Pergunta
zelador que mora no condominio, direitos e deveres.....
Por juliana Ribeiro heres
Perguntou há mais de 1 ano
Temos um zelador que mora no apto destinado ao zelador aqui no condominio.
Gostaria de saber de temos a obrigaçao de colocar fogao/geladeira/aquecedor de gas etç........
E se as contas de agua, luz e gas , que paga? o condominio ou o proprio zelador?
Att
Juliana
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (8)
Ordenar:
JUliana,
Depende do contrato de comodato firmado com o condomínio. Penso que o consumo de água o condomínio paga e a luz geralmente há relógio exclusivo para a casa do zelador e gás a mesma coisa
Tudo vai depender de duas coisas:
1º o que diz a Convenção Coletiva de Trabalho do Rio de Janeiro/
2º o que vocês contrataram na admissão.
Porque veja bem: ainda que a convenção não determina o pagamento dessas despesas, se vocês começaram pagando não dá para voltar atrás e retirar direitos ok? A menos que vocês façam um acordo homologado no sindicato.
Abraços
Quero acreditar que a responsabilidade do condomínio é de "ceder" a moradia. de resto é com ele mesmo. E tenha a preocupação de fazê-lo assinar um documento onde disponha tudo isso para evitar problemas futuros.

Respondeu há mais de 1 ano
É extremamente proibido entrar em apartamento de moradores para prestar qualquer serviço há beneficio do mesmo, a entrada é permitida apenas se o zelador for como visitante do morador ou para esclarecer duvidas como por exemplo, onde fazer um furo na parede para não causar danos, porem cada morador possui sua planta, danos causados por erros da construção, averiguar possiveis rachaduras e prestar socorro em casos de urgencia.
Só para vocês terem uma idéia, eu neste sábado comprei um jogo de EPI (botina, luva, capacete, óculos protetor, abafador para o ouvido, protetor solar euma touca para proteger o pescoço do soltudo em uma loja que pssui produtos dentro das normas) e acautelei tudo e dei para ele assinar. Assim por esse motivo nenhum advogado trabalhista nos qebra no meio em uma ação judicial trabalhista. Ele deverá devolver tudo (menos a botina) quando sair do condomínio. Tudo está sob a responsabilidade dele. Tudo o que se dá na maior boa vontade do mundo virá salário tomem muito cuidado com o que fazem. Procurem a orientação de um advogado trabalhista para evitar dores de cabeça futuras e certas.
Capacete, óculos, protetor para o pescoço e abafador para ouvido você comprou porque você quis. Não faz parte da função do zelador usar nada disso, ok?
E nem tudo vira salário; proteger as pessoas com os equipamentos obrigatórios é mero dever legal do empregador.
Abraços
Anaclto da Silva pavão bom dia .
A Sr.a poderia explicar o por que comprou estes equipamentos de proteção?
Pois, para este profissional utilizar todos estes equipamentos , CUIDADO!!! Com o desvio e acúmulo de funções,okay.
Cara as pessoas misturam as coisas este zelador está fazendo de tudo no prédio igualmente a eu há 4 anos atrás achava que essa profissão fazia de tudo mesmo eu era inocente quebrava paredes,fazia dedetização,desentupia,fazia coisas para os moradores a troco de uma boa vizinhança,ainda faço portaria,e ATENÇÃO faço pequenos reparos porém,dentro do regime do sindicato.
Este zelador é também inocente coitado dele quando começar a negar o que já estão acostumados a mandarem ele fazer sofrerá perseguição ou até manterão ele embora injustamente pena do povo brasileiro trabalhador se procurar os seus simples direitos serão cobrados , e é por isso que esse país está assim contrata o rapaz para uma coisa derrapante aparece tantas outras mas, o cara precisa e aceita , alguns momentâneos outro a vida inteira ??
Juliana Ribeiro heres bom dia ?
Como tem citado os demais colegas ,os zeladores ou porteiros que habitam no prédio só pagará as contas dependendo da que houve em atas , assembleia,ou convenção do edifício há anos atrás um documento importante para a senhora ler e saber de tudo okay.
Para que não venha a fazer nada ilegal com o trabalhador e que não venha a ter canções a seu condomínio lei com bastante atenção para implantar corte de gastos e não ferir a sua própria direção.