O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Tatiana Corovtchenco

Supressão de horas Extras

Por Tatiana Corovtchenco
9 anos

Os funcionários do meu condomínio fazem muitas horas extras desde que foram contratados (o mais novo tem 8 anos de casa). Estas horas extras aconteciam por má administração na escala (escala essa feita pelo zelador) e na verdade essas horas extras são folgas trabalhadas. Gostaria de implantar uma escala de 5x1, que eliminaria totalmente as folgas trabalhadas mas essas horas extras precisam ser indenizadas desde a data que eles começaram a fazê-las (isso significa: sempre). A dúvida é: Quando essa supressão deve ser paga? Ela realmente deve ser paga? Essa supressão pode ser negociada? A vontade é de implantar a nova escala a partir de julho/11 e seja o que Deus quiser, mas para quê criar um desconforto com os funcionários, não é mesmo? Como nova síndica, quero apenas agir com justiça tanto com os funcionários quanto com o dinheiro dos moradores, que está indo "ralo abaixo" por má administração. Cada pessoa me responde uma coisa, estou perdida e não sei o que fazer. Alguém já passou por esta situação? Muito obrigada desde já!

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Angelina Somolanji R. Oliveira

Se você realmente for retirar as horas extras, deve ser paga uma indenização aos funcionários. Peça para a administradora fazer as contas. Não tem jeito se retirar as horas extras, precisa indenizar. Eu já fiz isto no meu prédio quando coloquei um folguista. Depois de um tempo vale a pena a economia.

lili de araujo
lili de araujo respondeu
9 anos

A supressão deverá ser paga quando o Condomínio dispuser dos valores que os funcionário teem direito a receber. Converse com seus funcionários para parcelar.

Boa Sorte.

Lili de Araujo.











João Uller
João Uller respondeu
9 anos

Prezada Tatiana:
A questão das horas extras, bem como a sua supressão, é assunto bastante complicado. As folgas trabalhadas embora tenham de ser pagas como se fossem horas extras, não o são. Horas extras são aquelas que extrapolam a jornada diária e semanal do empregado. Assim sendo, não se suprime folgas trabalhadas, e na jornada 5x1 também haverá folga trabalhada (nos feriados). A supressão, quando feita, deverá ser paga no ato, na proporção de um mês por cada ano (ou parcela a partir de seis meses) de horas extras prestadas. Para se fazer uma escala bem feita (5x1) é necessário saber quantos porteiros tem o seu condomínio, se há portaria 24 horas, e principalmente qual a periodicidade de se conceder um domingo de folga a cada um, se tem que ser um domingo por mês, se tem que ser um domingo a cada sete semanas, etc, que você deve ver na convenção coletiva de trabalho do sindicato da sua região. Se precisar entre em contato. Boa sorte. jucondominial1@hotmail.com

Carlos Henrique G. Teixeira
Carlos Henrique G. Teixeira respondeu
8 anos

Tb estou passando por um problema parecido, tem um zelador que faz muitas horas extras, agora queremos que ele trabalhe apenas no seu horário de contrato, preciso indenizá-lo antes de colocar em prática o novo horário?

Tatiana Corovtchenco
Tatiana Corovtchenco respondeu
8 anos

Olá Carlos,

O correto mesmo é indenizar as horas. Fazer os cálculos e homologar no sindicato. Essas horas podem ser parceladas através de um ado firmado entre a empresa e os funcionários e registrado no sindicato.
Aqui eu não indenizei. Mudei a escala e conversei com cada funcionário somente no tocante que horas extras somente com autorização por escrito do síndico.

Dei uma de "João-se-braço".

Se algum deles reclamar no sindicato, aí faremos uma negociação. Essa foi a decisão tomada em assembleia, uma vez que o condomínio precisaria fazer um rateio para pagar estas horas.

Neste condomínio eu não sou síndica, fui contratada como assistente de sindicância.

Abraços

Tatiana Corovtchenco

aluisio henrique de jesus
aluisio henrique de jesus respondeu
7 anos

Mas se os funcionários não aceitarem a supressão? Como fica?

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...