O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
ANGELA REGINA DE SOUZA COSTA

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE UM ZELADOR????

Por ANGELA REGINA DE SOUZA COSTA
30 dias

Gostaria de saber se um zelador pode fazer faxina, também, sem receber a mais.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (5)

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
30 dias

Angela - recomendo ler a CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO assinada entre os Sindicatos. Você vai encontra-la no SITE DE UM DOS SINDICATOS.

Se o Zelador acumula a função de ajudar na faxina terá que receber o valor do acumulo de função, mínimo de 20% do seu salario fixo.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
30 dias

Oi Angela!
Ao Zelador cabe zelar pelo condomínio, não é atribuição do mesmo fazer faxina, mas se houver uma questão em que a faxineira já saiu e houve alguma problema de ficar sujo o corredor em virtude de um transporte de lixo que vazou e não foi identificado o condômino que causou o vazamento, ao meu ver cabe ao zelador fazer a limpeza.
Um abraço!

MARÇAL - Síndico Profissionalmente - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 991098649
Bacharel em Administração de Empresa

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
30 dias

Veja convenção sindical do sindicato da região.

Abaixo, a descrição sumária das funções pelo Min do Trabalho:


Descrição Sumária CBO 5141-20 - Zelador

Zelam pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edi fícios comerciais, igrejas e outros. atendem e controlam a movimentação de pessoas eveículos no estacionamento; recebem objetos, mercadorias, materiais, equipamentos; conduzem o elevador, realizam pequenos reparos. prestam assistência aos religiosos, ornamentam a igreja e preparam vestes litúrgicas.

Portanto, deve-se pagar acumulo de função, que pode ser proporcional ao tempo despendido na faxina.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios | Jornalista especializado
https://www.instagram.com/luizleitaodacunha/

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
30 dias

Boa tarde! Veja no site do sindicato ou aqui mesmo.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
30 dias

Angela - O zelador só pode desempenhar alguma tarefas do Porteiro sem a exigência do recebimento do acumulo de função, outras, como do faxineiro ou Auxiliar de serviços gerais só recebendo o acumulo de função. O zelador promove e inspecionar a limpeza do local, ele não tem como sua obrigação, limpar o local. 0k

Código CBO: 5-51.20 Zelador
Exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros, promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes:
Descrição Detalhada:
inspeciona corredores, pátios, áreas e instalações do prédio, verificando as necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e outros aparelhos, para providenciar os serviços necessários; cuida da higiene das dependências e instalações, efetuando ou supervisionando os trabalhos de limpeza, remoção ou incineração dos resíduos, para manter o edifício nas condições de asseio requeridas; executa ou providencia serviços de manutenção geral, trocando lâmpadas e fusíveis, efetuando pequenos reparos e requisitando pessoas habilitadas para os reparos de fornos, bombas, caixa-d'água, extintores e elevadores, para assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações; zela pelo cumprimento do regulamento interno do edifício, evitando ruídos em horas impróprias e o uso indevido das instalações e levando à administração os problemas surgidos, para possibilitar a manutenção da ordem e promover o bem-estar dos moradores; encarrega-se da aquisição, recepção, conferência, controle e distribuição do material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinuidade do processo de higienização e de manutenção do edifício e de suas instalações. Pode desempenhar algumas das tarefas próprias do porteiro de edifício (5-51.25).
0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...