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MARCOS B CARVALHO

PREDIO COM 12 CONDOMINOS - 3 ANDARES, FAZ SENTIDO TER ZELADOR FUNCIONARIO?

Por MARCOS B CARVALHO
4 anos

O Edificio onde sou sub-sindico tem um funcionario Zelador desde que comecei a morar lá, mas observando o dia a dia e a ociosidade do Zelador, não consigo enchergar a necessidade deste recurso em nosso predio. O custo , para um predio de apenas 3 andares e 12 condominos, esta sendo muito alto, não conseguimos fazer caixa, desde que o predio foi inaugurado, so teve a faixada lavada uma unica vez e manutenção geral, nenhuma. Só conseguimos finalizar o AVCB este mes, depois de 3 anos. A zeladora também faz faxina, oque pode ser substituido por uma empresa terceira. Estamos com problemas financeiros no país e isto piora ainda mais a situação. Entendo que eliminando a despesa com o Zelador, teremos mais folego para cumprir nossas despesas mensais com folga e ainda teremos como fazer caixa e promover todas as manutenções necessárias. Também teremos como promover um projeto de segurança eletronica interna e externa e otimizar toda parte de portões e monitoramento junto a uma empresa do ramo. Preciso do parecer dos colegas, pois ou estou vendo pelo em ovo ou de fato temos um problema em nosso condominio. Obrigado a todos que puderem colaborar.

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Respostas (6)

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JULIETA ESCOBAR
JULIETA ESCOBAR respondeu
4 anos

CORTA TODA ESSA GORDURA, NADA DE ZELADOR, NADA DE ELEVADOR (LEMA DE HOSPITAL....PARA DESCER 02 E SUBIR 01 USE A ESCADA). NOSSO PRÉDIO TEM 3 ANDARES E 24 APTOS.,NÃO TEMOS ELEVADOR, NÃO TEMOS ZELADOR, SOMENTE PORTÕES DOM IDENTIFCADOR PARA ACESSO, CORTA TUDO ISSO, SINDICA DE VOCES QUER MAMAR

Fonte: CONHECIMENTO PROPRIO

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JULIETA ESCOBAR
JULIETA ESCOBAR respondeu
4 anos

CORTA TODA ESSA GORDURA, NADA DE ZELADOR, NADA DE ELEVADOR (LEMA DE HOSPITAL....PARA DESCER 02 E SUBIR 01 USE A ESCADA). NOSSO PRÉDIO TEM 3 ANDARES E 24 APTOS.,NÃO TEMOS ELEVADOR, NÃO TEMOS ZELADOR, SOMENTE PORTÕES DOM IDENTIFCADOR PARA ACESSO, CORTA TUDO ISSO, SINDICA DE VOCES QUER MAMAR

Fonte: CONHECIMENTO PROPRIO

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Angelina Somolanji R. Oliveira

Marcos:
É uma decisão que só vocês podem tomar. Se não tem zelador pelo menos uma faxineira deve ter ou cada um faz a limpeza do seu andar (o que não ocorre).

Fonte: experiência

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Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
4 anos

Marcos - Você pode até cortar o empregado, mas tem que verificar qual condômino estará disposto a fazer a limpeza, colocar o lixo na rua, limpar a garagem, receber as correspondência etc. Se você arranjou um condômino para fazer isto sem receber nada está de Parabéns porque eu estou procurando deste 1968 para o mesmo cargo sem honorários só que no meu condomínio ainda não achei, portanto pago um empregado na função de zelador com adicional para fazer também a limpeza. Condomínios não podem ter empregados como prestadores de serviço se os mantém, poderão ser multados. Você já viu o custo de uma empresa terceirizada e ainda correrão o risco, caso ela não recolha devidamente as obrigações do empregado, vocês entraram neste bolo. Vale a pena correr este risco? 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

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Paulo Henrique Matuszewski
Paulo Henrique Matuszewski respondeu
4 anos

Marcos,

Cada caso é um caso, o que vocês precisam é criar uma planilha com todas as necessidades, objetivos e gastos que serão necessários para atingir estas metas. Lembrando que um zelador faz muita falta em qualquer condomínio, independente do tamanho. Quem irá realizar pequenos reparos? Quem irá agir em caso de emergência? Quem irá trocar lâmpadas, desentupir caixas de gordura, etc? Contratar empresa terceirizada é a solução para apenas um funcionário? Já levantaram o custo de terceirizarem estas tarefas? Gere planilha, coloque valores, analise e tomará a decisão correta.

Fonte: .

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MARCOS B CARVALHO
MARCOS B CARVALHO respondeu
4 anos

Amigos, agradeço imensamente os feedbak's e comentários, certamente todos estão corretos em suas colocações. A analise orçamentaria ja foi planilhada e exaurida. Obviamente ao eliminar este recurso, todos deverão, de certa forma, fazer sua parte, contudo, uma empresa terceirizada 2 vezes por semana para limpeza orcei em 1,100.00 por mes. Ha um senhor aposentado na rua em que moro que ja faz o recolhimento de lixo e abertura de portão para leitura de luz. Como eu resido lá, me prontifiquei a sempre fazer um check point nas instalações, e nada me custa trocar uma lampada e acionar a empresa que ja presta serviços ao condominio e à administradora, para fazer limpeza de caixa de gordura, manutenção em bomba, portão etc etc etc... Entendo que estamos num periodo dificil e todos tem que entender que sacrificios e administração colaborativa é uma boa saida em tempos dificeis, assim todos sentem um pouco na pele que não é só ter o imovel, ha de se zelar por ele. Mais uma vez agradeço muitos aos colegas que aqui, deram esta contribuição. Forte abraço a todos!

Fonte: Baseado em analise de mercado e situações observadas em outros edificios e depoimentos de colegas nas mesmas situações.

Marcos B Carvalho
Sub-Sindico
Ed. Camila - Praia Grande - SP

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