom senso mas também a parte legal, primeiro teria que ver se o condomínio possui projeto arquitetônico com garagem aprovado na prefeitura e se não possui teria que ver se tem índice construtivo para isto, caso não tenha terá que comprar e alterar todas as documentações, cobertura altera as frações ideais e altera o valor do IPTU.
Por isto sempre é bom primeiro ver a parte legal da história antes de ir fazendo, já que é notório a utilidade da garagem.
Muitos condomínios não fazem todo o processo legal, ou seja, aprovam em assembleia e saem construindo sem avisar a prefeitura, além de ser passível uma multa da prefeitura, pode haver condôminos que pagam valores a mais por anos sem saber, por exemplo se alguns possuem garagem coberta entregue pela prefeitura e outros construírem após a entrega, estes que receberam com pagam o dobro da fração ideal da garagem que os que construíram após, pelo motivo do após não estar regularizado, não somente isso o com paga o dobro de IPTU na coberta legal que o ilegal.