O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Aline Costa

Zelador sem curso NR10 e outros.

Por Aline Costa
54 dias

O condominio é novo e a empresa terceirizada empregou um auxiliar de serviços gerais com acumulo de função. Hoje teve a visita da Enel e o supervisor falou que ele precisa de vários cursos de eletricidade e dos EPIS. Ao entrar em contato com o dono da empresa o mesmo disse que não é o curso e sim um documento que precisa.
Onde cabe a responsabilidade do sindico nesse caso? E o que eu preciso cobrar da empresa?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Osni - PROCOND
Osni - PROCOND respondeu
54 dias

Sra. Aline. Deve cobrar dessa terceirizada TODOS esses documentos. Essa terceirizada tem obrigação de lhe oferecer funcionários total e absolutamente capacitados (estão pagando para isso)!

WWW.PROCOND.COM.BR | WWW.SeuCondominioLegal.com.br
Assessoria, Consultoria, Sindico e Administração Condominial
(13) 981199999 - contato@procond.

Eletric Serv - SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Aline, o objetivo da Norma Regulamentadora 10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas de segurança que devem ser implementadas no ambiente de trabalho dos profissionais que laboram em instalações elétricas e prestam serviços que os expõem a riscos envolvendo a eletricidade.

Você menciona que o funcionário é Zelador. O Zelador não é pessoa capacitada para executar qualquer trabalho relacionado às instalações elétricas, não é função deste e o condomínio poderá ter problemas futuros. No máximo ele pode fazer pequenos reparos como troca de lampadas por exemplo.

Havendo necessidade de executar qualquer serviço nas instalações elétricas o condomínio deve contratar profissional especializado.

Eletric Serv Projetos e Serviços Ltda.- Engenharia Elétrica - Especializada em Segurança Contra Incêndio - www.eletricserv.com.br

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
54 dias

Boa tarde! Este curso é destinado para quem é eletricista profissional ou se o funcionário quiser fazer,mas obrigatório nada disso, ir ao centro de medição não implica em nada e não há risco algum.
E serviços de elétrica deve ser feito por um eletricista.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Costard Construções
Costard Construções respondeu
54 dias

Prezada Aline,

O curso de NR-10 é necessário para quem executa atividades nas instalações elétricas.
O simples ligar e desligar de luzes e equipamentos não obriga o trabalhador a ter o curso NR-10.
Por outro lado, se o trabalhador estiver executando atividades de operação e manutenção em quadros elétricos etc., ele precisa ser obrigatoriamente eletricista e deve ter curso de formação e curso de NR-10 e não deve acumular outras funções sem a devida remuneração.
Se sua função for apenas de portaria, ele precisa apenas de uma palestra de sensibilização (de no máximo duas horas) para mostrar os riscos com eletricidade, os cuidados que ele deve ter e os procedimentos que ele deve seguir em caso de emergência.
Essa palestra precisa ser ministrada por engenheiro eletricista e deve ser repetida a cada dois anos.
Exija da empresa prestadora de serviços a comprovação formal do compliance com a legislação trabalhista.
Espero ter ajudado

Cordialmente
Roberto Costard Jr.
Costard Construções

Aline Costa
Aline Costa respondeu
54 dias

Quem informou a necessidade dos EPIS e das NRS foi o supervisor da ENEL e também alegou que o condominio pode ser multado caso vá algum supervisor e denunciar. O zelador não executa nenhum serviço que envolva eletricidade ou reparos assim. Quando os tecnicos da ENEL vão no condominio ele acompanha até a area tecnica e aguarda dentro da sala.
Pode acarretar em multa para o condominio mesmo nesse caso?

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
54 dias

Peça a credencial dele do no Ministério do Trabalho e Emprego como profissional da área da segurança ocupacional, porque eu convivo com isso há alguns dias ,sou técnico de segurança só presto serviços para condomíno ,mas não sei destas informações que foi passada para você.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.294 Compradores
329.456 Cotações
2.724 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...