O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Roberto Antunes Corrêa

Zelador residente pode se ausentar pelo tempo que quiser no dia da sua folga?

Por Roberto Antunes Corrêa
6 anos

Sou síndico do meu prédio há mais de 6 (seis) anos e por várias vezes precisamos da interferência do nosso zelador em situações que requeriam ação emergencial (tipo: boia da caixa d'água que encantou e jorrava água pelo fosso dos elevadores, portão automático que emperrou, enfim...). Nenhum de nós (síndico, sub-síndica e membros do conselho) estava presente nesses episódios, pois parece que essas coisas escolhem o dia certo para acontecer. O zelador, que mora no prédio, costuma sair logo cedo nos dias de sua folga e só retorna após meia noite. Ele alega que vai visitar seus familiares que moram num lugar onde não há sinal dos celulares, o que torna impossível entrar em contato com ele. Pergunto: "Sendo ele residente, e, portanto, gozando de todas as benesses desse benefício (isenção do pagamento de luz, água, gás, IPTU, etc.), não existe a obrigatoriedade de se manter no prédio, pelo menos, por um tempo, algumas horas? Ou se manter de forma que possa ser contactado?"

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (6)

Ordenar:

Edvaldo santos santos
Edvaldo santos santos respondeu
6 anos

Sr. Roberto, não, ele estando de folga, pode ir para onde quiser e a hora que quiser(estando de folga) claro que pelo fato de ser residente, existe uma responsabilidade dele em atender melhor ao condomínio,afinal ele também, mora lá, eu sou zelador habitei em um condomínio por 14 anos, e hoje estou a alguns meses em uma outro e também habito, es sempre dei total assistência, mais não pe regara e nem obrigação.

Fonte: Edvaldo santos zelador

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angelina Somolanji R. Oliveira

Roberto:
No seu dia de folga o zelador não precisa ficar a disposição do prédio. Por estas e outras que os condomínios não estão mais mantendo zelador residente.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Anônimo
Anônimo respondeu
6 anos

Roberto

Não existe obrigatoriedade nenhuma, o dia de folga do empregado, ele pode fazer o que quiser.

Esta é uma das surpresas que voces ainda terão, por oferecer todos esses "benesses" ao seu funcionario.

O relacionamento entre empregador e empregado, deve ser o mais profissional possivel e seguir as leis, e falando em leis, voces pagam os 33% do salario base a titulo de salario habitação? recolhem os devidos impostos e contribuiçoes previdenciarias? Consta em convenção coletiva do trabalho da categoria aqui de São Paulo, e costuma ser "uma surpresa" tambem , na hora do desligamento do funcionario.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ANGELICA THOMAZ
ANGELICA THOMAZ respondeu
6 anos

Roberto.
O dia de folga é pra isso, descanso. O que pode ser feito é deixar uma lista de contatos na portaria:
- O seu telefone (síndico);
- O telefone dos demais representantes;
-Contatos de encanadores, eletricistas.... de confiança que já atendam as necessidades do condomínio´;
-E se tiverem uma administradora, também é de bom uso, pois geralmente há plantões 24 h;
-E o telefone da Seguradora;
Qualquer morador poderá entrar em contato com você (síndico) ou outro represente, que poderão autorizar a execução de serviço em caso de emergência.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
6 anos

Roberto, não confunda disponibilidade com escravidão.
O zelador residente não tem obrigação de atender o condomínio após sua jornada de trabalho, quer seja dia normal ou sua folga, se o fizer deverá receber como hora extra.
Ocorrências de condomínio não escolhem dia nem hora, por isso é importante a manutenção preventiva em dia e serviços de manutenção com plantão 24hrs, assim identificado algum problema o próprio morador ou porteiro chama um técnico para resolver o problema.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior respondeu
6 anos

O zelador é um funcionário e deve ter direito a sua folga, portanto não deverá estar a disposição do condominio neste periodo.Cabe a administração suprir a necessidade de ter alguem ou varios, seja do conselho e ou sindico e sub-sindico com certo conhecimento de algumas funções que cabe ao zelador.
Principalmente se ele adoecer e ou tiver que se ausentar e voces estaram refem de outros que vao cobrar caro para resolver um problema simples.Tudo por falta de conehcimento e ou comodismo.Não se pode deixar tudo nas costa do sindico, assim como não se pode deixar tudo nas costas do zelador, é preciso compartilhar conhecimentos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...