O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

É obrigada permanência de 2 elevadores ligados quando no fim de semana só tem um funcionário?

Por patricia
Perguntou há mais de 1 ano

Condomínio nos fins de semana só fica um funcionário e este tem 4 horas de almoço.Síndico é profissional e não ha pessoa de sub sindico, só conselho .Atualmente só fica ligado um elevador, o que pode ensejar em um defeito e os moradores, caso o funcionário durante seu almoço não esteja no prédio, ficariam sem o mesmo.É obrigado neste período a ficar os dois ligados?em um caso de um morador passar mal e não ter elevador , o síndico pode ser processado ?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Ordenar:

Genivaldo de Holanda Monteiro
Genivaldo de Holanda Monteiro

Respondeu há mais de 1 ano

Patricia Boa Tarde.
o Bom Mesmo é O Elevador fica Ligado. Mesmo sem Uso ter Muito pouoco durante Feriados e Domingos.
Por Razão de Necessidades te Um elevador sempre Funcionando. Não Conheço Lei que obrigue Desligar Elevador e Isso é uma 'questão Adm. que é um Risco e Podem da Responsabilidade Ao Síndico se Over ao Algum Acidente ou Falta Grave Por falta do Funcionamento do Elevador.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Não há lei que obrigue a manter ligado ou desligado os elevadores, cabe aos condôminos , não faz diferença alguma ficarem os dois ligados, pois o consumo só acontece qdo o elevador é acionado, as próprias fabricantes de elevadores não recomendam o desligamento do equipamento.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Comentou há mais de 1 ano

Angela eu estava justamente esperando você responder: Se a lei exige quantidade mínima de elevador por andar e área construída, não seria porque eles precisam ficar à disposição? Ou, em outras palavras: porque exigir a construção de elevadores se será permitido deixá-los inoperantes?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
 Wagner
Wagner

Respondeu há mais de 1 ano

Seria bom que os dois elevadores ficassem a disposição (ligados) durante o almoco de 4 horas do

funcionario, assim o sindico corre menos riscos e os condominos também.

Nesse intervalo é bom ter alguem para cobrir o funcionario ausente.

abraço

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Patrícia nada a ver com a sua pergunta, mas repense esse síndico profissional porque ele está metendo vocês numa tremenda fria, ok? O intervalo para almoço não pode ser maior do que duas horas (art 71 da CLT).

Quanto aos elevadores, desconheço a lei, mas imagino que se existe obrigatoriedade legal de mais de um elevador para construir o edifício é de se esperar que eles permaneçam ligados. Quantos andares? E quantos apes por andar?

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Compliance Sindico Profissional
Compliance Sindico Profissional

Respondeu há mais de 1 ano

Patricia,

É isso, não há exigência legal para esse fim. Atualmente, a grande maioria dos elevadores, já estão operando no plano economia, portanto, devem permanecer ligados e em operação, salvo se estiverem em manutenção preventiva, certo?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
José Zilmar Miranda
José Zilmar Miranda

Respondeu há mais de 1 ano

Boa Tarde,
Para que o elevador fosse desligado aos finais de semana, houve aprovacão em assembléia, caso contrario, não cabe ao sindico, desligar por mera vontade.

A resopnsabilidade pela manutencão dos elevadores é da empresa contratada pelo condominio e não entendi porquê ter um funcionario do condominio para cuidar. (cuidado com acúmulo de funcão).

Quanto ao elevador ficar desligado, deve ser para aquela falsa economia de energia que o sindico acha que há porém, puro engano, o elevador só gera consumo de energia quando em funcionamento por chamado em algum pavimento.

Boa Sorte!

Boas Festas

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Isabel Verônica Fagundes Barros
Isabel Verônica Fagundes Barros

Respondeu há mais de 1 ano

Patrícia, aqui no meu condomínio é ao contrário: nos finais de semana, feriados e nos horários de maior movimento de entrada e saída dos moradores, ou seja, logo cedo, final de tarde e horário de almoço, os dois elevadores funcionam normalmente. No restante do dia (dia útil), somente o de serviço funciona.

Quando às 4h de horário de almoço, pelo que sei isto é incorreto, pois, por lei, o intervalo máximo é de 2 horas.

Agora, acho muito importante ter alguém para socorrer um morador durante este intervalo de almoço. Já pensou se alguém fica preso no elevador? Esta pessoa vai ter que ficar esperando o funcionário voltar do almoço para ser socorrida? Se for um caso mais grave, quem acionará o Corpo de Bombeiros? Aqui no meu condomínio todos os porteiros tiveram treinamento da empresa que faz a manutenção dos elevadores para socorrer os moradores no caso de necessidade. Além disto, tiveram treinamento de um tenente de bombeiro que mora no prédio quanto ao uso do extintor de incêndio.

Outra coisa que pode acontecer é a pessoa que ficou no elevador sem socorro acionar o condomínio na justiça.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.