O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Karina

Zelador fazer servico extra para condômino em área comum do condomínio.

Por Karina
33 dias

A limpeza do salão de festas deve ser de responsabilidade do morador que usou essa área.
A zeladora oferecer serviço de faxina fora do horario(a noite após o expediente normal).
Por se tratar de uma área do condomínio e não o apto do morador, pode acarretar problemas para o condomínio, por exemplo, acidente de trabalho ou alegar acúmulo de função ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Eduardo Marques de Assunção
Eduardo Marques de Assunção respondeu
33 dias

Pensando nesses problemas, estou colocando um relogio de ponto cartográfico no co domínio. Pois só tenho dois funcionários.
Assim, tenho registro de entrada e saída dos funcionários. Neste caso, não vejo problema em ela fazer um serviço para outro morador, fora do horário normal.

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
33 dias

Karina - simplifica o trabalho. Você cobra uma taxa de uso do salão e a limpeza fica por conta dos funcionários dentro do horario normal de trabalho deles.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Karina
Karina respondeu
33 dias

Pessoal !
Aqui não tem cartão de ponto.
No caso, é serviço de faxina, pago pelo morador, porém se trata de uma área pertencente ao condomínio, no caso, salão de festas. Se ocorrer um acidente de trabalho, dentro de uma área que não é a individual do morador, isso pode incorrer em problemas para o condomínio?

Jose Carlos Loureiro
Jose Carlos Loureiro respondeu
33 dias

Prezada Karina,
Boa noite.

No presente caso o condomínio fica em risco pelas horas extras e pelo acumulo de função, o Condomínio não tem cartão de ponto, mas se o Zelador levar em juízo uma testemunha que ateste essa prática, o condomínio será condenado. O acumulo de função seriam necessárias mais provas para ocorrer a sua condenação.

Não estou afirmando que o condomínio será condenado, mas existe possibilidades e riscos para o condomínio.

Existem outros meios de evitar esse risco, como alterar o horário dos funcionários da limpeza, colocar uma taxa para contratação de um prestador de serviço, ou até mesmo, exigir dos moradores a limpeza do espaço.

Espero ter ajudado.

Att.,

José Loureiro (Moderador homologado* - Canal Tira-dúvidas)
Advogado especialista em Condomínios – OAB 259.560
www.lrad.com.br
(*) Responsável por m

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
33 dias

Karina o que está errado é justamente estranhos trabalhando nas áreas comuns do condomínio. Se acontece algum acidente com o zelador sempre se pode alegar (não que seja certo, mas pode-se alegar) que ele ganharia hora extra pelo serviço prestado. Afinal ele é um funcionário registrado pelo condomínio.

Mas e se o acidente for com a Mariazinha da esquina, contratada informalmente pelo condômino para atuar em área do condomínio? E se ao invés de um acidente chegar o fiscal de trabalho e constatar trabalhador sem registro? Como é que você se defende?

Eu entendo que a melhor administração cobra a faxina e providencia um faxineiro (que pode ser o zelador, ganhando acumulo de função e hora extra mas pagas pelo condomínio).

Abraços

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.206 Compradores
329.185 Cotações
2.728 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...