O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Spina

Campanhas internas no condominio

Por Spina
Perguntou há mais de 1 ano

Moro em um condomínio e gostaria de fazer uma campanha para ajudar na diminuição das bitucas nas áreas comuns. O sindico por ser um fumante absurdo. não autorizou a colocação de cartazes para essa finalidade. o que posso fazer?? Posso imprimir e entregar em todos os aptos por conta própria? pode gerar multa?

Utilizei o texto abaixo que peguei aqui mesmo no Sindiconet, com algumas adaptaçoes.

COMUNICADO
Cigarro em condomínios

Caros moradores,
Já parou para pensar que o cheiro pode incomodar tanto quanto um barulho? E que talvez, o cheiro do seu cigarro incomode muito seus vizinhos?
A ideia não é impedi-lo de fumar em sua unidade! Porém, fica aqui o convite para a reflexão: você gostaria de sentir cheiro de churrasco todos os dias, de manhã, de tarde e de noite? De segunda a segunda? Ou aquele cheiro de perfume doce? Ou de produto de limpeza?
Imaginamos que não.
Também pedimos aos senhores moradores que, ao fumarem nas áreas comuns abertas (como garagem, churrasqueira, locais descobertos, etc.), que não joguem as bitucas no chão. O local correto de destinação é o lixo.
Ainda falando sobre esse assunto, é de fundamental importância que não se jogue lixo pela janela. Bitucas acesas podem entrar em uma unidade e iniciar um incêndio, queimar uma pessoa ou um animal de estimação. As apagadas vão se acumulando no chão dando um aspecto de sujeira e falta de higiene ao condomínio.
Contamos com a sua ajuda e colaboração, sempre, para que o nosso condomínio seja um local cada vez melhor para se morar.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Ordenar:

Rafael R S Lima de Siqueira
Rafael R S Lima de Siqueira

Respondeu há mais de 1 ano

Spina,

Você vai arrumar muitos desafetos, mas vai lá com a tentativa. Já tentaram colocar bituqueiras em algumas partes? Pode ser um estratégia, coloquem em uma parta mais afastada.

Boa sorte,

Assinatura: RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Spina
Spina

Respondeu há mais de 1 ano

Rafael, O sindico não quer gastar com bituqueiras, alem disso ele é o que mais fuma na garagem principalmente. E muitos jogam as bitucas pela janela.

O que quero saber é se eu começar a campanha, eles podem me multar por entregar os panfletos em cada apartamento. eu sou proprietário de um dos aptos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Diga a seu incompetente síndico que por força da lei federal 9294/96 É PROIBIDO FUMAR EM LOCAL FECHADO.

E esclareça que o conceito de "local fechado" para efeitos da lei anti-fumo está contido no decreto federal 2018/96: ""Art. 2º Para os efeitos deste Decreto são adotadas as seguintes definições:
I - RECINTO COLETIVO FECHADO - local público ou privado, acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória;"

Portanto dentro do condomínio o fumante só fuma na unidade autônoma dele.

Ainda, esclareça (porque aparentemente ele não sabe), que nos termos da lei 10406/02
"Art. 938. Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido".
Ou seja: se a bituca lançada pela janela causar estrago TODOS vocês vão pagar o prejuízo que o porcalhão provocar.

E continuando a briga, ainda na lei 10406/02
Art. 1.335. São direitos do condômino: (...) II - usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;
E destinação de passagem não é lixeira.

Sou contra o fumo e não contra o fumante e o direito dele estender o braço termina onde começa o meu nariz.

E me atendo à sua pergunta: evidente que você pode distribuir sua correspondência de porta em porta e posta-la nas redes sociais.

Boa sorte

Assinatura: Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Spina
Spina

Respondeu há mais de 1 ano

Muito obrigado Marisa... Aproveitando.

Tenho conhecimento para elaborar boas planilhas, cartazes, gráficos etc. Porem se eu fizer uma campanha para manter ambiente limpo, ou não fumar, ou não gaste água, sempre sou barrado, e detalhe as informações sempre são genéricas e direcionadas a todos independente se for morador ou não. eles só autorizam se gostarem. a do cigarro foi o cumulo, não gostaram. ( lembrando que no meu prédio o sindico possui 6 aptos.... quer ser o dono do prédio!!! kkk)



Então pelo que entendi, se for coerente e não ofender a ninguém eu posso sim divulgar essas campanhas mesmo que o sindico não autorize?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Que fique bem claro: não divulgue nada nas áreas comuns.

Mas encaminhar correspondências ou postar em redes sociais tá liberado. Falando em seu próprio nome, ok? O síndico não tem como interferir.

Viva a liberdade de expressão; abaixo a censura.

Abraços

Assinatura: Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Vivemos numa democracia, embora meio capenga, mas ninguém pode impedir seu direito de livre expressão. Vá em frente com o comunicado.

Assinatura: Luiz Leitão da Cunha

Síndico profissional.Atuação: Jardins, Av. Paulista, Itaim Bibi e Pinheiros.Idiomas: inglês e espanhol.
lmleitao@outlook.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Spina
Spina

Respondeu há mais de 1 ano

Obrigado a todos!! .. mas acho que não vou conseguir nada em meu condomínio. Raramente as pessoas acessam redes sociais por aqui e acham que divulgação por elas não vai adiantar. POr aqui o pensamento deles é cada um por si! e enquanto não prejudicar meu apto. que se dane o resto.

mas obrigado assim mesmo!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Spina
Spina

Respondeu há mais de 1 ano

Acho que aqui é o único lugar que posso desabafar. rs

Hoje pela milésima vez vi até a faxineira fumar nas áreas comuns e ainda jogar bituca no chão. Ao questiona-la educadamente, fui informada que ele pode fumar nas áreas comuns e bituca basta varrer para não acumular. (primeira dama do condominio fez isso..rs)

detalhe... o informar que o correto seria não jogar a bituca no chao. fizeram uma tempestade em copo dagua, dizendo que ajo assim por nao fumar.

Melhor opção. Juntar dinheiro e mudar de casa! rsrs



Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.